Jump to content


Toggle shoutbox

Fórum NETQUAKE - Comunidade de Jogos FPS

QuakeServers.Net | Q2Servers | Zandronum | Arena Camper®

@  Claiton : (02 March 2019 - 01:34 AM) Quake 2 deixa saudades!
@  nQ.Lejionator : (01 March 2019 - 07:23 PM) Sangue e Boris, entrem no meu tópico sobre server dedicado de Q2, e me digam se tá aprovado por vcs! :P
@  nQ.Lejionator : (01 March 2019 - 04:55 PM) Não vejo a hora dos velhos servers de Zandronum voltarem. Cassiopéia volta nos fds, né? Sobre forumeiros, não sei até que ponto é viável hospedar lá. Mas isso é como nosso velho Droni. Ah, e sobre essa turma aí do FightSimulator, olha... Deus me livre esse povinho...
@  nQ.Lejionator : (01 March 2019 - 04:53 PM) Terei que fazer backup toda vez que criar um tópico, e aproveitarei pra fazer logo de 2 ou 3 de uma vez.
@  Boris.O.Animal : (22 February 2019 - 06:16 PM) Tô achando que meus serverszins voltam no meio do ano. #FaçaSuaOração... mal posso esperar para apavorá-los no DOOM 2.
@  Boris.O.Animal : (22 February 2019 - 06:13 PM) O DRONI nem responde... o.o
@  Claiton : (21 February 2019 - 10:29 PM) Faz um fórum novo no forumeiros...
@  Sangue : (21 February 2019 - 02:37 AM) Sobre o risco de um "reset" no Fórum, sugiro que faça o que eu fazia com o fixo de Q2 lá na Hardmob: Mantenha uma cópia backup com você. Certa vez houve um problema lá com o Fórum e eu recuperei as atualizações que tinha feito antes no fixo a partir do meu backup.
@  Sangue : (21 February 2019 - 01:52 AM) Basicamente, era uma galera que não sabia separar o que é um simples jogo e passatempo do que é realidade. Teimavam em levar para o simulador todas as regras e restrições da aviação real, mesmo quando uma sala é aberta declarando ser ser destinada ao vôo livre, como um passarinho. Eles se juntavam para expulsar da sala todo o resto dos jogadores.
@  nQ.Lejionator : (21 February 2019 - 01:45 AM) Sim, eu sei que sou duro com essa galera dos nichos, mas é foda ver essa inflexibilidade deles. É até irracional isso. O exemplo mais drásticos de todos é o CS do HL1. Mas sobre o FlightSimulator, fiquei interessado... do que se trata?
@  Boris.O.Animal : (20 February 2019 - 11:26 PM) Você (Lejionator) está descrevendo os NICHOS. Entretanto é exagero falar que eles são tóxicos ou FDPs. São eles (os nichos) que salvam os jogos hoje em dia. Eles são fechados nas modalidades deles, é verdade. Mas se não fossem por eles, os jogos estariam mais esquecidos do que nunca. KTX no QW, AQ2 no Q2, CA no QL.
@  Sangue : (20 February 2019 - 03:06 PM) Não acho que a comunidade mais tóxica e FDP seja a do Quake2. O problema ocorreu em uma modalidade específica (TP) e ocorre em outros jogos (como o QuakeLive), e até mesmo os que não são FPS. Por exemplo, no FlightSimulator, havia um pessoal (os chamados "sérios") que eram absolutamente insuportáveis.
@  nQ.Lejionator : (20 February 2019 - 12:27 AM) Tenho medo de fazer um puta tópico dahora, e depois o fórum resetar... :(
@  nQ.Lejionator : (19 February 2019 - 12:14 PM) Mas ae, na minha humilde opinião... a comunidade mais tóxica e fdp SEMPRE foi a do Q2. Se depender destes fdp o Q2 nunca mais volta. Vou ver se crio um grupo só com a galerinha dos DMzão no face ou até mesmo no VK.Até os gringos do conseguiram reviver o multiplayer do Kingpin...
