Jump to content


Toggle shoutbox

QuakeServers.Net | Q2Servers.com | Zandronum | ZDaemon | Arena Camper® | Discord NetQuake | Droni Nostalgia Games

contador

@  nQ.Lejionator : (22 January 2024 - 10:06 PM) Ontem foi níver do Droni! :P
@  nQ.Lejionator : (08 January 2024 - 07:52 PM) FELIZ ANO NOVO 2024 ATRASADO!
@  nQ.Lejionator : (16 December 2023 - 04:06 PM) Tá chegando o final do ano... Hou-hou-hou..
@  nQ.Lejionator : (08 September 2023 - 08:15 PM) Jogadores de quake são inaposentáveis
@  Sangue : (08 September 2023 - 12:06 PM) Definitivamente aposentado.
@  nQ.Lejionator : (29 July 2023 - 12:43 PM) Salve, garoto!
@  YungBlood : (28 July 2023 - 09:43 PM) Oi :)
@  nQ.Lejionator : (02 July 2023 - 01:28 PM) Cadê tu, Sangue??
@  nQ.Lejionator : (23 March 2023 - 12:57 AM) Estamos aqui, firmes e fortes, ó Droni!!
@  Droni : (27 January 2023 - 04:20 PM) Salve Rapaziada! E ai como vcs estao, comportadinhos? rsrs

Faço lives todos os dias as 19hrs heim? espero por vcs!

https://fb.gg/Nost4lgiagames
@  nQ.Lejionator : (20 September 2022 - 04:39 PM) 27 graus aqui no interior de SP.
@  nQ.Lejionator : (03 September 2022 - 12:57 PM) Tópico sobre versão do Kali com suporte para HDuke quase concluído.
@  nQ.Lejionator : (15 August 2022 - 05:29 PM) :o :o :o
@  nQ.Lejionator : (14 August 2022 - 02:18 AM) Já que ninguém vem aqui e nem lê nada, vou assumi- eu sou gay
@  nQ.Lejionator : (04 August 2022 - 01:24 AM) Doom3 fez 18 aninhos ontem...
@  Sangue : (19 July 2022 - 07:26 PM) Eu subi o servidor, mas ninguém desceu nele para jogar.
@  nQ.Lejionator : (07 June 2022 - 12:05 AM) Estamos torcendo por vc, Sangue. Já tive problemas pessoais e fiquei afastado daqui. Sei cumé! B)
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:30 PM) Só ativei o servidor de Q2 porque preciso de algo para manter minha cabeça ocupada. Eu zerei o HD, instalei o LUbuntu no lugar do Slack e estou recuperando o backup aos poucos.
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:27 PM) Eu não voltei, porque nunca saí daqui. Só deixei de postar, não resolvi meus problemas pessoais.
@  nQ.Lejionator : (06 June 2022 - 04:36 PM) Luciano "Sangue" parece que voltou para o Quake2...
@  nQ.Lejionator : (01 June 2022 - 01:56 PM) Aq2 pra Steam saindo do forno... https://store.steamp...1978800/AQtion/
@  nQ.Lejionator : (13 May 2022 - 12:58 PM) FICOU FODÁSTICO!!!! Muito obrigado, Droni! :D
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) - Renovação do host para até 2026
- Migração do forum para um servidor Brasileiro.
- Novo Logo
- Recache / Rebuild de todos os indexadores
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) Salve pessoal, coloquei algumas melhorias no forum
@  nQ.Lejionator : (01 April 2022 - 06:16 PM) Quem aqui já caiu na pegadinha do 1º de abril?? (assim como eu?)
@  nQ.Lejionator : (26 March 2022 - 11:44 PM) Surrei uns bots lá no udmx
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 04:50 PM) AAhhhhh.... :D :D :D
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 01:21 AM) Quinta??
@  nQ.Lejionator : (15 March 2022 - 09:52 PM) Que merda... :/
@  arenacamper.... : (15 March 2022 - 01:52 PM) ... os bauns tempos já se foram faz tempo... e os players que sobraram são sistemáticos...
@  nQ.Lejionator : (14 March 2022 - 08:56 PM) Achei dois BR jogando CTF num server de Q3. Pensa nuns cara mala! Sequer conversaram comigo, nem chamar aqui pro fórum ou pro discord. Parece que as pessoas não gostam mais de interagir no multiplayer. Q3, um jogo morto, nego prefere jogar com bots... :/
@  nQ.Lejionator : (13 March 2022 - 06:14 PM) Eternamente, éter na mente
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 09:44 PM) kaUSKUSHAksuhaskuahSAKuhakuhsaKUHASkuhsaKUHASkhuasKUHSAkhusaKHUASKUHAS
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:25 PM) Botei um pra correr lá já... "reddeuce"! xD
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:10 PM) Tô away lá no arenacamper de QW
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 08:11 PM) acabo de humilhar mais 1 ali no Q1... foram 3 ou 4 sem doh...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 07:14 PM) O LOCO, BICHO! O_0
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 06:42 PM) Ih, rapá... hoje já foi Q1, Q3 e DOOM2 (no BR e nos gringo)...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 05:19 PM) Acho que hj a noite rola uns FFA no Doom2... vontade de jogar isso. Ou Q3...
@  arenacamper.... : (07 March 2022 - 09:33 PM) Não sei. Mas ele funciona bem e ainda é opensource.

