Quake II CTF (Capture the Flag) - Guia/ Tutorial (em andamento...)
Neste tutorial, descreverei como funciona este mod que foi tão popular(e ainda é!) entre os gringos, mas ao mesmo tempo tão esnobado pela comunidade brasileira na época. Espero que este guia seja de alguma forma útil e didático pra todos, sejam noobs ou veteranos! Divirtam-se e ótima leitura!
Introdução(história):
Bom... como todos nós(maníacos por q2) já sabemos, Quake 2 foi lançado ás pressas antes de ter várias características refinadas, por causa que lá nos EUA, o jogo precisava estar nas prateleiras das lojas DUAS SEMANAS antes do natal de 1997!! Então muitas coisas do jogo que estavam quase prontas, incluindo o próprio mod oficial CTF, além de arquivos vwep(armas visíveis), suporte a downloads automáticos e criação de maplist pra servers, "boost" pra velocidades verticais(Speed Jumps) e outras mudanças nas físicas de movimentações do jogador, mapas deathmatches(q2dm1 até q2dm8), tiveram que ser incluídos posteriormente em arquivos de atualizações(os "patches").
No dia 18/Fevereiro/1998, foi upado no FTP oficial da iD Software(que existe até hoje!), a primeira versão oficial do mod CTF(v1.01), e a comunidade da época, que já estava no aguardo do CTF, foi ao delírio com esta modalidade de deathmatch pra Q2! Foi formado o primeiro grande nicho paralelo ao jogo original, por causa do CTF, e posteriormente foram criados pela comunidade várias versões de CTF, como Lithium, Loki's Minions CTF, Weapons Factory, Weapons of Destruction, Expert CTF, Catch the Chicken, All-Star2 CTF, Lasermine CTF, 3TCTF, ThunderWalker II CTF, etc.
Mas também no dia 30/Novembro/1998, foi upado no FTP oficial três versões do patch final 3.20 pra Q2, e em um deles incluía o add-on(ou mod, como queiram) CTF, na versão 1.02. O tal patch é o "q2-3.20-x86-full-ctf.exe", o maior e completo dos três(18,4mb).
Posteriormente, no dia 07/Janeiro/1999, no FTP foi upado os últimos patches oficiais específicos pra CTF, o "q2ctf150.exe"(11,8mb) e então o "q2ctf150-upgrade.exe", que devem ser conseguidos APÓS você ter seu Q2 atualizado pra v3.20. Ambos os patches também possuem versões zipadas, além de terem mais três mapas oficiais(q2ctf6, q2ctf7 e q2ctf8).
outlands...
Gameplay(jogabilidade) do Quake 2 CTF
Basicamente, este é um mod de teamplay mais refinado do que o padrão do Q2 original. São dois times(azul e vermelho) que precisam capturar a bandeira inimiga lá na base deles, e trazer pra sua própria base passando por cima da própria bandeira do time. Assim, vc realiza o que chamamos de "CAPTURE", uma captura da bandeira do time adversário. É como um "GOL", das partidas de futebol.
Como jogar
Quando um jogador pega a bandeira inimiga, ele se torna um "Flag Carrier"(carregador da bandeira), ou só "FC". Visualmente, o modelo do jogador no jogo a carrega nas costas como o "Ninja Jiraya" carregava sua espada, hahaha.
Quando um FC morre, a bandeira cai no chão e permanece lá por até 60 segundos(1 minuto, dãã), e então ela imediatamente some e renasce no local da respectiva base dela. A bandeira também dá respawn imediato pra base quando qualquer jogador do time referido da bandeira a toca, quando esta tá no chão(este ato se chama "Flag Returning" ou "saving"). Mas se um jogador inimigo pegar sua bandeira caída por aí no chão, ele pode carregá-la e levar pra base dele e marcar um capture!
As Flags(bandeiras)
A bandeira de cada equipe fica na parte mais profunda da própria base. Então este ponto da base logicamente é bem defendido por cada time, então vc precisa matar("fraguear") ou ludibriar("outsmart") as defesas inimigas!
Os mapas de CTF
Cada mapa tem mais do que só um caminho pra entrar nas respectivas bases, umas são diretas e outras são mais tortuosas(algumas até subterrâneas ou submersas!). Isso ajuda na variação de ataques. E os mapas PRECISAM ser mapas de CTF, pois mapas de deathmatch normais não possuem bandeiras ou banners das equipes(arquivos "entity").
