ZDaemon - Clássico port para multiplayer!
ZDaemon é um source porta modificada do Doom original baseado no ZDoom para Windows e Linux / Unix (este último para servidor apenas no momento), feita propositalmente para jogos multiplayer na Internet.
O próprio ZDaemon é baseado no "ZDoom 1.23", que foi uma das últimas versões principais do ZDoom antes deste passar para sua base de código atual, 2.xx.
Ele apresenta alguns dos recursos disponíveis no ZDoom, como a maioria dos tipos de "linhas", como "sloped lines" (linhas inclinadas) e "deep waters" (águas profundas), mas carece de algumas das funções mais avançadas das versões POSTERIORES do ZDoom, como suporte avançado de script ACS, DECORATE, flat (plano), texture mixing (mistura de textura), e outros recursos semelhantes.
>>> Em 2021, ZDaemon completou 20 anos de existência e vida longa!!! <<<
Sean White, anteriormente conhecido como Darkfang e agora conhecido como Nightfang dentro da comunidade, é o criador e ex-mantenedor do porto de origem ZDaemon.
No entanto, o próprio ZDaemon apresenta um código de rede (network code) muito aprimorado adequado para jogos de cliente / servidor, estatísticas e coleta de pontos de experiência para o jogador, além de suporte padrão para Teamplay e CTF (Capture the Flag).
Recursos diversos
1) ZDaemon suporta os seguintes arquivos "WAD" dos seguintes jogos oficiais:
- Doom, e Doom Shareware
- Doom II, The Ultimate Doom, Final Doom, e FreeDoom
- Heretic
- Hacx
Obs.: Hexen é suportado apenas PARCIALMENTE pela engine do ZDaemon porque Hexen é baseado no antigo código base do ZDoom, versão 1.23. O suporte deve ser adicionado, mas a prioridade é muito baixa.
2) Agora sobre os modos de jogo (gametypes), os modos suportados por padrão (uma das grandes qualidades deste port) são:
- Duel (1v1)
- DeathMatch, e Team DeathMatch
- Cooperative, e Survival
- Capture the Flag, e Double Domination
- King of the Hill
(Modo CTF de Doom 2, no ZDaemon)
3) Adaptação de características de outros jogos:
As "vozes do anunciador" usadas na maioria dos jogos CTF / Deathmatch / Team Deathmatch foram retiradas de jogos consagrados, como Quake III Arena e do Unreal Tournament. Eles foram compilados juntos pelo criador dos WADs zvox.wad e zvox2.wad, e estão sujeitos a alterações com o tempo.
Existem também alguns soundpacks personalizados que são feitas e mantidas por autores individuais e estão sujeitas a alterações a qualquer momento de acordo com o autor.
4) Outros recursos padrão:
Comunidade
A própria comunidade do ZDaemon, embora não faça parte do seu programa em um sentido estrito, desempenha um grande papel na experiência de jogá-lo online. Eles apresentam muitos métodos de discussão, muitas maneiras de 'se envolver', e a própria equipe do ZDaemon hospedam muitas coisas que normalmente seriam relegadas a outras organizações ou sites externos.
Os serviços de debate e jogos da comunidade incluem:
- ZDaemon Chat / #zdplayers on ZDirc
Outros softwares utilitários inclusos no ZDaemon
- ZLauncher: Fornece uma lista oficial dos servidores de só para ZDaemon atualmente disponíveis. Ele também apresenta uma lista de amigos (buddy list), GetWAD (download automático de wad), um link rápido para ZSW (o assistente do servidor) a partir do menu, um utilitário de configuração de arquivo WAD, gravação de demos (gravação de partidas), utilitários de reprodução de demos, um lobby de chat embutido (baseado no velho IRC) e acesso integrado ao fórum. É mantido pelo membro da equipe, o jogador Kilgore.
- ZDaemon Server Wizard
- ZDaemon Relay Chat
- GetWAD
Críticas
- Cheating (trapaças): Para a maior parte, a equipe do port conseguiu manter a trapaça relativamente sob controle, fechando o código-fonte, atualizações de segurança e vigilância (por exemplo, gravações de demonstração são frequentemente exigidas durante torneios competitivos para combater cheats como aimbots ou wallhacks).
ZDaemon contém também algum tipo de sistema de detecção de trapaça que detecta aplicativos de terceiros. Acusações públicas de trapaça (sejam legítimas ou não) são DESAPROVADAS como perturbação pública desnecessária, com o jogador Raider (líder atual do projeto) uma vez declarando isso como uma forma de assédio. Por esse motivo, geralmente é solicitado que tais relatórios sejam encaminhados a um DIÁLOGO PRIVADO com um membro da equipe. Os administradores afirmam que eles banem apenas quando recebem evidências claras de seu sistema de detecção de trapaça e mantêm sua política.
- Source Code:
- Bans:
- GetWAD:
- Fake Aimbot Trojan: O membro da equipe, Doom2pro, lançou um programa de TROJAN, pretendendo ser um cheat do ZDaemon, em um fórum global de desenvolvimento de cheat para enganar os trapaceiros regulares para baixá-lo. Quando executado, o programa informa ao Doom2pro e exclui a pasta ZDaemon do computador do usuário (e se eu bem entendi, isso foi GENIAL). Embora Doom2pro tenha agido independentemente do resto da equipe do port, o ZDaemon foi criticado por seus métodos.
> Link original que este tópico se baseou: https://doom.fandom.com/wiki/ZDaemon
Vídeos de ZDaemon:
Evento de especial de natal:
>>> Download do client launcher do ZDaemon: https://www.zdaemon.org/?CMD=downloads
(Aqui há também arquivos de servidor do ZDaemon, para Windows, Linux e FreeBSD)
Links diversos:
- Website oficial do ZDaemon: https://www.zdaemon.org/
- Dados do ZDaemon no site Doom Wiki: https://doomwiki.org/wiki/ZDaemon
- Canal do ZDaemon no Youtube: https://www.youtube....qniHHJS75xnkpqQ
- Canal oficial de Discord: https://discord.gg/aXnf2XM