Photo

Quake Live - Guia/Tutorial [para iniciantes]


  • Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 708 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 11 November 2015 - 02:38 AM

tocdLQX.jpg

Quake Live: Guia/Tutorial para iniciantes!!
 
Quake Live é um jogo FPS da iD Software, criado em 2008, é cronologicamente o 6º jogo da série Quake. Na versão beta, foi batizado como "Quake Zero" e seus arquivos enssenciais tinham as siglas "qz", como mapas(qzdm6, qztourney4, etc), e CFGs como o "qzconfig, q é um arquivo gerado automáticamente até hj. O nome foi modificado por questões de direitos autorais, acredito.
O conceito do Quake Live era de ser um jogo q ficasse fora da ordem cronológica da pseudo-história da série, para q fosse uma desculpa pra iD Sotware trabalhar com mais profundidade e testar recursos novos da engine da iD Tech 3 atualizada, num jogo já conhecido e leve para os padrões atuais, no caso o Quake 3: Arena(que também usa o iD Tech 3 original), que foi de fato o quake mais bem sucedido da série em termos d jogabilidade e engine. E acredito que essa experiência serviria como laboratório para o próximo projeto da lendária empresa, o "Doom 4".

Diferente d seus antecessores, q foram feitos pra serem vendidos em CD-ROMs/DVD-Roms, Quake Live foi criado pra ser um jogo grátis q rodasse diretamente em navegadores de internet, através de um plug-in próprio. Dia 6 de Agosto de 2010 o jogo teve uma grande mudança em vários aspectos, como a renomeação dos arquivos dos mapas, de siglas pra nomes próprios(ex.: qzdm6 virou campgrounds, ztntourney1 em bloodrun, etc), vários mapas novos e adição do gametype Freeze Tag.

No dia 17 de Dezembro de 2013, sai a versão standalone(que roda por sí próprio) e deixa de existir como um jogo dependente de navegadores de internet. As principais mudanças no standalone foi a limite do comando com_maxfps aumentado de 125 para 250, e o alcance do r_lodBias de -2 até 2, sendo 0 como padrão. Dia 27 de Agosto 2014 houve notáveis mudanças no sistema do jogo, como o enfraquecimento da LG, adição de uma nova arma(HMG), arquivos pk3 agora são abertos com winzip, desativação de elementos da Mission Pack do Q3, o Team Arena(como as runas, as armas Prox Launcher, Chaingun e Nailgun de todos os mapas oriundos do TA), e introdução de Loadouts. Em 11 de Setembro de 2014 foi adicionado novas medalhas in-game(First Frag, Revenge e Mid Air) e o knockback(efeito de empurrar pra trás) da LG.

 

Dia 17 de Setembro de 2014 o jogo foi lançado na Steam. Dia 21 de Outubro de 2015, sai a versão beta do Quake Live exclusivo pra Steam.
 
Etapas de aprendizagem para o Quake Live:
Aqui vou explicar como saber tudo sobre o jogo de forma simples, simplificada e pouco específica, mas farei o melhor que puder. Seguirei com ETAPAS, que julguei em ordem de importância, pare melhor compreensão.
 
A- Netcode
B- Jogabilidade(gameplay)
C- Quake Live vs Quake 3: Arena
D- Modos de jogo(gametypes)
E- Aprenda a jogar
F- Configurações
G- Periféricos
H- Demos
 
( A ) NETCODE:

90216-QLNetcode_basics_INGAME_s.jpg
A engine, como já dito antes aqui, é a iD Tech 3 atualizada, e possui sistema anti-lag. ... (continua)
 
( B ) JOGABILIDADE:
Pelas características das armas(maioria hitscans), pelo netcode antilag e a engine ser iD Tech 3 melhorada, o jogo é de fato muito "aim based"(focado em pontaria). É uma característica de jogos FPS modernos, vc precisa aceitar isso. A liberdade de movimentação, velocidade, saltos, strafe-jumps e ramp-jumps(pulos duplos) também é bem evoluída.
Você também consegue fazer combos com seus ataques, porque no jogo vc troca as armas é muito rápida. Exemplos de combos é quando vc causa danos iniciais por explosão(rockets, granadas) e finaliza matando seu inimigo com hitscans(Rails, LG ou SSG).
 
( C ) QUAKELIVE vs QUAKE III: ARENA:

1007227533-457986394-img.jpg

NETCODE: A primeira vista muitos podem dizer que é a mesma coisa, mas na verdade são jogos bem diferentes em vários aspectos. A começar pelo netcode, que no Q3 era a versão antiga do id Tech 3 e não possuía sistema anti-lag pra ping alto. Basicamente era o mesmo netcode do Quake 2, mas obviamente mais complexo e com mais recursos. Ou seja, no final das contas vc ainda teria que mirar numa determinada distância á frente da onde seu inimigo estava indo, de acordo com o seu próprio ping pra poder acertá-lo. Vc tinha que prever onde seu inimigo iria e atirar antes dele passar em determinado ponto.