Pra jogar mapas normais como se fossem CTF, o servidor precisa ter uma versão ".ENT" do mapa normal original(os clientes(jogadores) não precisam ter tal arquivo pra poder jogar, apenas ter o mapa original). Caso contrário, não será possível de fato jogar CTF, e a partida será como se fosse deathmatch comum.
Os itens mais comuns
Os itens mais comuns em mapas de CTF são Adrenalines, Ammo Packs, alguns Rebreathers e Bandoliers... mas os principais itens são as armaduras de energia Power Shields. Elas estão em TODO mapa de CTF comum, 1 uma em cada base!! Power Shields são um tanto raras em mapas deathmatch normais, mas em CTF são corriqueiras, por isso a importância de conhecer bem este item neste mod! Mas no CTF há itens exclusivos, como a arma/equipamento chamado Grapple, e as Tech Powerups(similares as Runas do Quake 1 CTF), que explicarei logo mais.
Estilo de configurações de servidores
Tradicionalmente, os servidores pela internet tem um limite de captures(capturelimit), quando vc alcança este limite, o jogo acaba e seu time vence da partida. O normal é um limite de 5 ou 8 captures, com timelimit de 20 minutos, sem fraglimit, com weapons stay ON e friendly-fire OFF, sejam servers públicos normal ou em modo matchmode ON(ver sessão do mod "L-Fire CTF").
O mod específico de CTF mais ppular e comum, é o L-Fire CTF.
Sistema de Pontuação
No CTF, não é só os frags que contam pontos individualmente aos jogadores, mas há outros fatores que contribuem pra que vc ganhe mais pontos. Lembre-se: CTF não é sobre conseguir mais FRAGS, mas é sobre conseguir mais CAPTURES!
Ser o jogador busca mais pontos em partidas de teamplay, não é algo egoísta ou individualismo nos trabalhos em equipe. Na verdade é muito importante conseguir o maior número de pontos, pois se vc consegue muitos pontos individuais, obviamente vc tá tendo bom desempenho, e consequentemente ajudando mais seu time! Defensores precisam matar atacantes inimigos e defender a bandeira da base. Meio-campistas(ou mid) precisam matar os EFC e enfraquecer os atacantes pra facilitar a vida do defensor. E os atacantes precisam matar/enganar os defensores, capturar a bandeira e voltar pra base rapidamente.
Eis a tabela de pontuação no CTF:
- Matar(Fragging) um inimigo: 1 pt
- Matar a sí mesmo ou um parceiro: -1 pt
- Retornar a bandeira de seu time: 1 pt
- Defender a bandeira (fragging an enemy in the vicinity of your flag): 1 pt
- Defender o seu flag carrier (fragging an enemy in the vicinity of you team's flag carrier): 3 pts
- Matando um "Enemy Flag Carrier"(ou EFC): 3 pts
- Ajudar("Assist") a retornar sua bandeira e logo ocorrer um capture(vc retorna sua bandeira, então alguém do seu time faz um capture em até 10s após): 1 pt
- Parceiro capturando bandeira inimiga: 10 pts(todos do seu time ganham quando alguém captura!)
- Capturando a bandeira inimiga: 15 pts
Mod: L-Fire CTF
Durante a febre dos modders de Q2 em 1998, quando foram criados diversos mods, de todos os mods baseados no CTF, o que mais se destacou foi o L-Fire CTF. O autor foi um jogador chamado "L-Fire", assíduo jogador do CTF padrão, que ao invés de fazer alterações drásticas nos elementos do jogo, ele só criou regras que refinassem mais as partidas ao ponto de serem mais específicas pra "clanfrontos"(confrontos entre clans).