@  nQ.Lejionator : (19 February 2019 - 12:12 PM) A informática em geral é assim, lembro desde quando era moleque meu prôfe dizia que tem coisas que nem Deus suspeitaria em saber, haha!! :P
@  Sangue : (19 February 2019 - 02:49 AM) Voltou a funcionar hoje, sem explicação para o que possa ter ocorrido. Aproveitando para atualizar o backup. Se não voltar a dar problema e não fizer muito calor, no final de semana volto a ligar.
@  Sangue : (17 February 2019 - 07:34 PM) Aqui, pelo menos por enquanto, sem possibilidade de subir servidor. Atom inoperante, suspeito que a placa mãe morreu.
@  nQ.Lejionator : (10 February 2019 - 02:49 PM) DOMINGOOOOO.... LEGALL!!!!!!
@  nQ.Lejionator : (08 February 2019 - 06:44 PM) Ele está no discord??
@  Boris.O.Animal : (07 February 2019 - 08:36 PM) Tô pondo pra correr no QW... e com alguma saudade dos meus serverzins... #oremos... tô tentando contato com o DRONI pra gente resolver de vez esse problema do Admin CP. Precisamos revitalizar este fórum... apesar de ser um formato ultrapassado e de ele ter somente 4 ou 5 active users... #HUEBR
@  nQ.Lejionator : (07 February 2019 - 11:51 AM) AHhahahaah, nem foi ele. Acho que o host daqui tá fazendo umas cagadas... :(
@  Sangue : (07 February 2019 - 12:49 AM) Será que esse reset tem algo a haver com o sumiço do Boris.O.Animal? Ninguém ficou com vontade de tomar leite com nescau?
@  nQ.Lejionator : (06 February 2019 - 01:39 AM) Wow, o fórum teve um pequeno RESET. Algumas mensagens foram deletedas, e uns tópicos tbm.
@  nQ.Lejionator : (03 February 2019 - 10:01 PM) Será que rola um "q2zinho" hj??
@  Claiton : (03 February 2019 - 07:06 PM) Hello!
@  Sangue : (03 February 2019 - 02:19 PM) Deve ter sido evaporado pelo bafo de um Saturno V.
@  nQ.Lejionator : (01 February 2019 - 02:18 AM) Caramba, Boris! Cadê vc??!
@  Sangue : (03 December 2018 - 12:54 PM) Aqui, no tastyspleen e em partes da Europa não está morto. Nós vamos ressuscitá-lo no resto do mundo!
@  Droni : (03 December 2018 - 12:48 PM) Galerinha do mal, estou verificando o motivo pelo qual o AdminCP nao está acessível, mais informações em: http://netquake.zz.v...sso-ao-admincp/
@  Claiton : (03 December 2018 - 12:41 AM) Quake 2 no mundo está mortaço!
@  Claiton : (02 December 2018 - 10:41 PM) Boa semana!
@  Claiton : (02 December 2018 - 10:41 PM) Tranquilo!
@  Claiton : (02 December 2018 - 10:41 PM) Tanquilo!
@  Sangue : (02 December 2018 - 10:40 PM) Tenho que sair agora, preciso fazer despesa no mercado para amanhã. Se ainda tiver pique, volto lá pelas 10.
@  Claiton : (02 December 2018 - 10:19 PM) Tive que sair pra atender o celular.
@  Sangue : (02 December 2018 - 09:32 PM) Eu já tinha concluído que quatro bots é muito. Eu vou reduzir para três, depois para dois se ainda parecer demais. E quanto a votação, sim, vou deixar os bots como opcionais.
@  Claiton : (02 December 2018 - 09:18 PM) Se eu tivesse um tempo aqui dava pra fazer um mapa de rail pra não ficar chato. Só arena já nascendo morto é osso, irrita demais. Aquele Compass é legal.
@  Claiton : (02 December 2018 - 09:09 PM) Melhor até deixar pra chamar via votação e não autoload.
@  Claiton : (02 December 2018 - 09:09 PM) Tem que deixar só uns 2 bots senão zoa mesmo.
@  Claiton : (02 December 2018 - 09:08 PM) Na hora de compilar ele para o processo e por isso fica esses mapas todo branco.

