Action Quake 2 - versão TNG(The New Geration)
AQ2 foi um dos mods mais populares para Quake2 em todo o mundo, superando até mesmo mods consagrados como CTF e Rocket Arena 2. Por incrível q pareça, ele foi um dos mods inspiradores para o épico jogo Counter-Strike, pois um dos criadores são o mesmo(Minh "Gooseman" Lee). Aqui no Brasil, foi o mod mais popular de todos os mods feitos pra Q2, e sua febre começou por volta de 1999 até meados de 2008, pelo q me lembro.
É um mod de teamplay estilo "clanmatch"(clan arena), onde ambos os times usam armas realistas(armas que realmente existem em nosso mundo, como a metralhadora MP5, a espingarda M3, etc) ao invés das armas de ficção científica, como Railgun ou BFG. Outras características do mod é "tentar" imitar a realidade, como se você cair de alguma altura elevada, corre-se o risco de quebrar suas pernas e até morrer. Também see tomar tiro nas pernas, você ficará mancando. Mas o nível de "realismo" fica por aí só, hehehe.
A versão original do Action Q2 era divertida mas muito "crú", sem muitas opções, comandos de jogador e servidor, e só havia o modo deathmatch e teamplay. Como a comunidade do Q2 da época viu muito potencial neste mod, eles criaram uma versão mais "incrementada" e evoluída, chamada TNG(The New Geration), que foi excelente e muito bem recebida pela galera, e foi fundamental para a sobrevivência deste mod!
Índice:
- Jogabilidade
- Armas
- Itens
- Comandos de jogo(cvars)
- Dicas para novatos(newbies)
- Estratégias gerais para teamplay
- Configuações: Jogador(cliente) e Servidor
- Downloads
Jogabilidade
O Action é basicamente igual ao Quake2 normal, com as mesmas físicas de jogabilidade, como ser capaz de executar diversos tipos de Jumps(Strafe, Speed e Double), Wallrunning, significante "delay"(atraso) na hora de usar o zoom(FOV), etc. Mas neste mod, obviamente há características próprias para distinguir-se do Quake2 normal.
Fall Damage (danos por quedas)
No Quake2 normal, você pode cair de um prédio de 20 andares e sofrer "escoriações leves", hahaha. Mas o Action "tenta" imitar situações da vida real, então se você cair de alturas equivalentes a mais de 3 ou 5 metros de altura, você sofrerá lesões nas pernas e ficará mancando(andará "travando" e mais lento). Se cair de alturas maiores, morrerá instantaneamente.
Pulos sem barulho
A característica marcante do gameplay do Quake2 é o barulho que você faz quando pula com os personagens do jogo. Literalmente você faz um grunhido estridente(algo como "Rúú"), e isto denuncia muito sua posição para o inimigo.
No Action sons de pulo são eliminados, permitindo você a pular a vontade em silêncio. Claro, os sons de seus passos(footsteps) ainda podem ser ouvidos, então seja cuidadoso com seus ataques sorrateiros.
Sistema Anti-Camper
O mod por natureza tem um sistema padrão, que não pode nem ao menso ser desabilitado via comando de servidor, que denuncia a localização de campers(jogadores que ficam plantados em um local) fazendo-os a emitir sons dos Insane Marines("soldados/prisioneiros loucos" que aparecem no modo single-player do Quake2). São grunhidos e lamúrias destes personagens do jogo original, que dizem frases como "Help!", "Kill me now...", "Let me out!", "Make it stop!", e os risos insanos como "Huahuahuaha". Então isto é ouvido por todos os jogadores em campo, revelando a posição destes campers.
Há pessoas que alteram os arquivos dos sons originais dos Insane Marines em seus PAKs personalizados, fazendo-os serem mudos. Mas isto é um esforço inútil, pois é indiferente para os outros jogadores, e também fará com que você fique em desvantagem pois assim como você não ouvirá seus próprios sons, você não ouvirá os sons dos inimigos.
Damages(danos) específicos
Aqui você sofre diferentes quantidades de danos de acordo onde você leva um tiro, diferente no Quake2 normal, onde locais do corpo que você sofre danos é indiferente. Significa que se você levar um tiro na perna, os danos serão diferentes do que se você levar um tiro no peito. Eis descrição de danos:
Cabeça - Causam morte certa, exceto se você estiver usando um capacete(Kevlar Helmet).
Peito - Tiros no peito praticamente mata rápido, e ficará sangrando.
Estômago - Quando tomar tiros aqui, você sangrará rapidamente até morrer.
Pernas - Você não sangrará tão rápido quanto outros lugares, mas ainda sangrará, e também ficará manco e passará a andar bem mais lento(mas ainda poderá pular).
Desabilitação do FOV(Fiel of View - campo de visão)
Não é permitido usar este comando no Action, como no Quake2, nem pra criar scripts de zoom. Aqui o único jeito de alterar seu FOV é usando a arma Sniper, através do comando "lens". Este comando de cliente permite usar 3 tipos de FOV(2x, 4x, 6x e um reset para 1x).
Spreads(espalhamento das balas)
Todas as armas no Quake2 tem a mira estática, exceto a Machinegun no Single-Player(modo campanha), que possui um leve recoil("coice" da arma) pra cima. No lendário jogo Counter-Strike, todas as armas do jogo(exceto shotguns) possuem recoils, e este é o grande desafio dos jogadores deste jogo para dominar este efeito e aumentar suas habilidades de pontaria.
Agora no Action, o maior desafio dos jogadores NÃO É controlar a recoil, mas controlar o "spread". As balas das armas deste mod se espalham de forma aleatória quando você atira, e isto é MUITO notório quando você se movimenta ou pula enquanto atira(como no Counter-Strike, já dito antes logo acima).
Exceto pelas shotguns e facas, TODAS AS ARMAS no Action são imprecisas quando você se movimenta(seu corpo). No Counter-Strike, a precisão ocorre na ausência de movimentos corporais, certo? Já no Action, a precisão das armas existe em 3 níveis: Correndo(totalmente impreciso), Parado(notavelmente preciso) e Agachado(o mais preciso possível). Experimente atirar com uma Pistol ou com uma Sniper(sem zoom) parado, e depois em movimento, e observe aonde vai cada tiro. Atirar parado faz com que os tiros fiquem muito próximos do alvo, enquanto que atirar em movimento, seu tiro irá onde "Judas perdeu as botas".