Links:
Q2 CTF v1.50(oficial) > ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/quake2/ctf/q2ctf150.exe
L-Fire CTF v2.0152b > http://acmectf.com/d...mods/l-fire_ii/
L-Fire CTF Map Pack 1 > http://www.quakewiki...f3dd.html?p=213
Top 10 Q2 Mods de 1998 - L-Fire (Mod Central) > http://www.quakewiki...no6servmods.htm
Grapple:
Uma arma/ferramenta bacana existente, desde o CTF pra Quake1, é a Grapple! Ela lhe permite alcançar locais impossíveis de serem alcançados de forma normal, vc consegue "voar" pelo mapa como se fosse um "Tarzam com cipós infinitos"! Ela dispara rapidamente uma garrinha na ponta da corda, que gruda em qualquer lugar que seja sólido, como teto e paredes. Obviamente vc não pode usar ela pra grudar no céu).
Ela também causa danos se atirada diretamente no inimigo, mas causa 15 pts de dano, como a Blaster, então só a use assim em últíssimo caso. Vc não pode usar outra arma enquanto tem ela empunhada, pq ela TAMBÉM é uma arma e no Q2 vc não pode usar duas armas ao mesmo tempo. Vc só pode usar outra arma quando vc já tá grudado na parede ou teto, mas vc ficará preso e só desgrudará caso empunhe a grapple denovo. Pra usá-la, binde ela com alguma tecla usando o comando "use grapple". Ex.: bind MOUSE3 use grapple.
É fundamental saber usar a Grapple pra jogar CTF de forma competitiva tanto para os jogadores atacantes quanto para os defensores, ela é a "marca registrada" do CTF, então pratique muito!
[ Dicas ]:
- Uma técnica simples fundamental: Fique numa boa distância longe da parede. Grude numa parte bem alta da parede, enquanto vc tá a meio caminho(verticalmente) do ponto que vc grudou, então deixe ir. Vc deveria voar em arco no ar e aterrisar no pé da parede que vc grudou(como uma pedra arremessada pra frente).
Grude em algum lugar e deixe-se ser puxado pela grapple pra frente. Largando o tiro no meio, vc começa a cair em arco logo a frente, mas sua velocidade não deveria mudar(exceto se vc correr em algo, claro). Agora enganche em alguma outra área. Assim que o gancho conecta, vc será puxado imediatamente pra frente nisso.
Grude numa parte alta de uma sala e seja puxado até quase atingir o topo. Agora imediatamente mire no chão e grude nela. Vc será puxado ao chão, mas enquanto vc mantiver o gancho ativo(+attack), vc não sofrerá qualquer dano por quedas!
Fintas: Corra pra uma sala e grude em qualquer lugar. Antes disto conectar ou antes de vc ser puxado, vc solta o gancho e atira em outro lugar. Algumas pessoas podem atirar rockets ou granadas pra onde vc tinha grudado seu gancho da 1ª vez(tentando antecipar seus movimentos), mas aí vc irá voar pra outra tragetória.
Aleatoriedade: Significa que vc segura o botão de atirar por tempo indeterminado enquanto voa pra cima, e atira aletoreamente pra locais que vc quer enganchar. Assim vc fica imprevisível ao inimigo. Ex.: Vc entra na base inimiga, atira no teto, voa só a metade, solta o gancho(vc voará até a gravidade começar fazer efeito), grude na parede atrás da bandeira inimiga, seja puxado nela e solte até vc cair direto na bandeira. Isto é um muito, muito simples exemplo de como usar o gancho pra pegar a bandeira.
Vc pode usar muitas combinações de enganchamentos pra enganar a defesa inimiga e pegar a bandeira deles.Vc pode realmente entrar rapidamente na base inimiga sem trocar tiros com defensores, sair dalí pra retornar pra sua base, e então fazer o capture, usando só habilidades com a gapple!
Techs Power-Ups:
Em muitos jogos de FPS antigos(normalmente indies), a característica de powerups num deathmatch sempre foi unanimidade e até moda, onde vários jogos da época incorporaram, como Quake e seus vários mods, Daikatana, por exemplo.
São na realidade power-ups equivalentes ás "runas" do Q1, existem 4 tipos de techs, sendo 2 boas para os atacantes, e 2 ideais para os defensores...
Os 4 Techs do jogo são:
- AutoDoc: Este tech é o principal do jogo. Quem o possui, tem seus pontos de vida e de armadura aumentados em 5 pontos a cada segundo, até o pico de 150. Caso vc já esteja com 100 pontos de vida, então a taxa de pontos de armadura são aumentados em 10 por segundo!
