Quake1 - CTF(Capture the Flag)
Este mod é baseado em jogatinas TEAMPLAY(competição por equipes), que envolve vários jogadores juntos de uma vez e requer grande trabalho em equipe, táticas e estratégias. São dois times(vermelho e azul), onde cada time possui sua própria BASE(casa, local, esconderijo, etc) com uma bandeira referente a cor do seu time. Cada time deve PROTEGER sua própria base de ser invadida e ter sua bandeira(flag) ROUBADA, ao mesmo tempo em que precisam ir fazer exatamente o mesmo que seus inimigos planejam contra eles: ir invadir a base deles e ROUBAR a bandeira inimiga e trazer sobre a sua própria bandeira! Feito isso, é marcado finalmente a pontuação relevante(os CAPTURES!!). É como se fosse um GOL em uma partida de futebol. Será vencedor o time que marcar mais CAPTURES após o fim do tempo regulamentar, ou atingir a pontuação máxima(isso é algo determinado pelo servidor apenas).
Em 1996, o game designer Dave "Zoid" Kirsch, que na época trabalhava na empresa Threewave, criou o mod e o primeiro server de CTF. O mod ficou MUITO famoso mesmo, já que isto foi o primeiro mod baseado em teamplay pra Q1 na época. CTF teve até uma comunidade própria, onde a maioria dos jogadores de CTF não jogavam DM(e alguns até NUNCA jogaram DM) e focavam só em CTF.
Pra ser jogar CTF, é preciso ter os "client files", pois no mod há certos elementos que não exisitem no Q1 normal, como Flags e a arma extra Grappling Hook. Originalmente foi criado um pak0.pak, que continha 21 arquivos e tamanho 9,24mb. E finalmente houve uma atualização final com um novo pak, o pak1.pak(que tinha 20 arquivos e 14,5mb).
Gameplay(jogabilidade) do Quake CTF
Basicamente, este é um mod de teamplay mais refinado do que o padrão do Q1 original. São dois times(azul e vermelho) que precisam capturar a bandeira inimiga lá na base deles, e trazer pra sua própria base passando por cima da própria bandeira do time. Assim, vc realiza o que chamamos de "CAPTURE", uma captura da bandeira do time adversário. É como um "GOL", das partidas de futebol.
Como jogar
Quando um jogador pega a bandeira inimiga, ele se torna um "Flag Carrier"(carregador da bandeira), ou só "FC". Visualmente, o modelo do jogador no jogo a carrega nas costas como o "Ninja Jiraya" carregava sua espada, hahaha.
Quando um FC morre, a bandeira cai no chão e permanece lá por até 60 segundos(1 minuto, dãã), e então ela imediatamente some e renasce no local da respectiva base dela. A bandeira também dá respawn imediato pra base quando qualquer jogador do time referido da bandeira a toca, quando esta tá no chão(este ato se chama "Flag Returning" ou "saving"). Mas se um jogador inimigo pegar sua bandeira caída por aí no chão, ele pode carregá-la e levar pra base dele e marcar um capture!
As Flags(bandeiras)
A bandeira de cada equipe fica na parte mais profunda da própria base. Então este ponto da base logicamente é bem defendido por cada time, então vc precisa matar("fraguear") ou ludibriar("outsmart") as defesas inimigas!
Os mapas de CTF
Cada mapa tem mais do que só um caminho pra entrar nas respectivas bases, umas são diretas e outras são mais tortuosas(algumas até subterrâneas ou submersas!). Isso ajuda na variação de ataques. E os mapas PRECISAM ser mapas de CTF, pois mapas normais(seja mapas deathmatch ou de episódios) não possuem bandeiras ou banners das equipes Red ou Blue(arquivos "entity").
Pra jogar mapas normais como se fossem CTF, o servidor precisa ter uma versão ".ENT" do mapa normal original(os jogadores não precisam ter tal arquivo pra poder jogar, apenas ter o mapa original). Caso contrário, não será possível de fato jogar CTF, e a partida será como se fosse deathmatch comum.
Estilo de configurações de servidores
Tradicionalmente, os servidores pela internet tem um limite de captures(capturelimit), quando vc alcança este limite, o jogo acaba e seu time vence da partida. O normal é um limite de 5 ou 8 captures, com timelimit de 20 minutos, sem fraglimit, com weapons stay ON e friendly-fire OFF, sejam servers públicos normal ou em modo matchmode ON(ver sessão do mod "ClanRing CTF").
