Sid Meier's Civilization III: Complete (versão da Steam)
Sid Meier's Civilization III (ou "Civ3" para os íntimos) é um jogo de estratégia simulador de civilizações, baseado em turnos, da desenvolvedora Firaxis Games, e distribuído na época pela Infogrames (hj atual Atari). É a sequência direta de Sid Meier's Civilization II e depois foi seguido pelo Civilization IV. O jogo oferece uma jogabilidade altamente evoluída em termos de mecânica e estratégia.
Ao contrário das versões anteriores, e talvez desmentindo seu nome, Civ 3 foi projetado não pelo criador original Sid Meier, mas por Jeff Briggs, um designer de jogos, e Soren Johnson, um programador de jogos.
Foi lançado no dia 30 de outubro de 2001, então neste ano de 2021 o jogo comemorou 20 anos!
Descrição do jogo Civ3
"Civ 3", como os outros jogos Civilization, é baseado na construção de um império, do zero, começando nos tempos pré-históricos (4000 AC) e continuando até os dias modernos (limite de tempo até 2050 DC). A civilização do jogador é centrada em torno de um núcleo de cidades, que fornece os recursos naturais necessários para fazer crescer as cidades do jogador, construir melhorias em diversas áreas, maravilhas, e "unidades" na cidade, e avançar no desenvolvimento tecnológico.
Como jogar
Basicamente, um jogador deve equilibrar um leque vasto de categorias essenciais interligadas com EFETIVIDADE para ter sucesso na partida, como:
- Recursos naturais
- Cultura e poder militar
- Avanço tecnológico
- Administração da cidade e do império
- Infraestrutura
- Habilidades diplomáticas e comerciais
Portanto se o jogador não souber administrar tanto o dinheiro quanto as tecnologias que são prioritárias (de acordo com sua estratégia de jogo e civilização usada), é possível que a sua civilização chegue no Século XXI (caso vc esteja jogando a expansão Conquests) sem ter descoberto a energia a vapor! Terrível...
Civ3 em relação aos seus jogos antecessores!
Esta versão do jogo apresenta NOTÓRIAS inovações gráficas e mais recursos disponíveis, como:
- Adição da unidade Settler (colonizador), exclusivo para construir cidades
- Adição das características "Cultura" (Culture), e "Etnia" (Ethnicity)
- Obtenção de artigos de luxo nos recursos do mapa (Luxury Resources)
- Construção de colônias e unidades militares exclusivas para cada civilização (Unique Units, ou "UU")
- Maior detalhamento e interatividade com outras civilizações
Os dois pacotes de expansão para Sid Meier's Civilization III:
- Play the World (outubro/2002): Adicionou capacidade para MULTIPLAYER, 8 novas civilizações, e algumas novas unidades. Entretanto, as funcionalidades multiplayer desta expansão foram muito criticadas.
- Conquests (outubro/2003): Oferecendo 9 cenários, desde a Mesopotâmia até a Segunda Guerra Mundial no Oceano Pacífico. Muitos destes cenários têm recursos, melhorias, maravilhas, música, e até tipos de governo que são específicos àquele cenário, especialmente as campanhas Mesoamérica e do Sengoku.
Obs.: Se vc não tem a edição "Civ3 Complete", só o Civ3 original, então vc deveria conseguir apenas esta segunda expansão oficial pra completar seu Civ3, pois no conteúdo dela tem todas as novidades e arquivos da expansão anterior (Play the World). Além de atualizar o jogo para sua versão máxima (v1.22).
Índice Geral do mini-guia:
Parte 1: Jogabilidade / Como jogar
Parte 2: Estratégias
Parte 3: Considerações finais
Parte 4: Vídeos
// Parte 1 do mini-guia: Jogabilidade / Como jogar
Controles e Teclas de Atalho (Hotkeys)
Usando o mouse: Seu cursor normal (seta branca) geralmente está visível. Você usa isso como você normalmente faz - para clicar nas opções, botões e assim por diante. Sobre as teclas de atalho, elas facilitam MUITO sua vida ao invés de vc ficar caçando com seu mouse as diversas opções e botões que tem na sua tela do jogo!