No Quake Live, que possui ant-ilag, vc só precisa mirar EXATAMENTE ONDE ESTÁ o seu inimigo, sem ficar calculando onde ele poderia ir e atirando um pouco adiante do oponente com sua Railgun, como é preciso fazer no Q3. Mas lembrando que o ant-ilag tem limite pra funcionar, claro, e no QL ele trabalha até em torno de 80ms de ping.
ARMAS: Outra diferença é que as armas no QL são mais "nerfadas"(enfraquecidas), então elas causam diferentes quantias de dmg(damage) em relação ao Q3. Por ex.: No QL, a LG causa 6 dmg, enquanto no Q3 causa 8 dmg. No QL, a Rail faz 80 dmg, no Q3 faz 100. Splashes(explosões) das rockets causam até 84 dmg no QL, já no Q3 vão até 120 dmg!

A MG causa 7 dmg(5 no TDM) no Q3, no QL hoje em dia causa 5 dmg(4 no TDM).
MAPAS: Os mapas padrões no Q3 eram bem menos adequados pra competições do que no QL. Por muito tempo, a cena competitiva de Duel tinha um maplist(lista de mapas) bem restrito, enquanto no QL há muitos.Para o TDM do Q3 era mais escasso ainda, havia poucos mapas que serviam bem para tal tipo de jogo, só 3 mapas padrões como q3dm7(Retribution), q3dm14tmp(versão modificada do q3dm14, Grim Dungeouns) e pro-q3dm6(Campgrounds II), eram os mais balanceados. Então ambos os jogos, por padrão, possuem quase a mesma quantia de mapas mas o QL supera em qualidade, e atualmente(2016) possui MUITO mais mapas padrões.
 
( D ) MODOS DE JOGOS (GAMETYPES):
Originalmente, havia só 4 tipos de gametypes: FFA(o antigo deathmatch), Duel(deathmatch 1v1), TDM(teamplay deathmatch) e CTF(capture the flag). Após foi lançado o Freeze Tag, que é um TDM diferente, onde vc congela seus inimigos e precisa descongelar seus amigos. E então, foi adicionado mais os modos Red Rover... (continua)
 
( E ) APRENDA A JOGAR:
Quake Live é um jogo FPS comum como outro qualquer e não há muitos segredos, se vc prestar atenção. As pessoas que pensam que há coisas mais além do que os olhos delas vêem. Claro, o jogo em sí não é nada newbie friendly, acho que por isso é que o jogo causa tanto misticismo. O problema maior é a FALTA DE INFORMAÇÃO disponível para o público brasileiro, então muitos até hoje ainda precisam procurar em foruns estrangeiros dicas e soluções para seus problemas/dúvidas. E a comunidade quaker daqui é muito fechada e quase extinta, o que torna a vida dos novatos um esforço cansativo. E esta É A RAZÃO pelo qual eu criei este guia, pois eu gostaria que o jogo tivesse mais atenção das pessoas e que elas tivessem fácil acesso pra tudo o que precisarem, assim o jogo não seria tão abandonado por ser tão misterioso e por ter uma comunidade minúscula e hostil.
Para jogar bem, vc precisa, em ordem de importância:
 

1- Estabelecer uma sensitivity ideal para vc.
2- Saber usar TODAS as armas do jeito certo e na hora certa.
3- Saber se posicionar corretamente.

4- Damage Output
5- Saber correr rápido e pular mais distante.
6- Saber configurar o jogo pra que fique o mais confortável possível.
7- Timing Items

 

[ 1 ] SENSITIVITY: Definí-la é a primeira coisa a se fazer, uma "sens" que lhe permite mirar bem com todas as armas corretamente é fundamental! Vc precisa achar o "meio-termo", pois uma sens que faz vc errar muitas rails, rockets e LGs não é bom. Se sua mira sempre passa além do inimigo e nunca tá sob controle, é porque tá muito alta. Se ela tá lerda e sempre chega atrasada no inimigo, então tá muito baixa. Ela deve ser adequada pra todas as armas, pratique um pouco pra chegar a uma conclusão o mais rápido. Pratique com os bots do jogo.
Sua sens depende de 2 coisas: Mousepad(mousemat, para os gringos) e DPI do Mouse.

O Mousepad depende do tamanho da sua mesa que vc usa pra jogar. Quem tem mousepad pequeno que não chega a 25cm de largura, não conseguirá ter uma sens muito baixa, pois seu mouse terá pouco espaço pra percorrer. Quem tem mousepad grande, pode se dar o luxo de tentar usar uma sens mais baixa. Jogadores que usam sens muito baixa, o fazem pra ter um controle melhor da sua mira. Mas isto é mais indicado pra quem joga muito Duels, pois vc só tem 1 inimigo pra focar, enquanto num TDM ou CTF, vc tem vários ao mesmo tempo e de todo lado! Mas no final das contas isso é gosto pessoal, use o que for útil pra vc!

Já o DPI(Dots per Inch = Pontos por polegada, ou CPI, counts per inch) do mouse é a velocidade do percurso dele pela tela. DPI alto faz com que sua sens fique muito rápida. Por ex.: sensitivity 1 pode ser lenta pra DPI 400, mas pra DPI 1000 pode ser muito rápida. Há jogadores que preferem usar DPI baixo, como 400, 450, ou até 800, sob a alegação de que os movimentos da crosshair são mais precisos, independente da resolução da tela. DPI alto faz com que "erros humanos" sejam ampliados, então quanto maior o DPI, maior sensibilidade e consequentemente menor precisão. Se vc acha que pode controlar, como um "robô programado", 1600, 1800 ou 3500 posições diferentes dentro de um espaço de 2, 3 cm no seu mousepad com seu mouse, então vc precisa de 3500 DPI, que seja. Caso contrário, vc vai querer um DPI bem menor e mais espaço pra correr no seu mousepad! No entanto, é recomendável nunca aumentar a velocidade do ponteiro do mouse no windowns além do padrão 6/11(que é = 1, ou seja, 1:1 de taxa de pontos por polegada/ratio of dots per inch), sob a pena de ocorrer "skip counts"(é quando vc "pula pixels", seu mouse fica meio que "pulando, gaguejando", sem suavidade nos movimentos, como se vc tivesse jogando com "10 fps", rsrsrs), é melhor só alterar a sens do jogo. Mas há sempre algum jogador que usa DPI alto como 1000 ou até 3000, se o mouse suportar, por questões de gosto pessoal. Resumindo, DPI é sensibilidade, não precisão!!

