Jump to content


Toggle shoutbox

QuakeServers.Net | Q2Servers.com | Zandronum | ZDaemon | Arena Camper® | Discord NetQuake | Droni Nostalgia Games

contador

@  nQ.Lejionator : (22 January 2024 - 10:06 PM) Ontem foi níver do Droni! :P
@  nQ.Lejionator : (08 January 2024 - 07:52 PM) FELIZ ANO NOVO 2024 ATRASADO!
@  nQ.Lejionator : (16 December 2023 - 04:06 PM) Tá chegando o final do ano... Hou-hou-hou..
@  nQ.Lejionator : (08 September 2023 - 08:15 PM) Jogadores de quake são inaposentáveis
@  Sangue : (08 September 2023 - 12:06 PM) Definitivamente aposentado.
@  nQ.Lejionator : (29 July 2023 - 12:43 PM) Salve, garoto!
@  YungBlood : (28 July 2023 - 09:43 PM) Oi :)
@  nQ.Lejionator : (02 July 2023 - 01:28 PM) Cadê tu, Sangue??
@  nQ.Lejionator : (23 March 2023 - 12:57 AM) Estamos aqui, firmes e fortes, ó Droni!!
@  Droni : (27 January 2023 - 04:20 PM) Salve Rapaziada! E ai como vcs estao, comportadinhos? rsrs

Faço lives todos os dias as 19hrs heim? espero por vcs!

https://fb.gg/Nost4lgiagames
@  nQ.Lejionator : (20 September 2022 - 04:39 PM) 27 graus aqui no interior de SP.
@  nQ.Lejionator : (03 September 2022 - 12:57 PM) Tópico sobre versão do Kali com suporte para HDuke quase concluído.
@  nQ.Lejionator : (15 August 2022 - 05:29 PM) :o :o :o
@  nQ.Lejionator : (14 August 2022 - 02:18 AM) Já que ninguém vem aqui e nem lê nada, vou assumi- eu sou gay
@  nQ.Lejionator : (04 August 2022 - 01:24 AM) Doom3 fez 18 aninhos ontem...
@  Sangue : (19 July 2022 - 07:26 PM) Eu subi o servidor, mas ninguém desceu nele para jogar.
@  nQ.Lejionator : (07 June 2022 - 12:05 AM) Estamos torcendo por vc, Sangue. Já tive problemas pessoais e fiquei afastado daqui. Sei cumé! B)
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:30 PM) Só ativei o servidor de Q2 porque preciso de algo para manter minha cabeça ocupada. Eu zerei o HD, instalei o LUbuntu no lugar do Slack e estou recuperando o backup aos poucos.
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:27 PM) Eu não voltei, porque nunca saí daqui. Só deixei de postar, não resolvi meus problemas pessoais.
@  nQ.Lejionator : (06 June 2022 - 04:36 PM) Luciano "Sangue" parece que voltou para o Quake2...
@  nQ.Lejionator : (01 June 2022 - 01:56 PM) Aq2 pra Steam saindo do forno... https://store.steamp...1978800/AQtion/
@  nQ.Lejionator : (13 May 2022 - 12:58 PM) FICOU FODÁSTICO!!!! Muito obrigado, Droni! :D
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) - Renovação do host para até 2026
- Migração do forum para um servidor Brasileiro.
- Novo Logo
- Recache / Rebuild de todos os indexadores
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) Salve pessoal, coloquei algumas melhorias no forum
@  nQ.Lejionator : (01 April 2022 - 06:16 PM) Quem aqui já caiu na pegadinha do 1º de abril?? (assim como eu?)
@  nQ.Lejionator : (26 March 2022 - 11:44 PM) Surrei uns bots lá no udmx
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 04:50 PM) AAhhhhh.... :D :D :D
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 01:21 AM) Quinta??
@  nQ.Lejionator : (15 March 2022 - 09:52 PM) Que merda... :/
@  arenacamper.... : (15 March 2022 - 01:52 PM) ... os bauns tempos já se foram faz tempo... e os players que sobraram são sistemáticos...
@  nQ.Lejionator : (14 March 2022 - 08:56 PM) Achei dois BR jogando CTF num server de Q3. Pensa nuns cara mala! Sequer conversaram comigo, nem chamar aqui pro fórum ou pro discord. Parece que as pessoas não gostam mais de interagir no multiplayer. Q3, um jogo morto, nego prefere jogar com bots... :/
@  nQ.Lejionator : (13 March 2022 - 06:14 PM) Eternamente, éter na mente
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 09:44 PM) kaUSKUSHAksuhaskuahSAKuhakuhsaKUHASkuhsaKUHASkhuasKUHSAkhusaKHUASKUHAS
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:25 PM) Botei um pra correr lá já... "reddeuce"! xD
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:10 PM) Tô away lá no arenacamper de QW
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 08:11 PM) acabo de humilhar mais 1 ali no Q1... foram 3 ou 4 sem doh...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 07:14 PM) O LOCO, BICHO! O_0
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 06:42 PM) Ih, rapá... hoje já foi Q1, Q3 e DOOM2 (no BR e nos gringo)...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 05:19 PM) Acho que hj a noite rola uns FFA no Doom2... vontade de jogar isso. Ou Q3...
@  arenacamper.... : (07 March 2022 - 09:33 PM) Não sei. Mas ele funciona bem e ainda é opensource.