Dica: Quando o civ3 ta demorando muito pra passar de turno pq o inimigo esta te atacando com 100 unidades, é só vc segurar o shift ou ligar o caps lock que o jogo para de animar as batalhas e os movimentos das unidades. Fazendo os turnos passarem instantaneamente ate no meu mega poderoso pentium III 800 com 256 de ram.
Como vencer neste jogo?
Conceitos do jogo
1) Mapas
2) Tipos de terrenos
3) Recursos naturais
4) Território
5) As 3 "moedas" básicas
6) Conselheiro Doméstico (F1)
7) Controlando civis
8) Os trabalhadores/Colônias
9) Unidades (militares)
10) Avanços de civilização
11) Melhoramentos de cidade
12) Zona de controle
3) Recursos naturais!
São as commodities que vc possui na sua área de cidade, e há 27 delas disponíveis no jogo. Mas dentre estes 26 tipos, há algumas que são "estratégicas" e outras são "luxúrias", e há uma terceira categoria que são os recursos "bônus". Ou seja, há 3 tipos de recursos naturais:
- Recursos bônus: Dão bônus de produção de cidade em "quadrados de trabalho" (worked square) em um "raio de cidade" (city radius). Estes bônus não podem ser negociáveis pra suas outras cidades ou civilizações. São sempre visíveis na tela do jogo de áreas exploradas no mapa (onde não está mais escuro).
Há 10 tipos de bônus, em ordem alfabética: Açúcar, Baleias, Frutas tropicais, Gado, Presas (animais silvestres), Oásis, Ouro, Peixe, Tabaco e Trigo.
- Recursos de luxúrias: Idem como recursos de bônus, exceto que PODEM ser negociados nas rotas de negócios e tornar o povo feliz nas cidades que as recebem. Também são sempre visíveis na tela.
Há 8 tipos de luxúria, em ordem alfabética: Gemas (pedras preciosas), Especiarias (para alimentos), Incenso, Marfim (elefantes), Peles (animais peludos), Sedas, Tintas e Uvas.
- Recursos estratégicos: Como ambos os outros tipos, também dão bônus pra sua cidade. São chamados de "estratégicos" porque são RAROS e muito importantes! Mas como nos recursos de luxo, podem ser negociados com outros povos, óbvio. Só surgem no mapa quando o AVANÇO de sua civilização expõe sua utilidade.
Há 8 tipos de commodities, em ordem alfabética: Alumínio, Carvão, Cavalos, Borracha, Ferro, Óleo (Petróleo), Salitre e Urânio.
4) Território
Seu território é definido por BORDAS, que são da cor pré-definida da sua civilização (a cor do jogador, pois numa partida com 8 players, cada player terá uma cor diferente, que vc pode ver no desenho da borda de seu território, das suas unidades e trabalhadores). Dito isto, seu território é chamado de "território amigável".
Expandir seu território amigável lhe providencia VANTAGENS, como:
- Civilizações rivais não poderão se beneficiar das estradas e trilhos dentro do seu território, exceto se eles tiverem o acordo de "direito de passagem".
- Vc sempre pode ver os quadrados de seu território (eles nunca ficarão escuros).
- Recursos negociáveis são mais fáceis de se conseguir quando encontradas em seu território (sem nessecidade de colônias)
- Vc pode expulsar unidades militares rivais de seu território durante negociações diplomáticas.
Nota: Sobre transporte marítimo!
Sempre em algum momento do jogo vc precisará expandir seu território pra evoluir sua civilização além dos mares (seja pra buscar recursos, fazer alianças com outros povos, ou mesmo conquistar e pilhar). Então vc precisará criar unidades militares como botes, que no caso servem pra transportar seus trabalhadores, settlers, e soldados. Os navios podem ser embarcados de qualquer costa simplesmente movendo o piloto para o navio. Eles também podem ser carregados de dentro da cidade costeira clicando com o botão direito do mouse na unidade na guarnição (garrison box) e selecionando no menu, ou usando o botão de comando carregar quando estiver no mapa.
5) As 3 "moedas" básicas!