Photo
- - - - -

SiN - Clássico do FPS cyber-punk (Ritual Entertainment)

Ritual Entertainment SiN Wages of Sin

  • Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 631 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 14 January 2018 - 08:03 PM

SiN - A jóia esquecida dos FPS clássicos!!

626859-39787_41380_front.jpg

 

SiN é um clássico FPS de tema "cyberpunk" com tom humorístico(estilo Duke Nukem 3D), desenvolvido pela Ritual Entertainment e publicado pela Activision em 31/Out/1998. Baseado em uma versão modificada do motor id Tech 2(do jogo Quake 2).

 

O jogo foi lançado na plataforma Steam em 05/Abr/2006, junto com sua sequência, SiN Episodes. Também no dia 30/Jan/2014 foi lançado no GOG a versão SiN Gold, que vem com a mission pack oficial SiN: Wages of Sin e suporte pra Windows e Mac OS X, além de não possuir DRM e ser compatível pra hardware modernos. 

 

Índice

- Desenvolvimento

- História/Plot

- Gameplay(Jogabilidade)

- Armas

- Itens

- Multiplayer

- Mission Pack

- SiN Gold

- Versão pra Steam

- Suporte pra LINUX

- SiN FAQ

- Links úteis

- Videos

 

Desenvolvimento

SiN foi lançado um mês antes do grande aclamado pela crítica, o lendário Half-Life, e com EXTREMA necessidade de patches(quando foi lançado pela 1ª vez, foi tão BUGADO que, em um determinado ponto, o 1º chefão do jogo ficava parado enquanto estava sendo atingido!), no qual(infelizmente) fez com que fosse fortemente ofuscado pelo Half-Life, resultando em pequenas quantidades de vendas. Nesta época, SiN estava praguejado de bugs, devido a ser lançado as pressas pra competir com Half-Life(incluindo tempos de carregamento longos, e arquivos de salvamento gigantes).
A Ritual criou um "bug FAQ" na época: http://www.ritualist...sinbugfaq.shtml
 
Pra piorar, a demo do jogo foi estava infectada pelo vírus CIH(que corrompia um HD e BIOS sempre no dia 26 do mês), em um de seus links espelhados. A Activision aconselhou os jogadores apenas a baixar a demo do jogo em seu site. Então, por isto tudo, o jogo foi injustamente subestimado e pouco divulgado devido ao brilho dos grandes concorrente de sua época, como Half-Life, Quake 3 Arena, Deus Ex e Unreal Tournament.
 
Devido à quantidade de patches que tornaram o jogo mais intenso para a CPU, o principal desenvolvedor da Amiga e mais tarde AmigaOS, a "Hyperion Entertainment" tiveram que cancelar a versão AmigaOS devido à falta de hardware na época. 
 
História/Plot
No futuro próximo de 2037, o mundo de SiN sofre de falta de força policial. Pois 10 anos antes da época na história do jogo, a polícia colapsou devido a grande corrupção, e ineficácia contra a crescente onda de crime. O que fez com que grandes empresas privadas fizessem o papel da polícia.
Uma delas se chama Sin Tek, uma grande corporação multinacional de biotecnologia especializada em pesquisa médica e química, de propriedade da bela e carismática vilã do jogo, Elexis Sinclaire(uma espécie de "cientista maluca", que quer invadir o mundo com seus mutantes e evoluir geneticamente a humanidade a força, trazendo uma nova ordem mundial).
 
O protagonista do jogo, o Coronel John R.("Rusty") Blade, ou apenas "Blade", é o comandante de uma das maiores forças de segurança da cidade de Freeport, a HardCorps. Antes do início do jogo, Blade estava trabalhando pra livrar as ruas de uma nova e popular droga recreativa denominada "U4", que está rapidamente ganhando popularidade em Freeport, e tem rumores de que pode causar mutações genéticas aos seus usuários. 
 
Então Blade precisa lutar contra os criminosos e ir descobrindo ao longo do jogo o que significa estes mutantes surgindo e esta nova droga, e quem está por trás disso.
 
Gameplay(Jogabilidade)
SiN introduziu alguns recursos diferentes do Quake 2 normal, como a capacidade de derrubar a arma da mão de um oponente(como no mod Action Quake2) e causar danos específicos da área do copro dos inimigos. Embora os veículos motorizados não tenham desempenhado grande parte no jogo, houve algumas seções e níveis que exigiam que o jogador dirigisse certos veículos, incluindo um ATV, um bote patrulheiro, uma empilhadeira e um helicóptero. 
SiN também apresentou 3 tipos diferentes de armadura corporal: para as pernas, o tronco e a cabeça, cada um deles esgotando separadamente de acordo com onde o jogador estava sendo atingido.
 