Dito isto, há só 2 formas de remediar o indesejável spread das armas: 1- Usando o item "Laser Sight", ou 2- Atirar agachado/parado.
Obviamente, o laser só é equipável com armas que causam spread, como pistolas, MP5 e M4. Agora se você não quer depender de um item pra corrigir seus tiros automaticamente, e quer controlar manualmente(na "raça") seus tiros com tais armas, então você deve aprender a atirar agachado(melhor método), parado ou mesmo "caranguejando"(andar agachado).
De todas as 3 formas manuais, a mais INDESEJÁVEL é atirar parado(em pé), porque mesmo que seja mais preciso do que em movimento, seu nível de precisão é menor do que atirar agachado, além de torná-lo um alvo fácil(isto é mais útil no Counter-Strike, mais conhecido como "atirar brecando", usando os strafes pra se anularem, como clicar rapidamente o "A" pra interromper o clique do "D"). Já atirar agachado(+movedown) é FUNDAMENTALl. E "caranguejando" é útil também, pois é o ato de "andar agachado"(como um pato) e torna você um alvo mais difícil de ser alvejado e ao mesmo tempo mantêm seus tiros sob controle, mas é preciso saber usá-la nas horas certas porque caranguejar te torna lento e previsível(quando você precisa meter a cara de um esconderijo, por exemplo).
Mira/Pontaria(Aim)
O jogo depende muito das habilidades de mira(pontaria), mas como todos sabemos, a engine do Quake2 não é tão tecnologicamente desenvolvida neste aspecto como, como em jogos como Quake3, QuakeLive e Counter-Strike(principalmente da engine Source em diante). Aqui o que vale muito também é movimentação e posicionamento, mas agora vamos falar só sobre modos de mirar corretamente.
- Crosshair Placement(Posicionamento de Mira): É o hábito de se movimentar pelo mapa posicionando sua mira sempre na altura do pescoço dos inimigos e em locais onde é comum inimigos surgirem. É uma técnica indispensável pra jogar em alto nível e precisa ser um hábito enraizado(não só no Action, mas em qualquer jogo de tiro).
- Pre-Aim: Subproduto do crosshair placement. É quando você mira num ponto onde espera vir um inimigo. Útil, mas requer ótimos reflexos e curto tempo de reação pra atirar num inimigo que surgir na sua frente, além de exigir conhecimento de mapas.
- Pre-Fire: É quando você avança e atira num local onde já espera onde um inimigo deveria estar ANTES mesmo de você realmente o ver. Mais efetivo do que usar reflexos pra atirar, mas também requer experiência e conhecimento dos mapas.
- Flick shot: É quando você atira usando apenas o reflexo de sua mira(só com o mouse, sem usar strafes ao mesmo tempo), num movimento brusco e ágil. Basicamente é fruto de experiência e habilidades com o jogo, ideal usar(confiar) só em casos extremos, como ser pego de surpresa ou pelas costas, ou seja, ideal é usar como REAÇÃO a uma situação difícil(afinal, temos que usar todos nossos recursos "ao alcance da mão", né).
- Spray:
- Burst:
Chutes e socos
Uma característica muito engraçada deste mod, você consegue chutar seus oponentes pra bem longe como Bruce Lee, e também socá-los como Mike Tyson!!
- Kicks(chutes) causam 20 pts de danos, tem grande "knock-back"(chutes mandam inimigos voar longe pra trás) e derrubam as armas especiais das mãos dos inimigos. Se você chutar seu inimigo e olhar pra cima durante a ação, você mandará ele o mais alto possível, fazendo-o cair em sua desgraça, quebrando suas pernas ou morrendo por queda(ou plummet, que significa "despencar")
- Punches(socos) também causam 20 pts de danos e derrubam a arma das mãos dos inimigos, mas não empurram inimigos pra trás como os chutes fazem. Você não pode socar enquanto estiver fazendo qualquer outra ação, como bandage, atirando, recarregando, etc.
Comandos báscios pra jogar Action
Existem alguns poucos comandos de jogador básicos indispensáveis para jogar Action do jeito certo. Citarei todos aqui, com detalhes.
- Você só pode abrir portas com o comando opendoor bindado em uma tecla, no melhor estilo Doom!
- Suas armas de fogo sempre precisam ser recarregadas, com o comando reload.
- Como dito anteriormente, para curar-se de ficar sangrando pelos tiros que vc tomou, ou de ficar mancando por ter caído de grande altura ou tomado tiro na perna, você usa o comando bandage.
- Pra empunhar uma arma especial(Unique Weapon), use o comando use special.
- Usando o comando weapon, você usa o modo de disparo secundário das armas(normalmente aciona algum modo "burst").
- Você pode "dropar"(jogar fora, abandonar, deixar cair) com comandos específicos. Dropar itens é drop item(Kevlars, Bandoliers, etc) e dropar armas é drop weapon, útil para fins estratégicos. Pra dropar a bandeira(flag) no modo CTF de jogo, use drop flag.
- Pra mudar de time você usa o comando team 1 ou team 2, e pra ficar apenas de espectador, use o comando spectator.
Sistema de votação(kick e mapas)
Há votação pra mudar de mapas e pra "kickar"(expulsar jogador do servidor). Existe 40 segs de bloqueio de votação sempre que começar uma nova partida, pra prevenir de jogadores com conexão rápida de entrar e votar num mapa antes dos outros jogadores de banda lenta terem uma chance de entrar/votar.
- Para mudar de mapa, digite no console votemap nomeDoMapa(ex.: votemap teamdepo). Todos devem fazer o mesmo e assim que atingirem a porcentagem exigida pelo server, o mapa irá trocar(é um sistema arcaico de votação, mas é assim que é funciona no Action).
- Pra kickar alguém, o comando é votekick nomeDoJogador ou votekicknum idDoJogador.
Voices
São arquivos de som usados unicamente pra provocar os oponentes de forma cômica.