Cidadãos de toda cidade trabalham só nos quadrados das áreas do "raio da cidade" (city radius), com o objetivo de extrair da terra as consideradas "3 moedas básicas": Comida, Escudo, e Comércio.
A produção de alimentos e escudos é mais importante que comércio, no início do jogo, pq é a única maneira de expandir seu império diretamente durante grande parte do início do jogo. Só foque em comércio no decorrer do jogo, quando vc precisar alcançar seus objeivos finais.
Comida
Todo cidadão precisa comer 2 unidades de comida por turno ou morrerá! Por sorte, seus cidadãos trabalham ao redor da cidade, produzindo alguma combinação de comida, escudo, e comércio, e alimentando-se sozinhos no processo.
Alguns casos os cidadãos trabalhadores produzem mais comida do que consomem e o excesso vai para a "caixa de estoque" cada turno. Quando chega ao limite, a caixa se esvai e a cidade cresce e adiciona um novo cidadão. Em outros casos a cidade produz o suficiente pra sustentar sua população, e o estoque é sacado pra suprir o déficit. E se uma cidade não produz e não tem estoque o bastante, um dos cidadãos ficará faminto e irá desaparecer.
Produção de comida fundamentalmente precisa ficar terreno DENTRO do raio da cidade, porque cidadãos trabalham aqui pra produzir comida. Quando o display da cidade é aberto, vc verá o que os trabalhadores estão produzindo.
Obs.: Trabalhadores não podem irrigar em várzeas, pastagens, planícies, e deserto.
Escudo
Representa matéria-prima comum (pastagens, montanhas, tundras, desertos, montanhas, etc.) no terreno, e o trabalho necessário para fazer materiais úteis a partir deles. Resumindo, é a medida da PRODUÇÃO do trabalho!
Os escudos que uma cidade produz é usado pra completar um projeto atual (que pode ser desde construir um prédio militar, um melhoramento de cidade, ou uma maravilha). Quando uma "caixa de produção" está cheia de escudos, o projeto está concluído, a caixa é esvaziada, e um novo projeto deve ser iniciado.
Obs.: Florestas, pântanos e vulcões não podem ser minados.
Algumas cidades perdem escudos por causa de lixo (waste) e corrupção.
Produção de escudos depende do terreno com o raio da cidade, porque cidadãos trabalhando aqui produzem escudos. Quando o City Display está aberto, vc pode ver os trabalhadores produzindo.
Comércio
Símbolo é "pilha de moedas de ouro". É a troca de bens e dinheiro entre dentro e entorno da cidade, troca de conhecimento e ideias, viagem e compras. É a exploração de bens e serviços dentro de sua sociedade. Este produto-base é, em última análise, convertido noutros resultados mais úteis, como riqueza líquida (treasury) ou pesquisa científica.
A produção comercial depende do terreno dentro do raio da cidade, porque os cidadãos que ali trabalham produzem comércio. A produção comercial é reduzida pela corrupção local, que se baseia no tamanho do império e na distância de uma capital. Quando o City Display está aberto, você pode ver o que os cidadãos estão produzindo.
Obs.: Planícies inundáveis (com estradas), e costa marítima sãos os terrenos que mais produzem comércio (ambos 2 por turno)!
- Receita fiscal: O governo obtém Receita Fiscal da soma total de todo o comércio gerado por cada cidade (exceto corrupção) e depois esta receita é alocada em três áreas de gastos:
1) Tesouro: A acumulação de riqueza líquida no Tesouro do Estado.
2) Pesquisa científica: Investimento de longo-prazo.
3) Felicidade: A diversão da população ao produzir "Rostos Felizes".
A alocação de receitas fiscais, nestas 3 categorias, é definida utilizando o Indicador de Receitas, no Consultor Doméstico (tecla F1).
Estratégias:
O comércio apenas traz felicidade, ciência e ouro no banco.
É aqui que verificamos a saúde do nosso orçamento, onde o ouro está sendo gasto e onde estamos lucrando, qual cidadão está trabalhando em um serviço, etc. Aqui controlamos a porcentagem de investimento na pesquisa científica ou na felicidade do povo, ou simplesmente armazenamento do cofre do Estado, através de um medidor em forma de barra horizontal.