Interatividade
SiN apresentou um dos mais altos níveis de interatividade de qualquer FPS naquela época. Grande parte do ambiente poderia ser interagido, os terminais de computadores poderiam ser manipulados através de um prompt de comando do tipo DOS, e vários objetos poderiam ser destruídos. Além disso, a progressão de um jogador não foi inteiramente linear. Muitos níveis(os mapas) tiveram várias maneiras de completá-los, e ações poderiam desencadear mudanças drásticas em níveis futuros. Este recurso pretendia adicionar um nível de "replayability" ao jogo e forçar o jogador a pensar antes de atuar. Algumas dessas ações podem até forçar o jogador a passar por um conjunto de níveis inteiramente diferente ao avançar no jogo.
 
Descrição de um espião
O jogo é notável por ser o primeiro FPS que teve missões exclusivamente baseadas em discrição (ou seja, o jogo é perdido automaticamente se o herói for detectado). O jogo incorpora efeitos de dano realistas: os tiros na cabeça são instantaneamente eficazes, enquanto o tiro de um inimigo nos joelhos apenas irá dificultar seus movimentos. SiN também inclui a opção de hackear terminais de computador para desativar a segurança.
 
Estilo "Duke Nuken 3D" de ser
Muitos consideram que SiN é uma "sequência espiritual" de Duke Nukem 3D devido à sua interatividade e atmosfera, e um sábio herói que faz inteligentes observações em conversas corriqueiras. O SiN também contém muitos easter-eggs engraçados, mais do que a maioria dos outros jogos, que vão desde alguns sinais e graffits bastante óbvios, até salas ocultas secretas inteiras e até mesmo níveis inteiros.
 
Armas
O arsenal da Blade inclui um layout bastante típico de jogos FPS, e a maioria das armas não possui modo de tiro secundário. Aqueles que são capazes de tiro secundário devem ser alternados entre os modos.
 
ARMA SECRETA - Thrall Gun: Tecnicamente, a arma usada pelo chefão final do jogo, embora pareça exatamente com o rifle de assalto. Tem 2 modos de disparo: no modo primário, dispara foguetes vermelhos com capacidade limitada de roaming, e no secundário, atira bolhas de cor laranja.
Por algum motivo, esta arma foi retirada do jogo no planejamento final, mas ela se encontra completa e pronta pra uso. Você só consegue através de uso de código de trapaça(cheats): baixe o console e digite give thrallgun
 
Armaduras & itens de saúde
Estes são descritos de forma bastante completa no manual do jogo(seção "Hardcorps Memo"). Nota: Sua saúde pode ser aumentada em mais de 100 pontos, mas qualquer coisa acima de 100 desaparecerá gradualmente. 
 
V-stim:
I-stim:
M-stim:
FB-pack:
 
Riot Helmet:
Flak Jacket:
Flak Pants:
 
Itens valiosos
Há 7 itens no jogo, alguns mais valiosos e outros mais ordinários. Note que também não existem power-ups!
 
- Adrenaline: Ou "AB-stim", é um item que lhe permite correr bem mais rápido e pular mais alto!! Dura 30 segundos.
- Biohazard suit: Equipamento pra proteger contra ácido, lava e outros líquidos/químicas agressivos.
- Reactive shields: Conhecido também como "bioshield", é uam variedade mais forte de armadura. Dura 30 segundos.
- U4 mutagen injector: Conhecido também como "U4 injection", é uma droga mutagênica que vc injeta com agulha e que o torna um monstro. Na prática, é o único item valioso do jogo, que funciona como um pequeno power-up.
 
Itens menores
- Glowstick: Ou "HC Light Rod". Um tubo luminoso pra clarear áreas escuras.
- Rebreather unit: Ou "scuba gear". É um aparelho pra respirar embaixo d'água.
- Silencer: Só utilizável para a pistola Magnum, e a submetralhadora. Ela silencia todos os tiros temporariamente.
 