O mod específico de CTF mais popular e comum, é o ClanRing CTF.
Sistema de Pontuação
Não é só os frags que contam pontos individualmente aos jogadores, mas há outros fatores que contribuem pra que vc ganhe mais pontos. Lembre-se: CTF não é sobre conseguir mais FRAGS, mas é sobre conseguir mais CAPTURES!
Ser o jogador que busca mais pontos em partidas de teamplay, não é algo egoísta ou INDIVIDUALISMO nos trabalhos em equipe. Na verdade é muito importante conseguir o maior número de pontos, pois se vc consegue muitos pontos individuais, obviamente vc tá tendo bom desempenho, e consequentemente ajudando mais seu time! Defensores precisam matar atacantes inimigos e defender a bandeira da base. Meio-campistas(ou mid) precisam matar os EFC e enfraquecer os atacantes pra facilitar a vida do defensor. E os atacantes precisam matar/enganar os defensores, capturar a bandeira e voltar pra base rapidamente.
Eis a tabela de pontuação no CTF:
- Matar(Fragging) um inimigo: 1 pt
- Matar a sí mesmo ou um parceiro: -1 pt
- Retornar a bandeira de seu time: 1 pt
- Defender a bandeira (fragging an enemy in the vicinity of your flag): 1 pt
- Defender o seu flag carrier (fragging an enemy in the vicinity of you team's flag carrier): 3 pts
- Matando um "Enemy Flag Carrier" (EFC): 3 pts
- Ajudar ("Assist") a retornar sua bandeira e logo ocorrer um capture (vc retorna sua bandeira, e alguém do seu time faz um capture em até 10s após): 1 pt
- Parceiro capturando bandeira inimiga: 10 pts (todos do seu time ganham quando alguém captura!)
- Capturando a bandeira inimiga: 15 pts
Então resumindo, as maiores pontuações são em capturar a bandeira, seguida de matar EFC/defender seu FC!
[ Grappling Hook ]: É uma clava de espinhos pendurada por uma corrente em uma barra de ferro. Vc atira com ela como se fosse uma arma normal, mas ela lança a clava pra grudar em qualquer objeto(até mesmo em outros jogadores ou no céu) do mapa. Tem alcance infinito e é rápida! É necesário prática e esforço pra dominar com maestria. E jogar CTF sem saber usá-la é estar em SÉRIA DESVANTAGEM.
Pra usar o grapple, o comando é impulse 22. É indicado bindar ela em alguma tecla fácil.
[ RUNAS ]: Além dos powerups Quad e Pentagram of Protection, há também as Runas(pedras roxas em formato de letras estranhas), conhecidas também como "sigil". Elas são apenas itens sem ação no jogo normal, mas no CTF elas têm efeitos de "powerups"! Os arquivos originais das runas se encontram dentro dos dois paks originais do Q1, o end1.mdl fica dentro da pasta "progs" do pak0.pak, e as outras três ficam no pak1.pak. Tem jogadores que gostam de mudar suas cores originais roxas para cores mais chamativas, usando editores de imagens, mas isto é opção pessoal.
Ainda são visualmente as mesmas, mas vou descrever o que elas realmente fazem no CTF:
Earth Magic(Resistance/Res) - É a 1ª runa do jogo(end1.mdl). Absorve pela METADE qualquer dano que vc venha a receber. No modo sem suporte da 3wave, o som desta runa quando vc é atingido é o mesmo quando você está usando uma Invulnerability(items/protect3.wav).
Black Magic(Strenght/Stg) - A 2ª runa(end2.mdl), ela duplica os danos de seus tiros. No som original, cada disparo seu, vc ouve o som de como se vc tivesse um Quad. Se vc o pegar usando esta Runa, terá seu poder de fogo aumentado em 8x!!
Hell Magic(Haste/Hst) - Esta 3ª runa(end3.mdl) aumenta a taxa d velocidade de seus tiros! Vc ouve o som do rosnado(boss1/sight1.wav) do primeiro chefão do jogo, Chthon(o monstro da lava, do mapa E1M7), cada vez que vc atira usando esta runa.
Elder Magic(Regeneration/Reg) - A runa de nº 4(end4.mdl), tem o poder de sempre regenerar sua vida e armadura(caso tenha pego alguma) em até 150 pontos. Se vc tiver mais de 150 pontos de vida(caso tenha pego um MH), vc não terá sua vida diminuída aos poucos até a quantia normal, como normalmente ocorre em um jogo no Q1 normal. O som original da regeneration é o mesmo de quando vc pega os pacotes de vida de 15 pontos(items/r_item1.wav).
