Como criar um SERVER DEDICADO simples, de Q2!
(Repostagem que fiz no grupo de facebook chamado Quake 2 Brasil, onde sou moderador: https://www.facebook...4630344303607/)
Antigamente, pra criar um server de Q2 (ou mesmo outros jogos antigos, como Quake1, Half-Life, Counter-Strike 1.3, ou Doom) era configurar seu servidor bem genérico, usava-se o Notepad ou DOS's Edit pra criar um arquivo de lote (batch file) dentro da pasta raíz "baseq2" (ou dentro da pasta de algum mod). Este batch file iria executar seu servidor em modo dedicado (sem usar a engine gráfica do jogo, deixando o server MUITO mais leve e sem lags). E claro, pra executar um server é preciso criar um arquivo de configuração com a extensão ".CFG" (ou seja, uma "CONFIG"), como "server.cfg".
Por exemplo, "server.bat", e dentro do arquivo esta linha de comando:
quake2 + set dedicated 1 + exec server.cfg
Se fosse sob algum mod, como CTF, seria assim:
quake2 + set dedicated 1 + set game ctf + exec server.cfg
Listen server (server local usando o próprio jogo aberto e rodando) só é ideal em caso de uma rede local com apenas 2 computadores, então 1 deles seria o servidor e o outro o cliente. Isso é bem mais prático criar um server local dentro do próprio jogo, que fica dentro do menu MULTIPLAYER > START SERVER SETUP
Server com Ports (Porta) diferentes
Se você gostaria de executar seu servidor em uma porta diferente do padrão 27910 ou se você gostaria de ter vários servidores em execução na mesma máquina, você também pode adicionar a variável "+ set port" à linha de comando. Então você pode executar um servidor de deathmatch na porta 27910 e um de CTF na porta 27920, por exemplo.
quake2 + set dedicated 1 + set port 27920 + set game ctf + exec server.cfg
Mas isto é um método arcaico. Hoje há programas executáveis de servidores dedicados especialmente pra Q2, como os do velho client R1Q2, ou do Q2PRO. Vc baixa e extrai os arquivos diretamente dentro da pasta do seu Q2, e é só executar seu server. Lembrando que é preciso construir uma config pra rodar seu server, ok. Aí ao abrir o programa de server dedicado, só digitar "exec server.cfg" e seja feliz!
Se for server de algum mod, vc precisa digitar antes "game nome-do-mod" (o nome do mod é sempre o da pasta do mod, como CTF, por exemplo. Então seria "game ctf").
Criando uma config pra seu server
Se o arquivo batch, ou o programa executável é o "coração" do seu server, os arquivos CFG são o "cérebro". É aqui a parte mais delicada, e dependendo do mod, a mais complicada. Mas o Q2 padrão é simples e nada exigente quanto a configuração de um deathmatch comum. Eis um exemplo básico e típico de um DMzão normal:
Server.cfg - Abra um notepad e adicione o exemplo abaixo dentro dele e salve-o como extensão ".cfg".
set hostname "Leji's Hell|DM" (determina o nome do seu server)
set dmflags "1040" (determina os flags/regras do server) *
setmaster "q2master.planetquake.com" (envia um heartbeat para o master server) *
set maxclients "12" (Limita o número de players pra entrar no server)
set public "1" (configura seu server como público, senão será invisível pra internet)
set timelimit "15" (tempo de jogo pra todo mapa)
set fraglimit "40" (limite de frags pra todo mapa)
set maplist "q2dm1 q2dm2 q2dm3" (especifica o ciclo de mapas que o server irá rodar)
set location "Sao Paulo, BRA" s (diz ao master server de onde o server é)
set website "http: // www.planetquake.com" s (Se vc tem um website pra visitem)
Obs. 1: Sobre o lance dos masters (setmaster), o master do Planet Quake do exemplo acima nem de longe existe mais, e antigamente já existiu mais de 10 ou 15 masters, como os do Afrodisiac, Telefragged, Satan da iD Software, Fragaholic, etc. Os atuais que ainda sobrevivem são só três. Configure seus masters assim:
setmaster "master.q2servers.com netdome.biz:27900 master.quakeservers.net:27900"
Obs. 2: Sobre os dmflags, eu coloquei 1040, que significa que o server apenas terá powerups instantâneos e force respawn dos jogadores (16 + 1024 respectivamente). A lista de todos os flags padrão do Q2 é essa:
1 - No Health.
2 - No Powerups.
4 - Weapons Stay.
8 - No Falling Damage.
16 - Instant Powerups.
32 - Same Map.
64 - Teams by Skin.
128 - Teams by Model.
256 - No Friendly Fire.
512 - Spawn Farthest.
1024 - Force Respawn.
2048 - No Armor.
4096 - Allow Exit.
8192 - Infinite Ammo.
16384 - Quad Drop.
32768 - Fixed FOV.
131072 - CTF Forced Join.
262144 - Armor Protect.
524288 - CTF No Tech Powerups.
Explicando o comando "set"
Descrição: define ou cria uma variável.
O comando "set" é usado principalmente para criar novas variáveis, ou alterar os flags (regras) pra variáveis atuais. Se uma variável já existe, não é necessário digitar o comando "set" pra alterar o valor dessa variável (vc não precisa digitar no console do jogo, no dedicado de algum client, ou mesmo na CFG algo como "set fraglimit". Só digite fraglimit, e então altere seu valor), é apenas possível usar a sintaxe simples "valor".
Também é muito útil para os admins do server que desejam configurar variáveis dedicadas pra armazenar informações sobre o server, como o email do admin, localização do server, ou MOTD (mensagem do dia). Outra coisa, variáveis que não têm valor, não aparecerão quando os comandos "serverinfo" ou "userinfo" forem executados. Ou seja, vc pode criar comandos "inúteis", mas que podem ser engraçados ou apenas informativos.
Flags:
s - (Server flag. Se esta flag estiver configurada, a variável e seu valor aparecerão quando o comando serverinfo for executado)
u - (User flag. Se esta flag estiver configurada, a variável e seu valor aparecerão quando o comando userinfo for executado)
Exemplo:
set idiota "O Mestre idiota"
set idiotaspeed "800"
set admin "MestreIdiota" s
set email "mestreidiota@gmail.com" s
set clan "Clan Mestres Idiotas" u
Espero ter ajudado, e boa sorte! E principalmente, DIVIRTAM-SE!
Mais informações ÚTEIS (inglês):
- Guia em inglês pra server dedicado, com mais detalhes: http://www.3dgw.com/...rver/index.php3
- Guia em inglês pra server dedicado no antigo PlanetQuake: http://planetquake.g.../View4679.html…
- Lista completa dos comandos existentes do jogo: https://www.eecis.ud...quakeiicom.html
// End