 

Há uma fórmula especial chamada "cm/360º", onde vc fixa sua mira num ponto a frente, gira envolta de sí por 360º até sua mira chegar no ponto que vc tinha fixado como referência. Com isto vc descobre ou determina que tipo de sens vc usará. Por ex.: Com o teste dos 360º e usando sens 1.5, vc descobriu que seu mouse correu por 25cm no mousepad. Falando meio que "por cima", uma sens alta é em torno de menos de 20cm/360º. Sens média é de 20-35cm/360º. Sens baixa é pra cima de 35cm. Verifique seus estil ode jogo, tamanho do mousepad, espaço da sua mesa do computador e então defina qual tipo de sens vc terá melhor proveito!

 

Há o comando cl_mouseAccel. Ele permite que vc use sua mira de forma rápida pra uma direção distante, permitindo fazer os Flick Shots(tiros bruscos), mesmo vc usando uma sens muito baixa. É muito útil, e quase indispensável para os novatos. Medidas como "0.05" ou até "0.1" são aconselháveis. Alguns jogadores nem usam este comando por terem mouses já com aceleração imbutida, como o Mx518 da Logitech, por exemplo. Então é isso, configure sua sens de acordo com o tamanho do seu mousepad e DPI do mouse, e use algum accel, ok!

 

[ 2 ] ARMAS : Esta é também outra dificuldade dos novatos, que é saber usar as armas corretamente. Quake Live tem 14 armas diferentes e cada uma delas precisa ser usada de um jeito específico pra melhor proveito dela. Se vc usa uma arma incorretamente, é uma ARMA INÚTIL na sua mão! Por aqui há armas boas pra serem usadas com um inimigo distante, outras com um inimigo bem perto, outras com o inimigo perto e vc com Low Stack(quase morrendo), outras são boas quando Full Stacked(vc tá bem inteiro) e com o inimigo de longe, etc. As armas são: Gauntlet(gt), Machinegun(mg), Shotgun(sg), Grenade Launcher(gl), Rocket Launcher(rl), Lightningun(lg), Railgun(rg), Plasmagun(pg), BFG 10K(bfg), Nailgun(ng), Proximity Mine Launcher(pl), Chaingun(cg) e Heavy Machinegun(hmg).

 

Vamos classificar as armas sempre em 2 tipos: hitscans(acerto instantâneo) e projéteis(tiros lentos):

Hitscans: gt, mg, hmg, sg, cg, lg e rg
Projéteis: ng, pl, pg, gl, rl e bfg

 

As principais são obviamente a Rocket, Rail e LG, por serem as mais fortes e mais comuns em qualquer mapa. As mais raras(e até pouco úteis) são a Nail, Prox e Chain, são armas de CTF apenas em mapas oriundos do Q3 Team Arena. A BFG é mais poderosa do que a Rocket mas é rara também e exclusiva pra FFA. Sobre as hitscans, a Rail é útil com low stack, pois neste caso vc não tem muito a perder. LG, MG e HMG são úteis pra full stack, pois vc pode se dar o luxo de lutar prolongadamente.

A Plasma também se enquadra no caso da Rail, embora seja projétil, pois é poderosa e de difícil manejo. Muitos a usam contra uma rail, pois seus tiros ofuscam a visão dos oponentes. E a Rocket, ela é o rainha de todas as armas, poderosa e versátil, só não é boa em locais abertos contra hitscans poderosas e inimigos full stacked. Mas, como a Rail, é amiga dos low stackeds e dos jogadores fora de controle(na defensiva).

 

[ 3 ] POSICIONAMENTO: É um aspecto do jogo avançado pra novatos, mas fácil de se aprender bem. Saber se posicionar é tão fundamental como saber usar cada arma corretamente. No futebol, um goleiro mal posicionado é um goleiro inútil, mesmo ele sendo habilidoso. Bom posicionamento lhe permite se safar de situações de risco e aproveitar situações de vantagem.

Há várias situações de bom posicionamento que vc precisa refletir: Ficar no lado do mapa mais vantajoso(que tem melhor acesso aos itens mais poderosos) pra quem tá no controle do jogo(na ofensiva); Locais do mapa que vc deve permanecer só se tiver uma arma adequada; Se proteger em locais onde é melhor pra quem tá fora do controle, etc.

A "regra de ouro" é sempre ficar perto de entradas, portas e obstáculos, quando vc tá usando armas que têm tempo de recarga longo(shotgun, railgun, rockets), assim vc se protege saindo do campo de visão do inimigo enquanto recarrega sua arma. Se vc usar estas mesmas armas em locais abertos e desprotegidos, vc será presa fácil durante sua recarga e terá que se valer de boas esquivas pra tentar sobreviver ou prolongar a luta antes de morrer(quem é jogador de Doom 2 sabe do que estou falando).