Pra acionar algum voice existente no server, você usa o comando voice nomedosom.wav. Note que é sempre necessário escrever a extensão do arquivo, que no caso, é sempre .WAV. Voices são ouvidos por TODOS os jogadores no servidor(dse isso for habilitado no servidor), desde que eles também tenham feito previamente o download estes mesmo arquivos. Caso contrário, jogadores que não tiverem o mesmo arquivo de som não poderão ouví-los.
Por ex.: Usando os voices do servidor do Arena Camper Quake, você digita(ou aperta uma tecla já bindada) a ação voice semquerer.wav, aí um som com o Chaves falando "Foi sem querer, querendo..." será ouvida por todos. Ou usando o voice moleque.wav, o Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite irá dizer a sua célebre frase "Você não é caveira! você é moleque!".
Gametypes (Modos de jogo)
Explicarei aqui sobre os tipos existentes de modos de jogo no Action Quake2. Alguns são originais da versão 1.52, e outros da versão TNG.
Deathmatch
É o clássico tipo de jogo, o que conhecemos hoje em dia como "Free For All" nos FPS modernos. Basicamente, aqui é "cada um por sí" sem qualquer tipo de espírito de equipe, você deve perambular pelos mapas em busca de armas, itens e munições espalhados pelo chão, para se equipar e enfrentar seus inimigos.
- Server Cvar: deathmatch 0/1
Teamplay
Aqui você usa o método arcaico de teamplay do Quake2, ou seja, os times são criados a partir de skins ou models de jogador.
- Server Cvar: teamplay 0/1
3 Team Teamplay(surgiu na versão TNG)
Permite que 3 times participem de uma partida no modo teamplay, onde cada time lutará cada um por sí(uma espécie de "FFA para times", hehe). É uma variação divertida, e um tanto caótica, hehhe.
- Server Cvar: use_3teams 0/1
Tourney(surgiu na versão TNG)
É o "Rocket Arena 2" do Action! Ou seja, nesta modalidade os jogadores se enfrentam "mano a mano"(1x1) e quem vencer fica para o próximo round, enquanto quem perde volta para o fim da fila de jogadores em espera.
- Server Cvar: use_tourney 0/1
CTF(Capture the Flag - surgiu na versão TNG)
Outro clássico modo de jogo, onde os times deve capturar a bandeira inimiga(flag) e trazer para sua própria bandeira e marcar um ponto(capture). Uma bandeira fica em cada base do mapa.
- Server Cvar: ctf 0/1(desliga/liga modo CTF) ; ctf_respawn 0(tempo em segundos que leva um jogador morto poder renascer); ctf_dropflag 0/1(permite ou não que o jogador "drope"(jogue fora) sua flag no chão)
Darkmatch(surgiu na versão TNG)
Quer jogar Action em total escuridão?...
Matchmode(surgiu na versão TNG)
É o modo de jogo principal e mais popular deste mod. Não existia no mod original(v1.52), sendo introduzido pela versão TNG, que é uma versão "competitiva/clan match" do modo de teamplay.
O jogo se desenrola em partidas divididas por "rounds", é uma espécie de Clan Arena/Last Man Standing. Se cada jogador de um time morrer, ele terá q esperar o round acabar pra poder entrar em ação novamente.
Nota: Os servidores do Arena Camper Quake determinou um limite máximo de rounds ganhos por um time, que apesar do servidor ser modo "matchmode", ainda é um server público(pub), então não é necessário regras tão severas. Simulando as regras do competitivo do Counter-Strike, o servidor tem RoundLimit de 16 rounds, com TimeLimit "0". E cada round dura 3 min(RoundTimeLimit).
O "maplist"(lista de mapas) é restrito para mapas normalmente usados em competições de Action, como Teamjungle, Teamdepo, City, Airport, Assassin2, Sandstorm, Country, Urban2, etc.
- Server Cvar: matchmode 0/1(automaticamente habilita também o modo teamplay)
- Client Cvars:
lock/unlock: Fecha/abre os times em jogo.
ready/unready: Prepara/desprepara os times em jogo, pra que o jogo tenha início.
teamname: Edita onome do seu time(se o servidor permitir).
teamskin: sEdita a skin do aseu time(se o servidor permitir).
captain: Você se torna o "capitão" do seu time(representado pelo símbolo "@" antes do nome, na tela de scores). Capitães podem fechar/abrir um time(lock/unlock), mudar o nome dos times com o comando teamname nomeDoTime(por ex.: teamname cvn), e pode forçar um ready pra todos do seu time. Só capitães podem falar com o time adversário durante um jogo.
sub: Você se torna o "substituto" do seu time, fazendo você ficar na reserva. Este cvar faz e desfaz de você ser sub. Útil quando alguém do time titular precisa ser desconectado durante uma partida, então você(como sub) entra imediatamente no lugar dele. Você só pode ser sub de apenas 1 time, que é o qual você escolheu pra jogar!!
mm_adminpwd: Edita um password(senha) para alguém se tornar o admin de matchmode do servidor.
mm_allowlock 0/1: Configura o servidor pra que permita-se o fechamento e abertura dos times.
mm_forceteamtalk 0/1/2: A forma como os jogadores podem conversar no servidor. "0" é como no teamplay normal. "1" um times não poderão se comunicar com o outro, exceto pelos capitães e admins. E "2" os times podem falar com um o outro apenas antes da partida, durante um pause da partida, e depois de terminado o jogo.
[p.s.]: Antigamente as regras do antigo campeonato online da CBA(Campeonato Brasileiro de Action), as regras eram INSANAS e nada adequadas, como RoundLimit 0, TimeLimit 45 e SEM RoundTimeLimit, permitindo assim MUITA campeiragem... chato, chato... zZZZzzzZzz.
Armas (Weapons)
São apenas 8 armas especiais(Unique Weapons) diferentes que você pode escolher. Você pode mudar de arma a qualquer momento do jogo(mas só terá efeito no próximo round), e você também pode dropá-las e pegá-las do chão(só se você tiver dropado a sua antes, exceto se você tiver uma bandoleira, que permite você pegar 1 arma especial extra) se você ver uma por aí. As 8 armas especiais são:
[ Pistol ]: É mortal e precisa nas médias distâncias, mas pra usá-la de longe é preciso ter boa pontaria, e é um tanto lenta na taxa de disparos. Terrivelmente imprecisas em movimento, é necessário agachar-se pra usá-las pra com o máximo de aproveitamento de tiros acertados(ou com Laser).
