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(06 June 2022 - 09:30 PM)Só ativei o servidor de Q2 porque preciso de algo para manter minha cabeça ocupada. Eu zerei o HD, instalei o LUbuntu no lugar do Slack e estou recuperando o backup aos poucos.
(13 May 2022 - 11:43 AM)- Renovação do host para até 2026
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(14 March 2022 - 08:56 PM)Achei dois BR jogando CTF num server de Q3. Pensa nuns cara mala! Sequer conversaram comigo, nem chamar aqui pro fórum ou pro discord. Parece que as pessoas não gostam mais de interagir no multiplayer. Q3, um jogo morto, nego prefere jogar com bots... :/
SiN é um FPS retrô de tema "cyberpunk" com tom humorístico (estilo Duke Nukem 3D), desenvolvido pela Ritual Entertainment e publicado pela Activision em 31/Out/1998. Baseado em uma versão modificada do motor id Tech 2 (Quake 2).
O jogo foi lançado na plataforma Steam em 05/Abr/2006, junto com sua sequência, SiN Episodes. Também no dia 30/Jan/2014 foi lançado no GOG a versão SiN Gold, que vem com a mission pack oficial SiN: Wages of Sin e suporte pra Windows e Mac OS X, além de não possuir DRM e ser compatível pra hardware modernos.
Atualmente (2022), a Steam lançou o pacote SiN Gold, junto com um executável direto para multiplayer (que na verdade é o mod CTF), e o separou do jogo SiN Episodes.
Índice
- Desenvolvimento
- História/Plot
- Gameplay(Jogabilidade)
- Armas
- Itens
- Multiplayer
- Mission Pack
- SiN Gold
- Versão pra Steam
- Suporte pra LINUX
- SiN FAQ
- Links úteis
- Videos
Desenvolvimento
SiN foi lançado um mês antes do grande aclamado pela crítica, o lendário Half-Life, e com EXTREMA necessidade de patches (quando foi lançado pela 1ª vez, era tão BUGADO que, em um determinado ponto, o 1º chefão do jogo ficava parado enquanto estava sendo atingido!), no qual (infelizmente) fez com que fosse fortemente ofuscado pelo Half-Life, resultando em pequenas quantidades de vendas.
Nesta época, SiN estava praguejado de bugs, devido a ser lançado as pressas pra competir com Half-Life (incluindo telas de loading longos, e arquivos de salvamento gigantes). A Ritual criou um "bug FAQ" na época:http://www.ritualist...sinbugfaq.shtml
Pra piorar, a demo do jogo foi estava infectada pelo vírus CIH (que corrompia um HD e BIOS sempre no dia 26 do mês), em um de seus links espelhados. A Activision aconselhou os jogadores apenas a baixar a demo do jogo em seu site. Então, por isto tudo, o jogo foi injustamente subestimado e pouco divulgado devido ao brilho dos grandes concorrente de sua época, como Half-Life, Quake 3 Arena, Deus Ex e Unreal Tournament.
Devido à quantidade de patches que tornaram o jogo mais intenso para a CPU, o principal desenvolvedor da Amiga e mais tarde AmigaOS, a Hyperion Entertainment, tiveram que cancelar a versão AmigaOS devido à falta de hardware na época.
História/Plot
No futuro próximo de 2037, o mundo de SiN sofre de falta de força policial. Pois 10 anos antes da época na história do jogo, a polícia colapsou devido a grande corrupção, e ineficácia contra a crescente onda de crime. O que fez com que grandes empresas privadas fizessem o papel da polícia.
Uma delas se chama Sin Tek, uma grande corporação multinacional de biotecnologia especializada em pesquisa médica e química, de propriedade da bela e carismática vilã do jogo, Elexis Sinclaire (uma espécie de "cientista maluca", que quer invadir o mundo com seus mutantes e evoluir geneticamente a humanidade a força, trazendo uma nova ordem mundial).
O protagonista do jogo, o Coronel John R. ("R" de Rusty) Blade, ou apenas "Blade", é o comandante de uma das maiores forças de segurança da cidade de Freeport, a HardCorps. Antes do início do jogo, Blade estava trabalhando pra livrar as ruas de uma nova e popular droga recreativa denominada "U4", que está rapidamente ganhando popularidade em Freeport, e tem rumores de que pode causar mutações genéticas aos seus usuários.
Então Blade precisa lutar contra os criminosos, contando com a ajuda do seu fiel escudeiro chamado apenas de "JC" (um garoto ex-criminoso nerd que tentou hackear a HardCorps, mas um habilidoso hacker de sistemas de informação que foi contratado pelo Blade), e ir descobrindo ao longo do jogo o que significa estes mutantes surgindo e esta nova droga, e quem está por trás disso.