Agora imagina vc lutar em uma área aberta contra um inimigo Full Stacked(cheio de vida e armaduras) e com LG? Se vc não tem stack o suficiente e nem uma LG também, EVITE ENTRAR NESTA SITUAÇÃO e nem saia pra áreas abertas! Atraia-o pra um corredor ou local fechado e use rockets. Ou "pesque-o" com boas rails de longe, de um local protegido.

 

Outra regra de ouro é vc só se arriscar em áreas abertas usando armas hitscans contínuas, como MG, HMG ou LG(ou uma Plasma Gun, que é de projéteis rápidos), e BEM STACKED. Pois numa luta, vc pode se esquivar do tiro do oponente e revidar continuamente, e ainda ter stack pra aguentar uma luta mais longa.
E lembre-se: Jogar de forma segura(safe) não quer dizer ficar fugindo. Fugir é uma estratégia distorcida, onde as pessoas acham que é bom, mas não é. Fugir não, mas recuar sendo agressivo SIM. Ás vezes vc precisa recuar a um ponto seguro e deixar o oponente vir com "sede ao pote" e enfiar-lhe um tiro bem dado na cara quando ele aparecer. Mas se vc fugir e dar-lhe as costas, vc tá perdendo uma oportunidade de causar danos e se tornando indefeso.

 

[ 4 ] PULOS : Aqui é uma área que envolve treino forte! E sem aprender isso, digamos então... VC TÁ FORA DO JOGO!! É duro, mas é verdade. Ou vc aprender as movimentações avançadas do Quake Live ou Quake Live NÃO É PRA VC! E esse conselho isso vale pra todos os jogos da série Quake e para o Doom! Mas não se preocupe, não é tão difícil assim e com boa prática(e paciência), vc dominará a ponto de fazê-lo o tempo todo.
Pra começar, vc deve ter a opção de correr sempre ativada, pois senão, vc continuará a andar como uma lesma. O ideal é correr sempre, e pra isso vc tem 3 caminhos: 1- Vc baixa o console e digita "cl_run 1"; 2- Vc adiciona esta linha de comando(seta cl_run "1") na sua cfg pessoal; 3- Ou vc vai em options > always run ON. O jogo tem 3 habilidades de movimentação que vc PRECISA dominar: Circle Jumping, Strafe Jumping e Ramp Jumping.

Circle Jumping: É um pulo bem maior do que um pulo comum, útil para alcançar locais distantes demais. E vc ainda pode usar isto como movimento inicial para entrar em um Strafe Jump(explicado logo após) veloz! É assim, vc fica de lado para o objetivo que vc quer alcançar(seja um poço enorme, uma ponte quebrada, etc), dê só um passo pra frente com o +forward(a tecla W), aperte então uma tecla de strafe(sem soltar a tecla de andar pra frente!), mova o mouse ao mesmo tempo na mesma direção do strafe que vc usou e então PULE, ficando agora de frente com o objetivo que vc queria alcançar.

 

Um exemplo de uma situação pra se usar o Circle Jump, o "Bridge to Rail" no mapa Campgrounds:

 

Strafe Jumping: Vc corre pra frente e pula ao mesmo tempo, pra obter mais velocidade, com a ajuda do mouse. Este truque o faz atingir mais de "550 ups". Pra isso vc só precisa: Apertar a tecla +forward(andar rpa frente), mover o mouse numa rápida puxada pra um dos lados(num ângulo de pelo menos 30º a partir do centro da tela) e ao mesmo tempo pular e apertar a tecla de fazer strafe(andar lateralmente) do mesmo lado que vc moveu o mouse. E sempre mude a direção do mouse e as teclas de strafes ANTES de aterrisar e pular novamente, ok! Ex.: Sua preparação começa andando pra frente, move o mouse pra sua esquerda, e então começa os Strafe Jumps pra sua direita, mantendo sempre a tecla de +forward pressionada, puxa rápido seu mouse pra direita ao mesmo tempo que vc pula e aprta a tecla +moveright(strafe para a direita, tecla D). E prossegue do mesmo jeito, sempre alternando as teclas de andar de lado, junto com o lado que vc move o mouse. Se vc deixar de acionar os strafes, vc irá perder velocidade até parar no meio do caminho. Strafe Jump é uma movimentação comum e indispensável, e deve ser usada na maior parte do tempo, ao invés de só andar reto pra frente, que é algo lento.

Ramp Jumping: No Q2, chamamos isso de "double jump"... 

 

Teleport Jump:

 

Plasma Climb:
 

[ 5 ] DAMAGE OUTPUT: Significa...