[ Akimbo Pistols ]: São as duas pistolas padrão do jogo usadas simultaneamente. Quando você pega uma outra pistol caída no chão, vc também consegue as Akimbos. Sua taxa de fogo é o dobro mais rápida, mas são menos precisos do que uma única Pistol.
[ Combat Knifes ]: Uma outra arma padrão pra todo jogador, que sempre terão direito a uma, podendo carregar até 2 facas se achar outra por aí. São ótimas a curta distância e até de longe também(exige boa mira e predição), uma facada é morte certa, independente se for "corte" ou "arremesso"(por arremesso é 100% letal). Sua outra vantagem é sua grande precisão ao arremessá-la.
É uma arma MUITO PODEROSA, apesar dos novatos gostarem das facas por sua eficiência(e certa facilidade), é nas mãos de especialistas que ela atinge níveis de habilidades incríveis!
[ Granadas ]: Ótima pra usar contra campers e snipers, as granadas de mão são estupidamente poderosas, e normalmente matam facilmente. Ela causam bom knock-back(empurram seus inimigos pra trás) e machucam suas pernas, fazendo-os mancarem. Pra se proteger melhor do raio de explosão das granadas, agache-se na hora da explosão pra reduzir seus danos pela metade. Use o comando weapon pra poder tacar a granada mais longe ainda.
[ M3 Super 90 Assault Shotgun ]: Esta espingarda é uma das armas mais versáteis, eficazes e poderosa, sendo unanimidade entre os novatos devia a sua FACILIDADE de uso!! Seus tiros causam grandes danos instantâneos, normalmente matando com só 1 tiro no corpo, além de ser semi-automática e ter grande poder de knock-back. Além de ótima de perto, é boa de longe também(não muuuito longe, né). Por ter tantas vantagens, ela é a arma dos "fracos e oprimidos", hahaha.
[ Handcannon ]: A espingarda de cano duplo é BRUTAL a curta distância, mata mesmo!! Em médias distâncias sua periculosidade diminui devido ao seu largo spread. Seu incrível poder de knock-back é hilário, você literalmente mandará seus inimigos pra lua! De muito longe é inútil, e sua outra desvantagem é que cada tiro é preciso recarregá-la.
[ MP5/10 Submachinegun ]: Esta submetralhadora é muito imprecisa(spread), mas possui uma taxa de fogo rápida e farta munição. Menos forte que a Pistol, mas tem muita bala no pente, e boa pra usar em locais abertos e limpar áreas de inimigos. É a arma preferida dos noobs, pois tem muita munição, mas peca em falta de precisão no seu modo de tiro primário. O segundo modo de tiro é "burst" com 3 tiros, e bem mais preciso, tornando-a útil a longas distâncias.
É uma boa arma pra finalizar inimigos fracos e dar headshots. Cada pente(clip) tem 30 balas, e seu tempo de reload é igual ao da Pistol.
[ M4 Assault Rifle ]: É o rifle letal, tem MAIS PODER do que a MP5, mas tem munições mais escassas. Tem grande penetração, pois um tiro pode VARAR o corpo do inimigo e atingir o outro cara de trás.
Apesar de ser a única arma do jogo que tem "recoil"(coice), como no Counter-Strike, é muito fácil de controlar pois os tiros só sobem em linha reta, e é um pouco menos precisa do que a Pistol. O segundo modo de tiro dela é "burst" com 3 tiros, e mais precisa! Cada pente da M4 tem até 24 balas.
[ SSG 3000 Sniper Rifle ]: A boa e velha Sniper do jogo, como em qualquer outro jogo FPS realista! Ela é imbatível a longa distância, mas pode ser usada de perto também(hipshot), embora não tenha crosshair nesta situação, e fica um pouco imprecisa mesmo usando-a agachado(mas atirar deste jeito em movimento é MUITO pior, tornando-a inútil). É a única arma do jogo a ser permitida fazer "zoom", e com zoom sua precisão é total.
Cada pente dela tem 10 balas. Aperte repetidamente o reload enquanto a recarrega, pra conseguir recarregar o máximo de balas antes de usá-la denovo, pois se você recarregar só uma bala, então você não conseguirá recarregar mais nada até você atirar denovo, independente se você tiver mais balas guardadas no pente.
Então vocês agora sabem... cada arma tem suas vantagens e desvantagens, sendo ideal em situações específicas. De acordo com o papel(função) de cada membro de um time, aliado a cada item auxiliar(ver logo abaixo) que este esteja carregando, será fundamental para bom desempenho em uma partida jogada.
Itens (Powerups)
São equivalentes aos powerups do Quake2, ou de qualquer jogo de FPS. O legal aqui neste mod é que não há uma infinidade de itens complexos, são apenas poucos itens e de muito fácil dedução de seus efeitos(diferente de jogos FPS épicos, como Heretic, Hexen, Deus Ex e até mesmo Half-Life, onde há itens que você não sabe direito o que fazem apenas olhando). No total são só 6 itens diferentes no Action:
[ kevlar ]: São as armaduras deste mod, protegendo seu peito, estômago e costas. Todos os tiros de pistolas, MP5, M4 e Sniper não farão dano algum se acertarem no peito(mas ainda será empurrado), mas tiros bem colocados no estômago e pernas farão dano normal. Armas como shotguns, granadas e facas ainda penetram o Kevlar. Dito isto, é por isso que dizem que armas como M4 e MP5 são um desperdício contra inimigos equipados de Kevlar.
Ideais principalmente pra maioria de classes de jogadores, como os "linhas de frente"(fraggers, support, playmakers), e principalmente os Snipers. Particularmente ótimo contra inimigos usando M4 e MP5(se não ocorrer headshots, claro), pois levará muito tempo pra te matarem. Kevlars só não protegem contra facas arremessadas.
[ kevlar Helmet ]: Este item surgiu na versão TNG. É um capacete que o protege de headshots(ou abreviando, "hs") contra armas de baixo calibre, e o protege de só 1 tiro de Sniper. Helmets só não protegem contra facas arremessadas.