Gameplay (Jogabilidade)
SiN introduziu alguns recursos diferentes do Quake 2 normal, como a capacidade de derrubar a arma da mão de um oponente (como no mod Action Quake2) e causar danos específicos da área do copro dos inimigos. Embora os veículos motorizados não tenham desempenhado grande parte no jogo, houve algumas seções e níveis que exigiam que o jogador dirigisse certos veículos, incluindo um ATV, um bote patrulheiro, uma empilhadeira e um helicóptero.
SiN também apresentou 3 tipos diferentes de armadura corporal: pernas, o tronco, e cabeça, cada um deles esgotando separadamente de acordo com onde o jogador estava sendo atingido. (como em Kingpin: Life of Crime, lançado posteriormente)
Interatividade
SiN teve um dos mais altos níveis de interatividade de qualquer FPS naquela época. Grande parte do ambiente poderia ser interagido, como os terminais de computadores poderiam ser manipulados através de um prompt de comando do tipo DOS, e vários objetos poderiam ser destruídos. Além disso, a progressão de um jogador não foi inteiramente linear. Muitos mapas tiveram várias maneiras de completá-los, e ações poderiam desencadear mudanças drásticas em níveis futuros. Este recurso pretendia adicionar um nível de "replayability" ao jogo e forçar o jogador a pensar antes de atuar. Algumas dessas ações podem até forçar o jogador a passar por um conjunto de níveis inteiramente diferente ao avançar no jogo.
Descrição de um espião
O jogo é notável por ser o primeiro FPS que teve missões exclusivamente baseadas em discrição (ou seja, o jogo é perdido automaticamente se o herói for detectado). O jogo incorpora efeitos de dano realistas: os tiros na cabeça são instantaneamente eficazes, enquanto o tiro de um inimigo nos joelhos apenas irá dificultar seus movimentos. SiN também inclui a opção de hackear terminais de computador para desativar a segurança.
Estilo "Duke Nuken 3D" de ser
Muitos consideram que SiN é uma "sequência espiritual" de Duke Nukem 3D devido à sua interatividade e atmosfera, e um sábio herói que faz inteligentes observações em conversas corriqueiras. O SiN também contém muitos easter-eggs engraçados, mais do que a maioria dos outros jogos, que vão desde alguns sinais e graffits bastante óbvios, até salas ocultas secretas inteiras e até mesmo níveis inteiros.
Armas
O arsenal da Blade inclui um layout bastante típico de jogos FPS, e a maioria das armas não possui modo de tiro secundário. Aqueles que são capazes de tiro secundário devem ser alternados entre os modos.
ARMA SECRETA - Thrall Gun: Tecnicamente, a arma usada pelo chefão final do jogo, embora pareça exatamente com o rifle de assalto. Tem 2 modos de disparo: no modo primário, dispara foguetes vermelhos com capacidade limitada de roaming, e no secundário, atira bolhas de cor laranja.
Por algum motivo, esta arma foi retirada do jogo no planejamento final, mas ela se encontra completa e pronta pra uso. Você só consegue através de uso de código de trapaça(cheats): baixe o console e digite give thrallgun.
Armaduras & itens de saúde
Estes são descritos de forma bastante completa no manual do jogo(seção "Hardcorps Memo"). Nota: Sua saúde pode ser aumentada em mais de 100 pontos, mas qualquer coisa acima de 100 desaparecerá gradualmente.
V-stim:
I-stim:
M-stim:
FB-pack:
Riot Helmet:
Flak Jacket:
Flak Pants:
Itens valiosos
Há 7 itens no jogo, alguns mais valiosos e outros mais ordinários. Note que neste jogo não existem os famosos power-ups!
Itens principais
- Adrenaline: Ou "AB-stim", é um item que lhe permite correr bem mais rápido e pular mais alto!! Dura 30 segundos.
- Biohazard suit: Equipamento pra proteger contra ácido, lava e outros líquidos/químicas agressivos.
- Reactive shields: Conhecido também como "bioshield", é uma variedade mais forte de armadura. Dura 30 segundos.
- U4 mutagen injector: Conhecido também como "U4 injection", é uma droga mutagênica que vc injeta com agulha e que o torna um monstro. Na prática, é o único item valioso do jogo, que funciona como um pequeno power-up.
Itens menores
- Glowstick: Ou "HC Light Rod". Um tubo luminoso pra clarear áreas escuras. Praticamente inútil...
- Rebreather unit:Ou "scuba gear". É um aparelho pra respirar embaixo d'água.
- Silencer: Só utilizável para a pistola Magnum, e a submetralhadora. Ela silencia todos os tiros temporariamente.
Multiplayer
Nota-se que o jogo foi desenvolvido com muito foco no modo campanha (Single-Player), e pouco foco no Multiplayer, sendo este o motivo deste último ser tão pouco refinado, tanto quanto em opções de configurações como em opções de gametypes. Nem mesmo tem suporte para modos Teamplay ou 1x1(duel).