Resistance, Haste, Regeneration e Strenght (Da esquerda pra direita)
p.s.: No CTF original(3wave) e CRCTF, as Runas não são dropáveis. Só na versão pra QW e PureCTF é q são. (O comando pra jogar sua runa fora no QW é /tossrune)
[ MAPAS ]: Este mod pode ser jogado em qualquer mapa padrão do Q1 e ou qualquer mapa que seja, se caso vc tiver suporte pras informações das "flags spawn"(os arquivos .ENT pra cada um destes mapas, que devem ser colocados na pasta "maps", que fica dentro da pasta "ctf"), ou seja, as bandeiras das bases e estampas das bandeiras nas paredes indicando qual base é qual.
Mas o CTF original, da Threewave, também possuem seus próprios mapas adequados. Eles são mapas "espelhados", ou seja, mapas em que os dois lados das bases competidoras são igual, diferenciados só pelas cores azul e vermelho.
Originalmente o CTF veio com 8 mapas próprios, que vão do ctf1 até ctf8. Isto foi na versão 3.01 do mod (arquivo "3wctf301.zip"). E então, em uma atualização posterior (versão 4.0, "3wctf40.zip"), veio mais mapas próprios que vão do ctf2m1 até ctf2m8, e mais um mapa start do mod (ctfstart).
Curiosidades: A maior parte dos mapas originais pra CTF, do Pak1, foram criados por funcionários da id Software, como Tim Willits (dm6, e1m2, do Q1; q2dm1, do Q2; q3dm6 do Q3; uns dois do Doom...), American McGee (e1m8, dm2, do Q1; q2dm2, q2dm6, do Q2; alguns do Doom) e a LENDA Jonh Romero (dm3, end, do Q1 e vários do Doom e Doom2), junto com alguns do level designer Dave "Zoid".
Tim fez o ctf2m7, que é um remake do e1m5, um belo trabalho. McGee fez outro excelente remake, do DM2, é o ctfm8. Romero criou um belo mapa start, ctfstart.
Lista dos mapas oficiais(Clan Berries) > http://www.clanberri...te6/xtra/q1ctf/
[ Outras Ações ]: (...)
Vídeo como exemplo pra um jogo casual público(PUB) de CTF versão Clan Ring, no mapa ctf8!!
>>> DOWNLOADS <<<
[Client files]: São os arquivos essenciais pra se jogar CTF. Obviamente indispensável!
CTF Threewave 3.01(3wctf301.zip/pak0) > ftp://ftp.gamers.org/pub/mirrors/ftp.planetquake.com/threewave/ctf/client/3wctf301.zip
CTF Threewave 4.01(3wctfc40.zip/pak1) > ftp://ftp.gamers.org/pub/mirrors/ftp.planetquake.com/threewave/ctf/client/3wctfc40.zip
[Locs]: São arquivos de localização() para os mapas originais do Q1 e para os da 3wave.
CTF Locs(arquivos d stats para mensagens teamplay) > www.quakeone.com/ctfre/ctflocs.zip
CTF "E-maps" Locs(pra mapas originais do q1 normal) > www.quakeone.com/ctfre/ectflocs.zip
[Mapas]: Mapas de CTF diversos.
Gold Maps > http://quakeone.com/...f_gold_maps.zip
[Arquivos de servidor]: São arquivos para criação de servidores e outros mods de CTF
ClanRing CTF >
====== LINKS DIVERSOS ======:
David "Zoid" Kirsh(profile em Giantbomb.com) > http://www.giantbomb...sch/3040-12064/
Capture the Flag(Quakeworld Wiki) > http://wiki.quakewor...apture_the_Flag
Capture the Flag(Quake Terminus) > http://www.quaketerminus.com/ctf.shtml
TUTORIAL FANTÁSTICO, CARALHO!!!(Clan Xenocide) > http://web.archive.o...y/courtyard.htm
Q1 CTF Files(files diversos pra NetQuake & QW) > http://quakeone.com/qrack/q1ctf/files/
Q1 CTF Retextured(download de texturas em HD) > http://quakeone.com/ctfre/
Outros guias > http://quakeone.com/...uides-game.html
(TÓPICO EM CONTRSUÇÃO - Este guia vai ser épico...)