[ Bandolier ]: Lhe permite carregar o dobro de munições de qualquer arma, além de lhe permitir pegar só mais 1 arma especial extra deixadas pelo chão por jogadores mortos(seja de amigo ou inimigo). Em alguns servidores, uma bandolier lhe permite te dar 1 ou mais granadas(com o cvar tgren). Um item predileto dos noobs que usam MP5 ou shotguns, pois eles gostam de ser "rambos" com munição farta e granadas!
[ Silencer ]: Elimina o som dos disparos d seus tiros, ótimo para camuflar um Sniper atacando de surpresa os inimigos, ou pra um Lurker espreitando ao redor. Ela só é equipável com a Pistol, MP5 e a Sniper.
[ Stealth Slippers ]: Elimina o som de seus passos(footsteps), excelente pra ataques sorrateiros dos Fraggers e principalmente Lurkers!
[ Laser Sight ]: Uma mira a laser(vermelha) muito útil, que aumenta a precisão dos tiros da Pistol, MP5 e M4 apenas. Mesmo em movimento, ela mantêm a precisão de seus tiros(note que os tiros sempre acompanham o laser, não a crosshair. Se você se mover muito rápido sua mira num "flick shot", seu tiro não irá onde estará a xhair, mas no laser. Então mire ANTES de atirar, e procure não se mexer muito!)
Seu ponto fraco é que o uso dela DENUNCIA sua localização, é mais adequada para os combatentes a média distância com metralhadoras, que não se importam em se esconder. Combinando-a com uma MP5, fica excelente pois você corrige o famigerado spread desta arma e permite-lhe fazer sprays mais longos sem perder precisão.
Dicas para novatos(newbies)
Vamos encarar o fato que Action é um jogo antigo, e é de fato o próprio Quake 2. E não é um jogo "newbie-friendly"(amigável pra novatos), assim como a maioria dos jogos clássicos de FPS. E todos sabem que pra jogar qualquer tipo de Quake requer habilidade e o jogo tem por natureza uma grande curva de aprendizagem, mas saiba que ela é grande mas NÃO INFINITA! Ou seja, qualquer um que tenha alguma força de vontade e que realmente goste do jogo em sí, é PERFEITAMENTE CAPAZ de aprender rapidamente a jogar Action em alto nível contra veteranos. Você só precisa compreender o jogo estrategicamente, e dominar suas habilidades.
Citarei os pontos mais importantes para qualquer novato sair da fase da "noobisse" rapidamente.
Criar um arquivo de configuração de jogador(.CFG)
Pra começar, aprenda a criar uma boa CFG, pois a padrão do mod original do "Suislide"(v1.52) é só um mero exemplo e não deve ser adotado totalmente. Faça binds fáceis de alcançar com sua mão, por exemplo, a tecla "Q" para opendoor, tecla "E" para special, "R" para reload, "F" para granadas, "C" para bandage, "V" para resetar zoom/sensitivity da Sniper, "MOUSE2" para weapon(modo secundário de tiro), "Z" para zoom(scope) da Sniper, MOUSE3 para punch, etc. Assim você jogará de maneira bem mais confortável. Use scripts úteis como double jumps, fazer scopes e resetar zoom+sensitivity da Sniper, dropar armas, etc.
Mensagens de comunicação("say_team")para a equipe também são importantes, mas não é preciso nada muito complexo. Binds que informam seus status(se está vivo, quanto de vida possui ou que arma está usando), qual e quantos inimigos você matou e qual local do mapa você se encontra, são particularmente úteis.
O comando say_partner significa que você pode mandar mensagens privadas para um parceiro de time em específico, não para todos os jogadores do seu time.
Movimentações e pulos diversos
Aprenda a fazer MOVIMENTAÇÕES fundamentais, como strafe-jumps, speed-jumps e double-jumps. Sem querer ser rude, mas sem aprender estas habilidades significa que Action Quake 2 NÃO É PARA VOCÊ! Então pratique muito, há diversos mapas que são necessários usar vários pulos para dominá-los de forma muito vantajosa pra poder vencer facilmente. E o strafe-jump é a raíz de todos os pulos, você anda pra frente(+forward), aperta strafe pra algum lado(+moveleft ou +moveright), mova o mouse para o mesmo lado do strafe que você usou, e só então pule! Note que você alcançará pontos BEM MAIS DISTANTES do que simplesmente pulando direto pra frente(+forward com +moveup).
O mesmo princípio se aplica aos speed-jumps, você corre e
Evite ficar PULANDO A TOA! Sua mira sempre ficará péssima enquanto pula(exceto se você estiver usando um Laser, claro), ao passo que você se tornará um alvo mais fácil para os inimigos. Ao invés, aprenda a se esquivar andando de um lado pra outro("sapateando") de forma imprevisível!
E outra dica... não vá espreitar, espiar um inimigo através da quina de uma parede INDO AGACHADO. Você não terá rapidez o suficiente nunca pra fugir de um sniper esperando por você.
Posicionamentos
Aprender a andar pelo mapa e a se POSICIONAR adequadamente, isso é ESSENCIAL desde a época do velho DOOM em 1993! Por exemplo, no futebol, um goleiro fora da grande área do seu gol é MAU POSICIONADO. Qual o sentido de entrar numa área aberta, sem qualquer barreira natural de proteção(como uma parede, muro, bunkers, caixotes, etc), com uma shotgun ou Sniper? Não seria melhor estar próximo de um ponto de proteção, ou ao menos empunhar uma arma mais adequada nesta ridícula situação, como uma MP5? E nesta situação citada, onde você irá se esconder na hora do reload? Ficará sapateando como o "Fred Astaire" pra se esquivar dos tiros dos diversos inimigos? Ou num outro exemplo, qual o sentido de se expôr de peito aberto para inimigos que tem armas que te matam com 1 tiro? Não é mais sensato meter a cara, atira, e recuar atrás de um obstáculo? São estas coisas que você precisa compreender antes de entrar em combates.