Ignoramos a sugestão do Science Advisor e clicamos na seta ao lado dela. Na lista suspensa, escolhemos Bronze Working. Por que? A descoberta do Bronze Working nos permitirá construir a unidade Spearman. Os lanceiros são duas vezes mais eficazes na defesa de cidades do que os guerreiros
7) Controlando civis
Civis (o povo) são a base de produção e crescimento da sua cidade, são os trabalhadores que ficam alí dentro. Se vc souber gerenciá-los bem, sua cidade PROSPERARÁ. Senão, haverá problemas, como baixa produção e infelicidade (que leva a desordem civil). Dito isto, vamos por partes:
Especialistas
São cidadãos que são retirados pelos ícones de "rostos de pessoas", do painel padrão (na janela de exibição da cidade) para serem substituídos por pessoas que desempenham funções específicas. Cada especialista aumenta um dos 3 componentes do Comércio (luxúria, ouro ou ciência) produzido na sua cidade.
Há três tipos de especialistas:
Animadores: Os "bobos da corte" da cidade. Criam 2 pontos de Luxúria.
Cientistas: Os cientistas da cidade. Criam 3 pontos de Ciência.
Coletador de Taxas: Cobram impostos do povo para vc. Criam 3 pontos de Ouro.
Em certas situações pode ser necessário retirar um cidadão da produção de terrenos para acelerar uma tarefa específica, daí a importância dos especialistas. Se combinados com certas contruções e maravilhas, a produtividade destes especialistas podem aumentar ainda mais. Então é preciso ter uma boa estratégia pra melhorar a efetividade deles.
Humor (Atitude)
Cada cidadão pode estar de 3 tipos de humores diferentes: feliz, contente, e infeliz.
Coisas que tornam seu povo INFELIZ ( ):
- Super população
- Trabalhos forçados
- Projetos
- Cansaço de guerras
Obs.: Na verdade o povo fica é PUTO DE RAIVA, hahaha! ( )
Coisas que tornam seu povo FELIZ ( ):
Desordem civil
Desordens ocorre quando seu povo tem mais pessoas infelizes do que felizes. O ÚNICO REMÉDIO para evitar desordens é melhorar o humor de seu povo!
Ou seja, a desordem é o estado de quase anarquia na cidade, que na qual ela "congela" e é fechada (lembra do lockdown, na época do Covid-19? No jogo é PIOR que isso). Sua cidade pára de:
- Produzir qualquer coisa
- Nenhuma receita vem do comércio
- Nenhum excesso de comida é armazenado
E prolongados períodos de desordem podem levar a:
- Destruição de melhorias existentes (como templos, quartéis, etc) na cidade ou mesmo sabotagem de projetos em andamento por turbas furiosas!
- Deserção da cidade para uma civilização rival próxima com uma cultura forte!
- Derrubada de seu governo e queda de seu império em anarquia.
Links úteis:
- Estratégias para especialistas: https://forums.civfa...citizen.108789/
- Máximo de escudos pra uma cidade: https://forums.civfa...r-a-city.51408/
- Estudo de missão de espionagem: https://forums.civfa...-mission.97042/
8) Os trabalhadores/Colônias
Um trabalhador constrói:
- Estradas: Aumenta produção e a velocidade do comércio.
- Irrigação: Aumenta a produção de comida.
- Minas: Aumenta a produção de escudos.
- Linhas férreas: Aumenta produção de irrigação e minas, e provê movimentos ilimitados.
- Barricadas: Faz fortalezas se tornarem barricadas, dobrando o quadrado de valor defensivo.
- Fortaleza: Aumenta um quadrado de valor defensivo em 50%.
- Colônia: São construídas sobre recursos negociáveis. Conectadas a uma cidade, ela provê recursos a esta cidade.
Trabalhadores também podem realizar as seguintes tarefas:
- Plantar/desmatar florestas.
- Limpar "danos" (poluição, até partículas de erupção vulcânica, e crateras).
- Limpar zonas húmidas.