Photo

ZDaemon - Clássico port para multiplayer!

doom2 zdaemon deathmatch

  • Please log in to reply
1 reply to this topic

#1 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 708 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 19 October 2021 - 01:45 PM

ZDaemon - Clássico port para multiplayer!

zds20years.png

ZDaemon é um source port modificado do Doom original baseado no ZDoom para Windows e Linux / Unix (este último para servidor apenas no momento), feita propositalmente para jogos multiplayer na Internet.

 

O próprio ZDaemon é baseado no "ZDoom versão 1.23", que foi uma das últimas versões principais do ZDoom antes deste passar para sua base de código atual, 2.xx.

Ele apresenta alguns dos recursos disponíveis no ZDoom, como a maioria dos tipos de "linhas", como "sloped lines" (linhas inclinadas) e "deep waters" (águas profundas), mas carece de algumas das funções mais avançadas das versões POSTERIORES do ZDoom, como suporte avançado de scripts como ACS, DECORATE, flat (plano), texture mixing (mistura de textura), e outros recursos semelhantes.

 

Ou seja, ZDaemon é pra rodar maaps old-school, mantendo ao máximo o aspecto "vanilla" (padrão original) do Ultimate Doom/Doom 2.

 

>>> Em 2021, ZDaemon completou 20 anos de existência e vida longa!!! <<<

Pois em 31 de janeiro de 2001, Sergey Makovkin (Fly) interrompeu o desenvolvimento de sua modificação cliente / servidor do ZDoom 1.22, o port csDoom.

 
Então o jogador Nightfang usou o csDoom 0.7 como base para seu próprio port chamado ZDaemon, e lançou o ZDaemon 0.8 em 20 de fevereiro no "www.truelights.com".
Nos dias 11 e 12 de março, 12 e 18 de junho, e 5 de julho, foram lançadas as versões 0.9, 0.92, 0.95, 0.96 e 0.99, respectivamente.

 

Sean White, anteriormente conhecido como Darkfang, e agora conhecido com o nick de Nightfang dentro da comunidade, é o criador e ex-mantenedor do porto de origem ZDaemon.

 

Outros recursos padrão do ZDaemon, como:

- Netcode avançado para movimentação suave

- Unlagged netcode (conexão que suaviza os "lags")
- Demo recording (gravação de demos)
- DVD como demo playback (como skip forward/backwardpause, etc.)
- In-game voice chat (microfone)
- Super-Sampling Anti-Aliasing
- Modos especiais como Vampire mode e InstaGib
- Dynamic bots (alguns bots são verdadeiros apelões!)