Outra coisa, EVITE SER UM CAMPER! Pois você não evoluirá suas habilidades de combate e "trocação de tiros", ao mesmo tempo que IRRITARÁ até seus parceiros de time. Claro, há momentos que você precisará fazer isto para atrair um inimigo pra sua armadilha, mas só em casos que VOCÊ FORCE o inimigo a fazer isso. Agora se você é quem precisa correr atrás do resultado favorável, porque campar?
Usar BANDAGE na hora certa é também uma questão de bom posicionamento. Aprenda a se esconder e a usá-la nas horas certas ou quando valer a pena. Ás vezes você leva um tiro e sua vida cai pra 10hp, e se você instintivamente usar bandage, não terá tempo(bandage leva 6 segs) e você morrerá inevitavelmente. É melhor usar este curto tempo de vida pra tentar outro tiro e tentar matar alguém, usufruindo ao máximo suas chances de levar alguém pra morte junto com você.
Conhecimento de armas
Começe usando ARMAS MAIS FÁCEIS, como as espingardas(M3 e Handcannon), pois são armas fáceis de acertar por causa dos grandes danos que causam e do largo spread, e não requer "mira cirúrgica". Começe usando também a submetralhadora MP5, pois tem muitas balas no pente e há mais chances de acertar os alvos. Note que estas citadas são armas de combate FRANCO, a média distância, então adote atitudes de jogadores "linha de frente", como Entry Fragger(o cara que entra em combates, "mete a cara", estilo "Rambo").
Muitos começam usando armas difíceis como o rifle M4 e por causa do recoil que ela tem, acabam fazendo headshots por PURA SORTE. Isso é nocivo pra desenvolver skills, pois o noob acha que tá mirando bem quando na verdade deu sorte, e acaba se acomodando em melhorar e quando perceber, irá desistir do jogo quando enfrentar caras REALMENTE bons. O mesmo ocorre quando um noob já quer chegar usando a Sniper, que requer grande habilidade.
Não sou o dono da verdade, são só conselhos sobre quais armas seriam legais de se aprender a entrar jogando no Action de forma razoável, mas nada lhe impede de já chegar querendo usar M4 ou Sniper, ok.
Estratégias gerais para teamplay
Diferente do Counter-Strike, onde você tem um objetivo pra alcançar dentro de um combate(plantar bombas, resgatar reféns, etc), no Action Q2 o objetivo É O COMBATE EM SÍ, simples assim. Então isso abre uma brecha grande para o "camperismo" imperar, principalmente no início das partidas.
Por ex.: No Counter-Strike, os terroristas são obrigados a tomar a atitude de atacar, pois precisam plantar a bomba ou matar o time inimigo antes do escasso tempo acabar(2 min no CS:GO), isso é padrão tanto em jogos públicos quanto em campeonatos(é padrão do jogo em sí). Já no Action, ninguém é obrigado a tomar uma atitude de meter a cara(exceto se tiver perdendo...), mas ainda há o limite do tempo por round(se houver um no servidor, claro). Agora imagine um campeonato com tempo de round ilimitado(sim, já existitiram campeonatos assim...). As partidas serão mais emocionantes do que ver algas crescerem.
Estratégia central
Então no Action, a estratégia raiz é sobre você tentar deduzir aonde está o inimigo, enquanto você tenta surpreender ele com seu próprio posicionamento, e VARIAR suas táticas de ataque. É um erro ser passivo e permitir que o inimigo lhe ataque ou te encurrale, assim como é um erro você atacá-lo imprudentemente. Bons clans sabem disso e sempre buscam as maneiras mais criativas e efetivas de atacar os inimigos. Você precisa saber mais do que 2 ou 3 formas de se POSICIONAR e atacar um "ponto de choque"(local onde um conflito é inevitável) de um mapa, "fintar"(enganar, ou "fake attack") ataques, usar granadas de forma inteligente, atrair inimigos pra uma armadilha, etc. Obviamente estas táticas dependem do estilo do mapa.
Conhecimento de mapas
Estudar um mapa é a ESTRATÉGIA MAIS BÁSICA e fundamental de jogos FPS, desde a época do Doom2. Nada é mais frustrante do que ficar perdido num mapa como uma barata tonta. Então estudar e conhecer um mapa como a "palma da sua mão" é uma vantagem vital.
Acima de tudo, você precisa reconhecer se um mapa é "fechado"(cheio de corredores e quartos, ideal pra uso de rifles, espingardas e granadas), "aberto"(estilo "arena", espaços amplos, ideal para rifles, submetralhadoras e snipers) ou "grande"(mapa cm locais distantes demais, ideal pra snipers, principalmente se for aberto também), e encima disso escalar seus companheiros pra usar certos tipos de armas adequadas para tal estilo de mapa.
O conhecimento dos mapas se faz obviamente úteis em torneios e campeonatos, onde são eleitos um certo número restrito de mapas adequados para teamplay. Ou seja, mapas equilibrados, com pontos de spawn justos pra ambos os times, bom design geral, além de precisarem ser DIVERTIDOS, e também terem o tamanho de acordo com a quantia de jogadores em cada time, como 4x4 e 5x5(há mapas que são bons pra 5x5, mas grandes demais pra 4x4, por exemplo).
Escalação do time
Jogar teamplay não é como jogar "deathmatch free-for-all", é preciso disciplina, tática e trabalho em equipe. E cada jogador de todo time deve focar em uma função pra executar as estratégias de seu time, e não ficarem agindo como noobs kamikazes e agindo individualmente sem ajudar o próprio time.
Escalar jogadores por funções é um método COMPROVADAMENTE EFICIENTE e usado por grandes equipes de jogadores profissionais de todo o mundo(de qualquer jogo com teamplay). E todo jogador deve conhecer cada função profundamente, e saber "jogar nas onze"(em todas as posições), pois fatalmente terá que exercer funções de companheiros mortos em batalha.
Antigamente no Action, era comum torneios de 5x5, mas por questões práticas é normal torneios com menos players em cada time(como o normal "4x4"), visando criar mais times participantes. As funções de jogador existentes no Action são:
1 - Entry Fragger (matador atacante): É a classe principal e mais comum de jogadores, principalmente entre os novatos. O Entry Fragger é o "linha de frente", o jogador que entra primeiro nos pontos de choque pra travar combates, matar o máximo que puder, e enfraquecer as defesas inimigas para os demais companheiros de equipe(playmakers, lurkers e snipers). Vulgarmente chamado de "Rambo", hehehe.