Trabalhadores podem fazer serviços automatizados. A ação "automate" (autônomo) faz com que o controle do trabalhador seja abandonado enquanto ele executa tarefas automatizadas.
Colônias: As colônias são construídas e mantidas por um TRABALHADOR, e permitem a exploração de recursos negociáveis que se encontram FORA do seu território (área de cultura). Como acontece com todos os recursos negociáveis (sejam eles estratégicos ou luxuosos), você precisa de uma estrada conectando a colônia a uma de suas cidades para obter os benefícios do recurso.
9) Unidades militares
No jogo base, há 2 tipos de unidades militares: terrestre (land) e naval (sea). E vc precisará sempre de AMBOS para desenvolver uma boa estratégia (lembre-se das civilizações históricas lendárias, como os micênicos, cartagineses, romanos, etc), senão vc não conseguirá vencer uma partida. Eles são como "peças de um jogo de xadrex", vc precisa usar o tipo adequado para uma situação específica. Não é difícil de entender, então vamos nessa!
Unidades terrestres
São as unidades militares básicas do jogo, e há muitas variações e atualizações dos guerreiros base. Por isso, vou me ater apenas aos básicos, pois os outros são intuitivos e atualizações óbvias.
Warrior (guerreiro): É a primeira unidade terrestre do jogo, um guerreiro da idade da pedra armado de machado de pedra num porrete.
- É atualizado para Swordman (espadachin).
Archer (arqueiro): Os arqueiros são guerreiros da Idade da Pedra, armados com arcos de tendão e flechas com ponta de sílex.
- É atualizado para Longbowman (arqueiros de longo alcance).
Spearman (lanceiro): São a primeira unidade da idade do bronze, e a melhor unidade de defesa (devido ao grande escudo), muito bom para deixarem perto de cidades.
- Requer desenvolver Bronze Working.
- É atualizado para Pikeman (piqueiro).
Chariot (carroagem): A primeira unidade com rodas que você pode construir, os carros se movem rapidamente e fogem do combate se perderem a batalha (a menos que estejam lutando contra outra unidade rápida).
- Requer desenvolver Whell (roda).
- É atualizado para Horseman (cavaleiro).
Horseman (cavaleiro): A primeira unidade montada que você pode construir, os cavaleiros se movem rapidamente e fugirão do combate se perder (a menos que lutando contra outra unidade rápida).
Unidades Navais
O jogo base (era da antiguidade) tem 4 tipos de unidades navais, que podem ser desde simples barco de comércio, transporte simples de unidades, até barcos de guerra.
Eles são VITAIS para o progresso do seu jogo, sem eles vc não pode vencer! Vamos a eles!
Atenção: Eles vão NAUFRAGAR se terminarem seu turno em um quadrado marítimo ou oceânica (ou seja, vc precisa atracar num litoral antes do turno acabar).
Curragh (bote a vela): É a primeira e básica unidade naval do jogo, ele não permite embarque de unidades terrestres, mas defende-se ATIRANDO FLECHAS em outras unidades navais, como qualquer outra embarcação.
"Curragh" é um nome irlandês para um pequeno barco feito de pele esticada sobre uma estrutura de madeira. Ou seja, é só um bote estreito e primitivo que deve terminar cada turno em um quadrado de litoral, e ótimo EXPLORADOR! Use-os bastante!!!
- Não pode carregar unidades terrestres (no jogo base).
- Requer desenvolver Alphabeto para criar estas unidades.
Dicas: Curraghs são muito úteis e ESTRATÉGICOS no início do jogo, pois vc pode:
- Explorar terras bem mais rápido (fazem 3 movimentos por turno);
- Previnir seus guerreiros antes de irem explorar locais desconhecidos, e consequentemente evita que seus guerreiros possam ser mortos traiçoeiramente;
- Não podem ser atacados por unidades terrestres;
- Encontrar outras civilizações, pq vc não está em um terreno "landlocked";
Ou seja, usar Curraghs é muito benéfico e barato, sempre use eles o suficiente!