Caso vc tenha pego um MegaHealth e já com 150hp, então vc terá 250 hp, sem qualquer diminuição com o passar do tempo!! E vc ainda pode ultrapassar este limite pegando Stimpacks, mas vc será incapaz de pegar um Adrenaline!
Se vc tiver um Doc, com Body Armor(Red Armor) e Power Shield, vc praticamente será um "Bruce Willis" em Duro de Matar, hahaha!
- Power Amplifier: Este Tech é simples. Ele DOBRA o poder de todas as suas armas. Combinado com um Quad, seus tiros ficam até 6x mais podersos!! Só tome cuidado ao usar armas explosivas a curta distância, pois será como se vc jogasse uma bomba atômica "logo alí"...
Armas hitscans como Railgun são absurdamente letais com o uso da Amp, assim como com a Chaingun e Super Shotgun pra combates a curta/média distâncias.
- Disruptor Shield: Tem a função de reduzir pela metade todos os danos que vc recebe, pra ambos seus pontos de vida e de armaduras. É como se fosse uma Power Shield que não precisa de células.
A capacidade deste Tech é computado primeiro quando a distribuição de danos é calculada. Ex.: Quando vc toma um tiro de rail(100 pts), vc só recebe 50, distribuídos entre seus pontos de vida, armadura e Power Shield.
Uma combinação bacana é usar a Disp com uma Power Shield.
- Time Accelerator: Dobra a velocidade de seus tiros de todas as armas, exceto pela Hyperblaster, que ao invés de atirar mais rápido ela faz 2 disparos simultâneos ao custo de 2 unidades de células. Ou seja, com o Acc vc irá atirar com a Railgun quase na mesma velocidade quando vc atira com a Blaster!
Estratégias de uso dos Techs:
Mapas:
Partidas de CTF(matchmode):
tm vs JMGt - Clan Base Spring CTF 2003 5x5 (mapa Q2CTF1 - McKinley Revival)
R! vs T! - ACME Cup 2009 5x5 (mapa AS2M7 - Cacophony)
Servidores de CTF mais populares pelo mundo:
::Quake2 CTF Public Server (Letônia) > 81.198.171.149:27910
-=ACME CTF ~ The Last Resort=- (EUA) > 173.192.216.18:27910
-=ACME CTF ~ Kick Ass Match=- (EUA) > 173.192.216.18:27920
tastyspleen.net::ctf (EUA) > 67.228.69.114:27914
tastyspleen.net::ctf-match (EUA) > 67.228.69.114:27924
[CAPTURE THE FLAG] arenacamper.xpg.com.br (Brasil) > 177.182.58.79:27917
Mais servers CTF aqui(q2servers) > http://q2servers.com...ac=*&s=&player=
Links indispensáveis:
FTP oficial(iD Software) > ftp://ftp.idsoftware.com/idstuff/quake2/
ACME CTF(a maior comunidade mundial de CTF) > http://acmectf.com/acme/
Quake2 Bible - By Thresh(ACME forum) > http://www.acmectf.c...pic,4450.0.html
The Quick'n Dirty Guide to Q2CTF(Mod Central) > http://www.quakewiki...ntral/q2ctf.htm
Blue's News Quake II Tips & Resources > https://www.bluesnews.com/quake2/
Blue's News The Gamers Guide(CTF) > https://www.bluesnew...m/guide/ctf.htm
Zulu's Guide to CTF > https://web.archive.....com/boomstick/
The Boomstick Joint > https://web.archive.....com/boomstick/
Q2CTF Map Timeline(ACME forum) > http://www.acmectf.c...pic,4417.0.html
CTF Tactics by GibSmoker(Campers Anonymous) > http://www.quake2.com/campers/
Q2CTF Basic Training > http://www.quakewiki...asics/index.htm
CTF Strategy(Deathmatch 101) > http://www.quakewiki...s/deathmatch101/q2/guidebade.html?page=q2dm19.htm
Skillz to pay the Billz(ACME forum) > http://www.acmectf.c...pic,2380.0.html
Discussão sobre q2ctf1 e q2ctf2 num maplist(ACME CTF) > http://www.acmectf.c...opic,689.0.html
Cacophony Map Review(ACME CTF) > http://www.acmectf.c...pic,4572.0.html
Links dos patches na steam: https://steamcommuni...18479593141348/