 
 
Multiplayer
Nota-se que o jogo foi desenvolvido com muito foco no modo campanha(Single-Player), e pouco foco no Multiplayer, sendo este o motivo deste último ser tão pouco refinado, tanto quanto em opções de configurações como em opções de gametypes. Nem mesmo tem suporte para modos Teamplay ou 1x1(duel).
Há apenas um único modo de multiplayer, que é o clássico DEATHMATCH(ou FFA, como é conhecido hoje em dia em jogos FPS), que é onde todo jogam contra todos, e cada um por sí, e vence aquele que matar mais(fizer mais "frags"). 
 
Com o tempo foi lançado outro modo de jogo oficial pra multiplayer de SiN, é o SinCTF(lançado a partir do patch 1.04), que se tornou muito popular para os fãs do jogo. Pra acessá-lo, vc deve baixar o console e digitar o comando "game ctf" e escolher um mapa de CTF qualquer, assim como vc faria se estivesse criando um servidor de Quake 2
 
Mapas Multiplayer
Há 16 mapas DM originais, muitos com design bem criativo(alguns feitos pela lenda viva do level design, Richard 'Levelord' Gray).
 
- Mapas Deathmatch: Spool, Paradox, Bio DM(biodm), Elsenblatt, Envy, Gluttony, Hot Air(hotair), Greed(oilrigdm), Pride, Tunnel o' Love(railroad), Sin City, Deconstruction Zone(sindm6), Island Fortress(sindm9), Dreddful(skeen), Behind Zee Bookcase(spry) e Whatever.
 
- Mapas CTF: gfgssadf
 
Obs.: Excelente site do lendário Level Designer, de vários jogos famosos, Charlie Wiederhold(Gaming is Stupid), ele fala de seus trabalhos e review dos mapas que ele fez para SiN: http://gamingisstupid.com/ 
 
Mission Pack oficial
51ZM33N2XEL._SX342_.jpg
Foi lançada em fevereiro de 1999 pela companhia desenvolvedora de videogames, a 2015, Inc.(hoje conhecida como 2015 Games, LLC, a mesma que criou o jogo Medal of Honour), intitulado SiN: Wages of Sin. O jogador retoma o papel de John Blade, e a história retoma após a conclusão do jogo principal, colocando o jogador contra Gianni Manero, um notório chefe do crime que procurava assumir a cidade de Freeport, após o suposto desaparecimento da vilã Elexis Sinclaire no jogo original.
 
Ao instalar a mission pack, se criará uma pasta chamada "2015"  dentro da pasta do jogo(por exemplo: C:/Sin/2015). Dentro haverá um arquivo "pak0.sin" de 257mb, que é onde está todo o conteúdo do jogo.
 
Esta mission pack inclui novas armas, itens e inimigos, além de novos modos de jogo multiplayer!! Então pra quem quer uma experiência multiplayer melhor, esta expansão é fundamental!
 
- Anúncio do lançamento do Wages of SiN, na Blue's News: https://www.bluesnew...ges-of-sin-gold
 
SiN Gold
s-l300.jpg
Lançado em conjunto com Ritual Entertainment e 2015, Inc. em 1999, esta versão é atualizada pra versão 1.11(a última versão lançada oficialmente até hoje), e vem junto com sua mission pack SiN: Wages of Sin, além do mod CTF(SinCTF) incluso.
 
Muito superior ao jogo original, pois é livre dos antigos bugs lastimáveis, compatível com sistemas operacionais modernos, e com suporte para Mac OS X. Esta é a versão vendida pela GOG. RECOMENDADÍSSIMO E INDISPENSÁVEL!!!  ;)
 
- Compre SiN Gold pela GOG >>> https://www.gog.com/game/sin_gold
 
Versão da Steam
sin_episodes_emergence_logo.jpg
O jogo original foi re-lançado na Steam em 05/Abril/2006, juntamente com o novo título da série, o SiN Episodes: Emergence, que usa a engine "Source"(do Half-Life 2).
Esta versão do velho SiN, atualizada na versão 1.12 especial da Steam, inclui CORREÇÕES pra problemas de reprodução de áudio e vídeo, bem como a integração com o Steam multiplayer server browser. Esta versão exclusiva é conhecida também por causar problemas de compatibilidade com muitos mods antigos ja´feitos para o jogo, e também para a mission pack oficial. Além disso, a versão da Steam também tem o mod SinCTF.
 