2 - Support (suporte/ajudante): Ele é o encarregado de verificar e limpar uma área de inimigos antes dos Entry Fraggers atacarem, e de estudar todas as jogadas possíveis com granadas nos principais mapas competitivos. São os ajudantes dos Fraggers e sempre chegam no combate junto com eles. Como usam bandoleiras, tem muita munição e podem pegar armas extras dos mortos em combate.
Devido a natureza de seu papel, normalmente é o último sobrevivente do time. Então ele precisa fazer valer de suas munições abundantes e de suas 2 armas especiais empunhadas, pra lidar com "clutch"(lutas contra mais de 1 inimigo) de 1x2 ou 3 inimigos, ou quem sabe contra um time inteiro, hehehe.
3 - Playmaker (armador): É o jogador que acompanha os fraggers, é o "meio-campistas"(mid) do time, cuja função é ficar na contenção se algo der errado com a investida dos atacantes, e aproveitar a deixa pra finalizar inimigos enfraquecidos após o ataque inicial.
Na prática, são a continuação do ataque de um time, e também responsável por comunicações importantes para o resto do time(o elo de comunicação com todos da equipe e com o líder, ou sendo o próprio líder), e ARMAR jogadas no andamento da partida.
Então este tipo de jogador precisa ser completo: estratégico, combatente e atitude de líder. Dependendo do mapa ou mesmo da quantidade de jogadores escalados no time, como 4x4, então o Playmaker passa a agir também como Support.
4 - Lurker (espreitador, ou "costinha"): Uma espécie de lobo solitário do time, ele agirá sozinho com o intuito de surpreender os inimigos de locais que não sob atenção deles(por isso o apelido "costinha", sendo a retaguarda do time). Ele sempre criará uma 2ª via de ataque(traiçoeiro). Ele não precisa de ajuda dos atacantes, pois é inadequado desfalcar um atacante do pra acompanhar o lurker, tirando assim toda sua descrição e poder te ataque do time.
Em partidas com menos jogadores(4x4), a função do Lurker é inutilizável na grande maioria das vezes justamente por não ser viável desfalcar um dos atacantes do time, mas um Fragger pode fazer papel de Lurker ´so em raros casos específicos.
5 - Sniper (atirador de elite): Esta classe de jogador é INDISPENSÁVEL! De fato, é uma espécie de Support também, ele ajuda o time na retaguarda, na maioria das vezes de longe, "pescando" frags e facilitando a vida dos "linhas de frente" do time. Sua função é finalizar os inimigo restantes com fogo pesado!!
Devido a sua grande importância num time, snipers precisam ser jogadores muito habilidosos com a mira(verdadeiros "aimwhores").
Combinações de itens e armas
Alguns itens são inúteis ou incompatíveis com certas armas. A sabedoria de usar estas combinações para cada função do jogador de um time é algo fundamental pra bom teamplay.
Kevlar+shotguns:
Kevlar+M4 ou MP5
Kevlar+Sniper:
Stealth+shotguns:
Stealth+M4 ou MP5:
Stealth+Sniper:
Bandolier+shotguns:
Bandolier+Sniper:
Laser+M4 e MP5:
Configurações: Jogador(cliente) e Servidor
Aqui explicarei quais são os comandos mais importantes para melhor desempenho do jogador, e comandos indispensáveis para servidores.
Jogador(Cliente side)
[ Quake 2 ] - Comandos do jogo padrão
cl_maxfps 100: É onde você configura seus "fps"(frames per second) do jogo. Foi comprovado em testes da engine do Quake2(id tech 2) que se você usar fps muito baixo, você não
gl_ext_swapinterval 0: Este comando ativa/desativa o V-sync(Vertical Sync) do jogo. Desligando isso faz com que você destrave seus fps dos 60 para ir indefinidamente além, o que é muito benéfico para as físicas do Quake2, como já explicado a respeito dos "fps".
gl_modulate 3: Regula o nível de escuridão dos ambientes(mapas). O padrão é "1"(com muitos locais escuros), mas na maioria dos servidores pelo mundo, o limite é até "3", se você tiver valor "4" você será kickado.
hand: É o lado onde o jogador empunha sua arma. Modo destro é valor 0. Canhoto é 1, e 2 é sem arma na tela(como cl_gun "0"). No caso do Quake2, é altamente aconselhável jogar com o modelo das armas visíveis, pra não ter confusão na hora de trocar de arma, por causa da lenta troca de armas que a natureza do jogo tem.
rate: Esta configuração é muito importante para seu desempenho online com tráfego de dados...
sensitivity: Aqui você configura a velocidade de sua sensitivity do mouse.
m_filter 0: Adiciona frames pra suavizar movimentos do seu mouse com PCs de pouco poder, mas causa input lag. Muito obsoleto hoje, deixe em "0" e seu mouse será mais responsivo(raw input).
m_pitch 0.005: Controla a sensitividade vertical da mira. Aqui há uma "MALANDRAGEM legítima" da época do Counter-Strike 1.5... o padrão é 0.022, mas se você baixar pra 0.005(ou algo perto disso, mas não coloque só "0" porque você fica sem mexer o mouse na vertical) sua mira fica bem mais controlável na vertical e facilita muito manter ela na altura da cabeça dos inimigos(não afeta recoils, ok), facilitando headshots.
m_side 0: Controla a sensitividade dos movimentos laterias(strafe) da mira. Inútil(aliás, existe isso???), pois na prática não há efeito nenhum, mas o estranho é que quase todos os jogadores de Q2 preferem isso "0".
[ Action Quake2 ] - Comandos específicos do mod
cl_hitsounds 1: Habilita os sons de acerto de tiros. Ainda bugado.
llsound 0: Nunca deixe em "1", NUNCA. Pois você não ouvirá sons personalizados de algum PAK que você tiver usando. Ele ajuda seu jogo ter menos lag ao usar sons originais do mod e do Quake2, mas isto era alguma coisa útil em 1998, né.
bholelimit 0: Elimina as marcas de tiros das paredes. Opcional, mas deixa o ambiente mais "limpo".
shelloff 1: O valor "1" elimina as cápsulas dos tiros saindo das armas, melhorando a visibilidade da tela.
splatlimit 0: Elimina as velhas marcar toscas de sangue do chão e paredes.