 

[ 6 ] CONFIGURAÇÃO PESSOAL: Configurações é muito importante. Boa configuração é quando vc consegue usar todos os recursos do jogo sem muito esforço, e fazer seu jogo FLUIR. Já pensou se durante uma luta vc tenha que sempre ir apertar a tecla 9 pra usar a Railgun? Não seria mais fácil deixar a Rail configurada em alguma tecla vazia mais próxima dos seus dedos, como a tecla "Q"?
No QL, o padrão das teclas de movimentação é o estilo WASD. Ou seja, a tecla "W" é +forward(andar pra frente), "A" é +moveleft(de lado, pra esquerda), "S" é +back(pra trás) e "D" é +moveright(de lado, pra direita). Pra pular, é a tecla "Space"(+movejump), e pra atirar(+attack) é o botão esquerdo do mouse(+MOUSE1).
Pessoalmente, eu bindei as armas assim: rail na tecla Q, rocket no E, LG no R, granadas no F, plasma no C, BFG no V e HMG no X. Pra agachar/crouch(+movedown), é a tecla "CTRL"(left ctrl). Pra andar normal(+speed, se o comando cl_run for "1"), que é silencioso, mas é bem lento, é a tecla "ALT"(left alt). No SHIFT(left) eu bindei o script(conjunto de aliases) do "Rocket Jump", embora eu use bem pouco. Acho mais fácil fazer manualmente, mas mesmo assim deixei bindado deste jeito só pra não deixar a tecla vazia. O botão direito do mouse(+MOUSE2) é o +zoom.
Outras teclas eu bindei organizando de modo que eu acho mais intuitivo. Por ex.: A tecla DEL significa delete, então associei a palavra com o ato de "morrer", então bindei a ação +kill(suicídio) nesta tecla. Ela é útil em CTF, quando vc se suicida e deixa um power-up ou enemy flag para o companheiro(se as regras do server permitir, claro).

 

[ 7 ] TIMING ITEMS:

80985-timing_white.jpg

É a habilidade de cronometar quando os itens irão renascer(respawn). É vital desenvolver esta habilidade pois a maioria dos gametypes possui itens que renascem durante a partida. Então vc deve ir sem perca de tempo para um local onde um item importante vai surgir(MegaHealth, Red Armor, Quad, etc) e pegá-lo, pra se equipar sobre seus inimigos.

Em TDM, CTF e Duels, timing é MUITO IMPORTANTE! A maioria dos bons duelistas só fazem timing de dois itens durante um jogo, ás vezes só um, e o resto eles vão buscar por intuição. Cypher mesmo já admitiu que costuma cronometrar só o MH e as armors por intuição, na maioria de seus jogos quando ele não está muito focado. Cooller é muito bom em lembrar o "ciclo dos itens" e ele chega até a fazer timing das Shards, quando ele tá fora de controle. Rapha é reconhecidamente o único que chega a conseguir cronometrar até 5 itens de uma vez, na maioria das vezes, junto com o russo Agent. Strenx, DaHanG e Spart1e também foram ÓTIMOS nos timings de 2 itens, de forma bem consistente. Reza a lenda que o antigo duelista de Q3, o holandês if-22, fazia timing dos oponentes(referência ao momento onde eles estavam) ao invés dos itens.

Aconselho a memorizar os ponteiros de um "relógio imaginário" para os respawnsPor ex.: Sempre quando pegar o MH no número "5" do relógio, ele irá nascer aos "40". E então aos "15", e depois aos "50", então aos "25", assim por diante. Após alguma experiência, acrescente dois itens pra timing, depois tente três. Há estratégias diversas sobre timing, como: Ciclo dos Itens, Regras do 5 segs, Double Red, Delay e Fake Delay.

 

 - O Ciclo dos Itens é quando vc faz timing de apenas um item e os outros vc buscar por intuição. É mais fácil fazer o ciclo quando vc tá fora de controle, por estar pegando só armaduras, por exemplo, pois armaduras nunca se alternam entre os pickups(ato de pegar itens). Mas quando vc faz o ciclo incluindo o MH, a coisa fica mais complexa. Então é aconselhável a memorizar os ciclos apenas para armaduras e shards. Ciclar quando vc tá no controle do mapa, é difícil, mas também muito vantajoso, só tem que tomar cuidado pra não sincronizar o MH com a RAEx.: Vc pega o MH e RA na base do timing e "cicla" as YA, então vc vai pra YA-MH e depois pra YA-rail, caso seja esta ordem num mapa como Furious Heights(t7).

 

- A Regra dos 5 segundos é a tática de vc sempre dispor de focar na ação de ir num local que tá a 5 segs para o respawn de um item. Ex.: Se falta 15 segs pra um respawn de um item, vc pode gastar 10 segs pra fazer alguma ação antes(como tentar roubar uma YA, armar uma emboscada, pegar uma arma, etc) e então usar os 5 segs restantes pra ir pegar tal item. Aqui serve de exemplo que vc também deve fazer timing de suas ações, não só saber quando um item vai nascer.

 

- Double Red é a situação onde vc consegue pegar a RA DUAS VEZES antes do próximo respawn do MH.

Ex.: Aos 4:05 do relógio vc pega o MH e aos 4:10 vc pega a RA. Então a próxima RA será aos 4:35, ou seja, vc terá a oportunidade de pegar duas RA antes do MH nascer aos 4:40! Esta é uma situação de extrema vantagem, se vc conseguí-la.

80847-red_mega_chart.png

- O Delay é o ato de demorar pra pegar um item. E porque vc demoraria a pegar um item ao invés de pegá-lo imediatamente assim que vc tiver sobre ele? Bem, as razões normalmente são para sincronizar o respawn da RA e do MH quando vc tá fora do controle, ou dessincronizá-los quando tá no controle.