- Link de tópico sobre "exploração" e Curraghs no fórum CivFanatics: https://forums.civfa...oration.113229/
Galley (galé): A segunda unidade naval, após o Curragh, e a partir dela já é permitido embarcar soldados, basta vc direcioná-los para esta embarcação quando esta estiver no litoral.
- Pode carregar até 2 unidades.
- Requer desenvolver Map Making, e pode evoluir para Caravelas.
Caravel: Estas Caravelas são uma embarcação de ALTO MAR que pode atravessar com segurança a costa e as praças marítimas.
- Pode carregar até 3 unidades.
- Requer desenvolver Astronomy, e pode evoluir para Galleon.
Galleon: O Galeão é um grande transporte feito de madeira, com armas leves. É incapaz de causar bombardeio (claro, o jogo se passa na antiguidade), mas pode transportar mais unidades.
- Pode carregar até 4 unidades.
- Requer desenvolver Magnetism.
10) Zonas de Controle!
Algumas unidades possuem "zona de controle" que influencia os oito quadrados ao redor da unidade. Significa a habilidade da unit de projetar seu poder de combate nas áreas circunvizinhas. Estas units atacam quem entra em seu raio de ação sem iniciar uma batalha total.
// Parte 2 do guia: Estratégias gerais, e metajogo!
Aqui vamos para a segunda parte deste guia, que é sobre ESTRATÉGIAS GERAIS para jogar da forma mais adequada possível, mesmo vc sendo um newbie (vulgo "noob", um novato). Depois de vc ter aprendido o gameplay básico necessário, agora vamos aprofundar seu gameplay!
- Trabalhadores
- Guerreiros
- Colonizadores
- E talvez 1 ou 2 celerios
Focando nessa estratégia de início, as cosias vão se acelerar muito! Perder pontos de cidade para o oponente, é como perder sua própria cidade! Não se permita perder território!!!
Índice:
1) Civ3 - jogos de abertura
- Melhorando seu terreno
- Tipos de terreno
- Identificando o pedaço de terreno mais poderoso em sua posição inicial
- Rios e posições
- Operações florestais
- Exemplos de aberturas iniciais em alguns mapas
Melhorando suas habilidades de "Openging Play" (jogo de abertura)
Exemplos de aberturas iniciais em alguns mapas (em inglês)
Aqui vai alguns estudos de como vc pode aplicar estes conceitos básicos de estratégias iniciais em alguns mapas específicos mais populares para multiplayer online da comunidade de Civ3, ok!
1) Exemplos de estratégia de jogo no mapa GOTM8, como os romanos e gregos.
- Link original: https://www.civfanat...m8_download.htm
2) Exemplos de estratégia de jogo no mapa GOTM10, com os Iroquois.
- Link original: https://www.civfanat..._iroq_start.htm
3) Exemplos de estratégia de jogo no mapa GOTM9, com os japoneses.
- Link original: https://www.civfanat...ign_choices.htm
Vídeos diversos!
Alguns vídeos úteis para seu aprendizado neste jogo de estratégia fantástico!
p.s.: Não assistí todos ainda, no momento que escrevo este guia.
- Tutorial básico BRASILEIRO pra iniciantes para criar suas primeiras cidades (canal de YT TheCraftingClub)
- Tutorial completo sobre dicas e truques de como jogar Civ3 (canal de YT do Suede CivIII, em inglês):
Links úteis:
- CivFanatics: http://www.civfanatics.com/
- Civilization III Fandom: https://civilization...ivilization_III
- Civilization III Wikipédia (PT-BR): https://pt.wikipedia...ivilization_III
- Civilization III Wikipedia (ENG): https://en.wikipedia...ivilization_III
- CivFanatics (info center): https://www.civfanat...iv3/infocenter/
- Civ3 FAQ: https://www.civfanatics.com/civ3/faq/
eye missing: https://forums.civfa...missing.362109/
manual: http://cdn.akamai.st...df?t=1447350926
// Fim
(Capa do CD-Rom do jogo base de Civ3 original de lançamento)
(Capa do CD-Rom da primeira expansão de Civ3 Play the World original de lançamento)
(Capa do CD-Rom da segunda expansão de Civ3 Conquests original de lançamento)