Várias texturas foram modificadas neste lançamento, aparentemente devido a problemas de direitos autorais(muitas imagens originais sendo substituídas pela arte de SiN Episodes), e também todas as instâncias com nudez e referências de drogas no jogo foram CENSURADAS.
- Veja as diferenças entre a versão original e a da Steam: http://www.nextdimension.org/sinsteam/
 
Obs.: Único ponto negativo é a não inclusão da mission pack oficial, devido a problemas com direitos autorais.  :angry:
 
- Compre o jogo pela Steam >>> http://store.steampo...odes_Emergence/

Obs.: Há um patch da comunidade que tira a censura do jogo: 
"Patch for music, uncensored textures, etc. and Wages of Sin for Steam": https://steamcommuni...55529456045660/
 
Suporte pra LINUX
linux-penguin-logo.jpg?fit=468%2C279&res
Na época, foram lançadas alguns Source Codes(código fonte) de algumas das versões antigas do jogo. A última fonte lançada foi da versão 1.10. O jogo original foi atualizado pra 1.11, e a versão da Steam é 1.12.
Então não sei se realmente existe uma fonte disponível pra estas versões, tanto é que não encontrei até o momento. Mas de qualquer forma, os Source codes se encontram neste link:
 
Source files (download) >>> http://ritualistic.c...s/SIN/utillity/
 
- Um site sobre o WineHQ com SiN > https://appdb.winehq...cation&iId=1692
- Um tópico sobre source ports pra linux(GOG Forum) > https://www.gog.com/...old/source_port
- Sobre compatibilidade pra linux(GOG Forum) > https://www.gog.com/...x_compatibility
 
SiN FAQ: 
Este ótimo FAQ do forum oficial da Ritual Entertainment que tira todas as dúvidas referentes ao jogo, patches, problemas técnicos, e outros assuntos. Link: http://www.ritualist...insteam_faq.php
 
Há alguns FAQs muito bacanas(em inglês) do famoso site do GameFAQs: https://www.gamefaqs.../39787-sin/faqs
 
- Game Mechanics and Glitches: https://kb.speeddemo...cs_and_Glitches
 
Ótimo site sobre dicas & segredos:
- Hardcorps Training Center(Ritualistic forum) > http://www.ritualist...htc/index2.html
 
Arquivos diversos pra download, do site Blue's News: https://www.bluesnews.com/files/Sin/
Outros arquivos do site oficial: http://ritualistic.c.../downloads/SIN/
Review do mapa Warehous: http://www.ritualist.../warehous.html 
Sin - tópico do Duke4.net: https://forums.duke4...topic/8550-sin/
 
Artigos sobre o lançamento do SiN na Blue's News! > https://www.bluesnew...es/oct98-5.html
 

Links úteis:

- Forum oficial do SiN 1 > http://www.ritualist...isplay.php?f=10

- Ótimo review pela GiantBomb > https://www.giantbom...sin/3030-16233/

- Muitas informações sobre SiN(MobyGames) > http://www.mobygames.com/game/sin

- SiN (Gaming wiki) > http://gaming.wikia.com/wiki/SiN

- SiN (PCGaming Wiki) > https://pcgamingwiki.com/wiki/SiN

- Jogos subestimados: Sin(Den of Geek) > http://www.denofgeek...iated-games-sin

- Franquia da série SiN (GameFAQs) > https://www.gamefaqs...ranchise/28-sin

 

[ VÍDEOS ]

Ótimo review do jogo, em inglês

 

Demonstração da jogabilidade, com o início do modo single-player


I AM THE DESTROYER! :angry:


#2 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 631 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 14 January 2018 - 08:59 PM

E uma amostra do multiplayer do SiN, no mapa biodm

 

Uma partida em lan, no mapa multiplayer Spry(aquele que o ambiente é tudo gigante)


I AM THE DESTROYER! :angry:


#3 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 631 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 14 January 2018 - 09:29 PM

Vídeo intro do SiN Gold, para GOG

 

Jogatina de CTF pra SiN


I AM THE DESTROYER! :angry:





0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users