Ex.: quando vc tá fora de controle, vc quer que o inimigo esteja ocupado em pegar um item ao memos tempo que outro item importante tá disponível pra vc pegar também, assim vc pode pegar tal item sem preocupações e ainda equilibrar seu stack(sua vida e armadura). E pra isso, vc precisa dar um jeito de sincronizar os itens. Então, itens dessincronizados são úteis pra quem tá no controle apenas. O Delay também serve pra vc fazer o Double Red, que é vc pegar a RA 5 segundos após pegar o MH, assim faz a RA nascer denovo antes do respawn do MH, permitindo vc pegar a RA 2 vezes antes do próximo MH. Já o Fake Delay é o ato de vc já ter pego o item e mesmo assim esperar no local e fazer o inimigo crer que vc foi frustrado ao tentar pegar um item. Então vc recua do local e assim que o inimigo for tentar "pegar" o item, vc embosca ele e lhe cause alguns danos(ou mesmo um frag). No final, um Fake Delay é um tipo de trap(armadilha) pra prejudicar o inimigo.

 

Continua...


I AM THE DESTROYER! :angry:

#2 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 708 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 11 November 2015 - 04:48 AM

( F ) CONFIGURAÇÕES VISUAIS - CFGs "High Visibility":

85201-1.jpg
Há muitas opções de configuração no jogo, mas basicamente são só visuais e desempenho. Visuais são a respeito do que vc quer ver e o que quer mudar do padrão. Desempenho é sobre o que vc quer desativar... (continua)

 

( G ) MAPAS:

76950-campgrounds.jpg

Este é um assunto MUITO IMPORTANTE para ter bom desempenho no jogo. Vc PRECISA aprender a jogar nos mapas mais populares e conhecê-los como a palma da sua mão!!! Não é frustrante ficar perdido num mapa onde vc nem sabe onde se posicionar pra se proteger, quais as melhores rotinas pra pegar os itens, pontos estratégicos, etc, enquanto seu oponente te controla como uma marionete? É indispensável vc conhecer o mapa que vc joga, pra não ficar perdido que como se estivesse no labirinto do minotauro. 

Há muitos mapas no jogo, mas só alguns são sempre especialmente selecionados em qualquer tipo de competição, seja Duel, TDM ou CTF. E decorar, estudar e se habituar nestes mapas específicos é uma grande vantagem estratégica(leia o llivro "A Arte da Guerra" e vc saberá o que quero dizer)!!

Atualmente no Quake Live, alguns mapas estão na moda e muito jogados(overplayed) pela comunidade, outros ficaram menos populares por causa de simples saturação e pela vinda de mapas novos.

 

Nos Duelos, os top 3 são Toxicity, Cure e Sinister. Elder também é ótimo, por ser um mapa exótico e estilo "Quake 1" de ser. Furious Heights e Aerowalk também ainda são bem populares, embora sejam um tanto antigos(aero é MUITO mais, é da época do Q1). Já os mapas antigos, muito populares desde a época do Q3 mas que hj em dia estão menos jogados, são o Campgrounds, Blood Run e Lost World.

Em TDM, os mapas Tornado, Ragnarok e Limbus são a febre do momento. Purgatory, Dreadful Place e Grim Dungeons, apesar de já um tanto antigos(principalmente os dois últimos citados), ainda são BEM POPULARES!! Campgrounds, Deep Inside e Hidden Fortress já não são tão populares hj em dia como foram antes, por serem antigos e já saturados.

Já no CTF, os mapas mais jogados são Japanese Castles, Spider Crossings e Pillbox. New Cerberon é um novo mapa que está em alta. Já Ironworks e Shining Forces apesar de antigos no QL, ainda são muito jogados. Mas mapas antigos como Troubled Waters, Courtyard e Siberia já estão ultrapassados hoje em dia, apesar de terem sido MUITO populares antes e serem bons mapas pra um bom teamplay.

 
( H ) DEMOS:
Saber ver um demo/vídeo, é como saber ler um livro em outro idioma. Se vc não dominar tal idioma, vc não aproveitará o que o livro tem a oferecer. então se vc não saber como jogar Quake Live do jeito certo, vc não conseguirá entender o que os profissionais estão fazendo no jogo. Estudar demos é muito importante, pois vendo os movimentos e as estratégias que os melhores jogadores do mundo estão fazendo é um aprendizado valioso.

Ser um BOM JOGADOR não é só ter boa mira, ou ter só bom posicionamento, ou ter só bom timing dos itens, ou só ter conhecimento do mapa... é o conjunto da obra o MÍNIMO necessário pra se fazer um bom duelista de alto nível. E como dizia o velho ditado, "conhecer os outros é inteligência".

Historicamente, os melhores jogadores do mundo no Quake Live são os europeus e norte-americanos. Não por questão de nacionalidade, mas por questão de que eles são mais ativos, experientes e, consequentimente, mais habilidosos. Uma comunidade com mais jogadores, é uma comunidade maior. E então, se são mais competitivos, são mais experientes. E então mais habilidosos. Mas, claro, talento não se discute e pode haver algum grande jogador escondido na Faixa de Gaza, por exemplo. Mas por questões de probabilidade, os europeus são os melhores e aconselho a ver os demos da maioria deles. Os melhores Duelistas profissionais são: Rapha, Cypher, Cooller, Evil(antes Luc1fer), Avek, DaHanG, Strenx, K1llsen, Toxjq(ou Toxic), Spart1e, czm, Stermy, Jibo, zero4, Fatality, z4muz, Polosat1y, Unkind(hoje Maloy), Pele, noBap, Lexer, Lakerman, Socrates e Blue. Os melhores "TDMers" são: L1nkje(ou L1nkin), Zyrix, Winz, Noctis, Krysa, Dem0n, Whaz, Latrommi, FearZzz, Pavel, Prozac. No CTF, são: Silencep, Zyrinx, kgb, Draven, Deji, id_, Zorak, Vertex, Thefou e Ooze.