 

zdaemon-3134-1.jpg

 

No entanto, o próprio ZDaemon apresenta um código de rede (network code) muito aprimorado adequado para jogos de cliente / servidor, estatísticas, e coleta de pontos de experiência para o jogador (só contabiliza quando vc "fragmenta" jogadores humanos, e não bots), além de suporte padrão para Teamplay e CTF (Capture the Flag).

 

Índice:

1) Suporte de jogos diversos (PWAD)

2) Modos de tipos de jogos (gametypes)

3) Adaptações de características de outros jogos

4) Comunidade

5) Outros softwares utilitários inclusos no ZDaemon

6) Críticas

7) Vídeos de ZDaemon

 

1) Suporte de jogos diversos (PWAD)

ZDaemon suporta os seguintes arquivos "PWAD" (jogo póprio) dos seguintes jogos oficiais:

- Doom, e Doom Shareware

- Doom II, The Ultimate Doom, Final Doom, e FreeDoom

- Heretic
- Hexen (com restrições)

- Hacx

 

Obs.: Hexen é suportado apenas PARCIALMENTE pela engine do ZDaemon porque Hexen é baseado no antigo código base do ZDoom, versão 1.23. O suporte deve ser adicionado, mas a prioridade é muito baixa.

 

2) Dicas para jogar DEATHMATCH (Doom, Doom2, Heretic e Hexen)

Bom, pra começar, vc deve saber que jogar multiplayer contra monstros do singleplayer no modo Cooperative, e contra bots/humanos no modo FFA, Duel, TDM, etc (variações de Deathmatch), há uma grande diferença. O ritmo de partidas de deathmatch são mais RÁPIDAS e INTENSAS, e em cooperative são mais tranquilas (embora possam ser difícieis se houver muitos mosntros no mapa, claro). Tenha isso ISSO EM MENTE!

 

Então haverá itens do jogo que serão mais úteis no Cooperative, mas inúteis no deathmatch, e vice-versa. Eu descobri isso por experiência própria, no meu caso. Então crie uma CONFIGURAÇÃO personalizada para cada jogo no ZDaemon (seja no Doom2, ou Hexen, etc). O próprio source port já separa as configurações de cada PWAD no arquivo chamado "zdoom.ini", que é um arquivo básico que sempre se atualiza automaticamente a cada modificação em sua configuração de jogo pessoal, mas vc pode ir fazer correções manualmente dentro dele. Em qualquer jogo próprio, as suas configurações são salvas lá dentro (ele fica solto lá dentro da pasta "ZDaemon").

 

Vou descrever cada jogo, e dicas de configurações:

Doom (ou "Ultimate Doom"): Não há itens que ficam guardados em inventário pra vc selecionar depois, tudo o que vc pega, vc acaba usando automaticamente na hora! Então isso facilita muito as coisas. Vc só tem mesmo que se preocupar em aprender a se movimentar rápido (técnica straferunning, ou "sr40/sr50") e a bindar algumas armas em teclas que sejam fáceis para sua mão esquerda alcançar com os dedos.

 

Doom/Doom2 não precisa ter pulos do jogador, principalmente no modo cooperative, pq pular é considerado trapaça (exceto em mapas especiais ou modificações de jogo-base). Minhas teclas configuradas:

q = slot 5 (rocket)

e = use

r = slot 4 (chaingun)

f = slot 6 (plasma)

c = slot 7 (BFG)

x = +showscores

ALT = +speed

 

Doom 2: É a mesmíssima coisa que no primeirp Doom clássico, exceto pela nova arma que mudou todo o ritmo do jogo: A rainha das armas, Super Shotgun (Espingarda de cano duplo). Ela fica na tecla 3, então nem precisa de um bind diferente pra usar ela.