Há apenas um único modo de multiplayer, que é o clássico DEATHMATCH (ou FFA, como queiram), que é cada um por sí, e vence aquele que matar mais (mais "frags").
Com o tempo foi lançado outro modo de jogo oficial pra multiplayer de SiN, é o SinCTF (lançado a partir do patch 1.04), que se tornou muito popular entre os fãs. Pra acessá-lo, vc deve baixar o console e digitar o comando "game ctf" pra acessá-lo, ou conectar-se a um servidor de CTF.
Mapas Multiplayer
Há 16 mapas DM originais, muitos com design bem criativo (alguns feitos pela lenda viva do level design, Richard 'Levelord' Gray).
- Mapas Deathmatch:
Spool
Paradox
Bio DM (biodm)
Elsenblatt
Envy
Gluttony
Hot Air (hotair)
Greed (oilrigdm)
Pride
Tunnel o' Love (railroad)
Sin City, Deconstruction Zone (sindm6)
Island Fortress (sindm9)
Dreddful (skeen)
Behind Zee Bookcase (spry)
Whatever.
- Mapas CTF:
Obs.: Excelente site do lendário Level Designer, de vários jogos famosos, Charlie Wiederhold (Gaming is Stupid), ele fala de seus trabalhos e review dos mapas que ele fez para SiN: http://gamingisstupid.com/
Mission Pack oficial
Foi lançada em fevereiro de 1999 pela companhia desenvolvedora de videogames, a 2015, Inc. (hoje conhecida como 2015 Games, LLC, a mesma que criou o jogo Medal of Honour), intitulado SiN: Wages of Sin.
O jogador retoma o papel de John Blade, e a história retoma após a conclusão do jogo principal, colocando o jogador contra Gianni Manero, um notório chefe do crime que procurava assumir a cidade de Freeport, após o suposto desaparecimento da vilã Elexis Sinclaire no jogo original.
Ao instalar a mission pack, se criará uma pasta chamada "2015" dentro da pasta do jogo (exemplo: C:/Sin/2015). Dentro haverá um arquivo "pak0.sin" de 257mb, que é onde está todo o conteúdo do jogo.
Novidades
Esta mission pack inclui novas armas, itens e inimigos, além de novos modos de jogo multiplayer!! Então pra quem quer uma experiência multiplayer melhor, esta expansão é fundamental!
Lançado em conjunto com Ritual Entertainment e 2015, Inc. em 1999, esta versão é atualizada pra versão 1.11 (última versão lançada oficialmente do jogo padrão), e vem junto com sua mission packSiN: Wages of Sin, além de incluso o mod CTF (SinCTF).
Muito superior ao jogo original, pois é livre dos antigos bugs lastimáveis, compatível com sistemas operacionais modernos, e com suporte para Mac OS X. Esta é a versão vendida pela GOG e Steam atualmente. RECOMENDADÍSSIMO E INDISPENSÁVEL!
O jogo original foi disponibilizado na Steam em 05/Abril/2006, juntamente com o novo título da série, o SiN Episodes: Emergence, que usa a engine "Source" (do Half-Life 2).
Esta versão do velho SiN, atualizada na versão 1.12 especial da Steam, inclui CORREÇÕES pra problemas de reprodução de áudio e vídeo, bem como a integração com o Steam multiplayer server browser. Esta versão exclusiva é conhecida também por causar problemas de compatibilidade com muitos mods antigos já feitos para o jogo, e também para a mission pack oficial. Tinha também incluso o mod SinCTF.
Várias texturas foram modificadas neste lançamento, aparentemente devido a problemas de direitos autorais (muitas imagens originais sendo substituídas pela arte de SiN Episodes), e também todas as instâncias com nudez e referências de drogas no jogo foram CENSURADAS.
Obs.:Um ponto negativo era a não inclusão da mission pack oficial, devido a problemas com direitos autorais.
Obs.: Há um patch da comunidade que tira a censura do jogo: "Patch for music, uncensored textures, etc. and Wages of Sin for Steam": https://steamcommuni...55529456045660/
Na época, foram lançadas alguns Source Codes (código fonte) de algumas das versões antigas do jogo. A última fonte lançada foi da versão 1.10. O jogo original foi atualizado pra 1.11, e a versão da Steam é 1.12.
Então não sei se realmente existe uma fonte disponível pra estas versões, tanto é que não encontrei até o momento. Mas de qualquer forma, os Source codes se encontram neste link:
Este ótimo FAQ do forum oficial da Ritual Entertainment que tira todas as dúvidas referentes ao jogo, patches, problemas técnicos, e outros assuntos. Link: http://www.ritualist...insteam_faq.php