Comandos específicos do cliente executável Q2PRO
gl_anisotropy 16: Aplica o efeito anisotropy(melhor qualidade visual nas distâncias) nas texturas dos mapas. Opcional, mas é bonito visualmente.
gl_fontshadow 1: Mensagens de texto na tela ganham sombra bacana. Melhora muito a visibilidade!
gl_coloredlightmaps 0: Se gosta de jogar em modo simulado de software, ligue esta opção.
gl_picmip 0: Se gosta de jogar com picmip(distorcer texturas padrão, estilo "massinha, lego"), ligue esta opção, que vai até 4. Note que só funciona com texturas padrão(.wal), arquivos JPEG ou PNG não são afetados. E no q2pro, o picmip não afeta texturas das entity(objetos como armas, munições, players), só texturas de mapas.
s_ambient 3: Apenas sons de player entity são disponíveis, mas sons ambientais não(como barulho de vento, grilos, rádio tocando musiquinha do Karlsson no mapa City, hehehe)
scr_lag_draw 1: Liga o netgraph, no lado inferior a sua direita.
Servidor
Maplist do servidor do Arena Camper Quake:
Todo bom servidor que se preze, tem que ter um BOM MAPLIST(ou mappool, como queiram...)! Ninguém gosta de mapas chatos, complicados demais ou grande demais no meio da rotação de um maplist. Selecionamos apenas 25 MAPAS COMPETITIVOS que foram muito populares e são, de fato, os mais jogados até hoje, e são o que o povo sempre gostou. São eles...
Teamjungle - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/teamjungle.zip
Teamdepo - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/teamdepo.zip
City - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/city.zip
Actcity2 - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/actcity2.zip
Aggression - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/aggression.zip
Assassin2 - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/assassin2.zip
Cloud - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/cloud.zip
Cloud2 - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/cloud2.zip
Country - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/country.zip
Deepcanyon - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/deepcanyon.zip
Mesto - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/mesto.zip
Citygate - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/citygate.zip
Cliff - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/cliff.zip
Murder - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/murder.zip
Sandstorm - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/sandstorm.zip
Country - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/country.zip
Country2 - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/country2.zip
Retro3 - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/retro3.zip
Teamrocks - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/teamrocks.zip
Urban2 - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/urban2.zip
Urban4 - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/urban4.zip
Rhstation - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/rhstation.zip
Airport - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/airport.zip
Tequila - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/tequila.zip
De_Dust - www.lahtela.com/aq2suomi/maps/de_dust.zip
>>> DOWNLOADS <<< : Hj é muito raro achar um link para o aq2 original antigão, o q mais há são os mod incrementados pela comunidade(com huds alternativos, texturas em HD, etc). Deixarei alguns por aqui, ainda não os testei mas creio q são o q vcs precisam pra jogar.
[Client files]:
Link 1("O originalzão") > http://tastyspleen.n...ke/actn1Ccl.exe
Link 2(versão moderna) > http://uitto.iki.fi/...install/aq2.fi/
Link 3(outra versão moderna Full HD - AQ2 MBD, "Merged by Dynamic") > https://aq2-tng.com/aq2_mbd/
[Aq2 versão TNG]: Vc precisará baixar estes arquivos aqui tbm...
Link 3 (TNG 2.81 - client) > https://sourceforge....s/aq2-tng/2.81/
Link 4(TNG 2.81 - server) > http://slacker.home....cow.net/server/
pág. Oficial do TNG > http://aq2-tng.sourceforge.net/
[Mapas para Aq2]: Os diversos mapas próprios pra AQ2 podem ser baixados destes links abaixo...
Link 1(Quadaver) > http://aq2maps.quadaver.org/
Link 2(Lahtelas' Map Archive) > http://www.lahtela.c...n-quake-2-maps/
Link 3(Map Warehouse) > http://aq2mw.wh00s.net/
Tudo sobre AQ2(skins, texturas, HUDs, etc):
Link > http://marlporo.pp.fi/aq2/index.html
deathmask aq2 > https://luisdeathmas...om/actionquake2
NOVO - AQ2 REV: https://actionquake.net/aq2modhtml/
====== LINKS DIVERSOS======
- O MAIOR acervo d arquivos e info. sobre Aq2 > http://aq2world.com/
- Wikipedia(inglês) do Aq2 > https://en.wikipedia.../Action_Quake_2
- Nomes dos arquivos originais do mod original > http://shell.world-n...ake2/index.html
- Matéria sobre o mod no site Rock, Paper, Shotgun > http://www.rockpaper...ke-2-community/
- Action Quake 2 is officially complete (The6thfFoor) > http://the6thfloor.c...ially-complete/
- Matéria brasileira sobre Aq2 > http://campq2t.blogs...on-quake-2.html
- Outra versão moderna do mod stando-alone(Aq2suomi) > http://www.aq2suomi.com/
- Readme do jogo > http://robotrenegade...ion Quake 2.htm
- Outlawz Clan Site > http://www.oocities..../8290/index.htm
- Site do servidor da Pelitutka > http://www.pelitutka.fi/
- aq2 kiffen cfg > http://q3ffa.freefor...configs-scripts
- Akuta's Jumping Guide "My Way" > http://www.aq2suomi.....php?f=6&t=7145
- Aq2 1.52 missing sounds > https://www.vogons.o...hp?f=24&t=46091
- http://www.aq2suomi....&t=2924&p=68056
- Review do mod no mod central > http://www.quakewiki...s/actionrev.htm
Vídeo de gameplay do Action:
4x4 entre os clans finlandeses [StN] vs a5K - Mapas: Country e Citygate(respectivamente no vídeo)
Fotos:
// End
Evite ficar PULANDO A TOA! Sua mira sempre ficará ruim, ao passo que você se tornará um alvo mais fácil para os inimigos. Ao invés, aprenda a se esquivar andando de um lado pra outro de forma imprevisível!