 

Mais detalhes, leia meu guia sobre Doom 2 http://netquake.zz.v...2-guiatutorial/

 

Heretic: Este jogo de estilo RPG medieval mágico tem um ritmo e estilo praticamente igual ao Doom. A "super shotgun" dela é a Ethernal Crossbow (Besta Etérea). Do resto, jogue este jogo como se tivesse jogando Doom. Assim como no Doom/Doom2 original old-school, Heretic não precisa ter pulos do jogador, principalmente no modo cooperative, pq pular é considerado trapaça. Minha configuração:

q = slot 5 (phoenix rod)

e = use

r = slot 4 (dragon claw)

f = slot 6 (hellstaff)

c = slot 7 (firemace)

x = +showscores

ALT = +speed

 

Mais detalhes, leia meu guia sobre Heretic http://netquake.zz.v...c-guiatutorial/

 

Hexen: Aqui a coisa é um pouco diferente, e um pouco mais complexo (Hexen é uma continuação do jogo Heretic, só pra vc saber). Há muitos itens que precisam ser ativados pra ter efeito, então ficar dependendo de rolar os itens no inventário (usando tecla dos "colchetes") durante uma aprtida online é inviável. Vc precisa configurar alguns itens em teclas de fácil acesso a sua mão esquerda, mas precisa ser itens que te defendam rápido de um inimigo, como itens de teleporte e "poções" de recueração de vida, pois os ataques das armas deste jogo são muito poderosas e praticamente te matam instantaneamente. Do resto, é igual Doom e Heretic.  Minha configuração:

q = weaplast

e = use

r = invuse

f = use flechettes (flechettes)

x = use ArtiTeleport (chaos device)

c = use ArtiSuperHealth (mystic urn)

v = use ArtiInvulnerability (icon of the defender)

b = use ArtiBoostArmor (dragonskin bracers)

SHIFT = use ArtiHealth (quartz flask)

CTRL = +jump

ALT = +speed

MOUSE 2 = use ArtiBlastRadius (disc of repulsion)

 

Mais detalhes, leia meu guia sobre Hexen > http://netquake.zz.v...n-guiatutorial/

 

3) Modo de tipos de jogos (gametypes)

Agora sobre os modos de jogo (gametypes), os modos suportados por padrão (uma das grandes qualidades deste port) são:

 

- Duel (1v1)

- DeathMatch (FFA), e Team DeathMatch (TDM)

- Cooperative, e Survival

- Capture the Flag, e Double Domination

- King of the Hill

 

Duel, FFA, TDM e Coop são os modos clássicos que todos já conheciam, além de CTF, claro. Já o Survival é um modo que blábláblá. Double Domination se trata de ... E por fim, King of the Hill (KOTH) é sobre...  

 

(Modo CTF de Doom 2, no ZDaemon)

PiUfBmu.jpg

 

4) Adaptações de características de outros jogos

As "vozes do anunciador" usadas na maioria dos jogos CTF / Deathmatch / Team Deathmatch foram retiradas de jogos consagrados, como Quake III Arena e do Unreal Tournament. Eles foram compilados juntos para os WADs zvox.wad e zvox2.wad, e estão sujeitos a alterações com o tempo.

Existem também alguns soundpacks personalizados que são feitas e mantidas por autores individuais e estão sujeitas a alterações a qualquer momento de acordo com o autor.

 

5) Comunidade

A própria comunidade do ZDaemon, embora não faça parte do seu programa em um sentido estrito, desempenha um grande papel na experiência de jogá-lo online. Eles apresentam muitos métodos de discussão, muitas maneiras de 'se envolver', e a própria equipe do ZDaemon hospedam muitas coisas que normalmente seriam relegadas a outras organizações ou sites externos.