 

No Brasil, há também poucos, mas bons jogadores. Um jogador antigo e hoje o melhor duelista nacional, é o Nohead, que também foi grande jogador de Q2 e Q3. Há também um campeão da época do Q3, que venceu a CPL Brasil 2006, EvilRyu(Ryu na época). Os que correm por fora são Nosfa(antes um dos melhores duelistas sul-americano de Half-Life), Aluisio(antigo Alucard, do Q3) e Skywalker(também vindo do Q3).

 

Vídeo de duelo de profissionais(Rapha vs Cooller, na Grande Final do ESL@ Intel Extreme Masters 4 - World Championship 2010)

 

- Demos de diversos torneios de QL > http://demos.igmdb.org/

 

( I ) PERIFÉRICOS:

960x256.jpg

Este é o GRANDE DESEQUILÍBRIO de uma partida entre adversários do mesmo nível de habilidade, em LAN e principalmente ONLINE. Porque quando dois jogadores com mesma habilidade e inteligência jogam, o que tem melhores equipamentos(mouse, mousepad, fones, teclado e monitor) LEVARÁ a vantagem.

 

Enquanto um jogador tem mouse melhor(500, 1000Hz de saída USB), com click de mouse que leva entre 1-3ms de input lag(atraso de ações), e se o outro jogador usar mouse de 15 reais de "lojinha de informática", de só 125Hz padrão, passando dos 50ms de input lag? Claro, o jogador com mouse melhor será bem mais rápido no gatilho e terá larga vantagem!! Isso sem falar dos monitores, outra questão de MUITA VANTAGEM...

 

Sobre monitores, enquanto um pode ter um LED de 144Hz, com 1ms de input lag, e o outro ter um monitor comum de lojas por aí, com só 75Hz e uns 50ms de input lag?

Já sobre os arcaicos monitores CRT(monitores antigos em formato de caixas), é sabido que eles sempre tinham "0" de input lag(inexistente), mas mesmo assim a maioria não passava dos 75Hz, só os de boa marca atingiam os 120Hz, além de serem muito pesados(alguns passavam facilmente dos 30kg) e bem prejudiciais a saúde dos olhos.

 

E estas vantagems também se aplicam a headphones, teclados, mousepads e até a tipos de conexões de internet(há rotas que permitem que vc tenha menos ping, há rotas que viajam mais e faz vc ter ping maior, etc.), como o WIFI(conexão sem cabo, ruim pra jogos online por ser muito vulnerável a interferências de tempo, vizinhos que "roubam wifi", etc). É melhor um mousepad de lan house fuleira ou aquele da Razer ou da SteelSeries, que deslizam como manteiga?

 

Pense nisso, e vc perceberá que investimentos como este fazem não são á toa, e fazem sentido. Ninguém pagaria 300 reais num mouse profissional á toa, se não houvesse alguma vantagem. Pra um jogador que quer alcançar os níveis mais altos de eficiência pra competições/partidas em jogos FPS, ele precisa de ter os seguintes periféricos de ótima qualidade: Mousepad, Mouse, Monitor(pra "online heroes"), Teclado e Headset. Abrí um parênteses no monitor sobre a expressão online heroes, que significa jogadores que têm ótimo desempenho em partidas online(via internet). Então um ótimo monitor em casa se faz necessário, já que torneios em LAN já possuem seus próprios monitores.

 

Resumindo com um mero exemplo, "por mais que Ayrton Senna fosse um ótimo piloto, ele não seria capaz de vencer uma única corrida com um Corcel II, e seus concorrentes com uma Ferrari ou McLaren", kkkk :P

 

Exemplo de periféricos para gamers:

- Mouse Zowie ZA Series, um dos melhores mouses da atualidade, com tamanhos variados!

new_zowie.jpg

 

- Tabela de comparação de tempo de resposta(input lag) do clique dos mouses gamers:

https://docs.google....f=2&pli=1#gid=0

 

Outra tabela(gráfica)

cd43a575_button_latency_testing_overall_

 

- Mousepad da SteelSeries Qck+, uma unanimidade entre os jogadores!

 

mouse-pad-gamer-steelseries-qck-heavy-ga

 

- Monitor da ASUS

24-236-405-11.jpg


I AM THE DESTROYER! :angry:

#3 arenacamper.ddns.net

arenacamper.ddns.net

    Camper Member

  • Administrators
  • 194 posts

Posted 12 November 2015 - 03:32 PM

Para mim é realmente o melhor Quake de todos. Gráficos lindos, jogabilidade e sons incríveis.


  • nQ.Lejionator likes this

586 DX 133mhz - 8MB RAM - HD 840MB - Trident PCI 9680 4MB - CD ROM 8x - Placa de Som ISA Creative Sound Blaster 16 - Windows 95 OSR2 original

Rodando paciência e campo minado com tudo no ULTRA

#chupa





0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users