 

Os serviços de debate e jogos da comunidade incluem:

- ZDaemon Chat / #zdplayers on ZDirc

- #zdaemon em irc.freenode.net (inativo)
- The ZDaemon Forums > https://forums.zdaemon.org/

 

6) Outros softwares utilitários inclusos no ZDaemon

- ZLauncher: Fornece uma lista oficial dos servidores de só para ZDaemon atualmente disponíveis. Ele também apresenta uma lista de amigos (buddy list), GetWAD (download automático de wad através de pesquisa), um link rápido para ZSW (o assistente do servidor) a partir do menu, um utilitário de configuração de arquivo WAD, gravação de demos (grava suas partidas em um arquivo de demo), utilitários de reprodução de demos, um lobby de chat embutido (baseado no velho IRC) e acesso integrado ao fórum. E etc, etc.

É mantido pelo membro da equipe, o jogador Kilgore.

zdaemonlauncher.jpg

- ZDaemon Server Wizard

- ZDaemon Relay Chat

- GetWAD

 

7) Críticas

- Cheating (trapaças): Para a maior parte, a equipe do port conseguiu manter a trapaça relativamente sob controle, fechando o código-fonte, atualizações de segurança e vigilância (por exemplo, gravações de demonstração são frequentemente exigidas durante torneios competitivos para combater cheats como aimbots ou wallhacks).

ZDaemon contém também algum tipo de sistema de detecção de trapaça que detecta aplicativos de terceiros. Acusações públicas de trapaça (sejam legítimas ou não) são DESAPROVADAS como perturbação pública desnecessária, com o jogador Raider (líder atual do projeto) uma vez declarando isso como uma forma de assédio. Por esse motivo, geralmente é solicitado que tais relatórios sejam encaminhados a um DIÁLOGO PRIVADO com um membro da equipe. Os administradores afirmam que eles banem apenas quando recebem evidências claras de seu sistema de detecção de trapaça e mantêm sua política.

 

- Source Code: 

- Bans: 

- GetWAD: 

- Fake Aimbot Trojan: O membro da equipe, Doom2pro, lançou um programa de TROJAN, pretendendo ser um cheat do ZDaemon, em um fórum global de desenvolvimento de cheat para enganar os trapaceiros regulares para baixá-lo. Quando executado, o programa informa ao Doom2pro e exclui a pasta ZDaemon do computador do usuário (e se eu bem entendi, isso foi GENIAL). Embora Doom2pro tenha agido independentemente do resto da equipe do port, o ZDaemon foi criticado por seus métodos invasivos e perigosos.

 

zdaemon-3134-3.jpg

 

> Link original que este tópico se baseou: https://doom.fandom.com/wiki/ZDaemon

 

8) Vídeos de ZDaemon

 

Evento de especial de natal:

 

>>> Download do client launcher do ZDaemon: https://www.zdaemon.org/?CMD=downloads

(Aqui há também arquivos de servidor do ZDaemon, para Windows, Linux e FreeBSD)

 

Links diversos:

- Website oficial do ZDaemon:  https://www.zdaemon.org/

- Dados do ZDaemon no site Doom Wikihttps://doomwiki.org/wiki/ZDaemon

- Canal do ZDaemon no Youtubehttps://www.youtube....qniHHJS75xnkpqQ

- Canal oficial de Discordhttps://discord.gg/aXnf2XM


I AM THE DESTROYER! :angry:

#2 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 708 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 13 January 2022 - 06:06 PM

Pra quem nunca jogou o wad Hacx, eis aqui um vídeo do gameplay dest mod para Doom 2

 

Links úteis sobre Hacx:

- Dados do wad do website Doom Wikihttps://doomwiki.org/wiki/HACX.WAD

- Website oficial: http://drnostromo.co...ontent=download

 

Vídeo muito divertido de outro evento natalino de 2021, do mod Escape the Bear:


I AM THE DESTROYER! :angry:





Also tagged with one or more of these keywords: doom2, zdaemon, deathmatch

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users