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@  nQ.Lejionator : (22 January 2024 - 10:06 PM) Ontem foi níver do Droni! :P
@  nQ.Lejionator : (08 January 2024 - 07:52 PM) FELIZ ANO NOVO 2024 ATRASADO!
@  nQ.Lejionator : (16 December 2023 - 04:06 PM) Tá chegando o final do ano... Hou-hou-hou..
@  nQ.Lejionator : (08 September 2023 - 08:15 PM) Jogadores de quake são inaposentáveis
@  Sangue : (08 September 2023 - 12:06 PM) Definitivamente aposentado.
@  nQ.Lejionator : (29 July 2023 - 12:43 PM) Salve, garoto!
@  YungBlood : (28 July 2023 - 09:43 PM) Oi :)
@  nQ.Lejionator : (02 July 2023 - 01:28 PM) Cadê tu, Sangue??
@  nQ.Lejionator : (23 March 2023 - 12:57 AM) Estamos aqui, firmes e fortes, ó Droni!!
@  Droni : (27 January 2023 - 04:20 PM) Salve Rapaziada! E ai como vcs estao, comportadinhos? rsrs

Faço lives todos os dias as 19hrs heim? espero por vcs!

https://fb.gg/Nost4lgiagames
@  nQ.Lejionator : (20 September 2022 - 04:39 PM) 27 graus aqui no interior de SP.
@  nQ.Lejionator : (03 September 2022 - 12:57 PM) Tópico sobre versão do Kali com suporte para HDuke quase concluído.
@  nQ.Lejionator : (15 August 2022 - 05:29 PM) :o :o :o
@  nQ.Lejionator : (14 August 2022 - 02:18 AM) Já que ninguém vem aqui e nem lê nada, vou assumi- eu sou gay
@  nQ.Lejionator : (04 August 2022 - 01:24 AM) Doom3 fez 18 aninhos ontem...
@  Sangue : (19 July 2022 - 07:26 PM) Eu subi o servidor, mas ninguém desceu nele para jogar.
@  nQ.Lejionator : (07 June 2022 - 12:05 AM) Estamos torcendo por vc, Sangue. Já tive problemas pessoais e fiquei afastado daqui. Sei cumé! B)
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:30 PM) Só ativei o servidor de Q2 porque preciso de algo para manter minha cabeça ocupada. Eu zerei o HD, instalei o LUbuntu no lugar do Slack e estou recuperando o backup aos poucos.
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:27 PM) Eu não voltei, porque nunca saí daqui. Só deixei de postar, não resolvi meus problemas pessoais.
@  nQ.Lejionator : (06 June 2022 - 04:36 PM) Luciano "Sangue" parece que voltou para o Quake2...
@  nQ.Lejionator : (01 June 2022 - 01:56 PM) Aq2 pra Steam saindo do forno... https://store.steamp...1978800/AQtion/
@  nQ.Lejionator : (13 May 2022 - 12:58 PM) FICOU FODÁSTICO!!!! Muito obrigado, Droni! :D
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) - Renovação do host para até 2026
- Migração do forum para um servidor Brasileiro.
- Novo Logo
- Recache / Rebuild de todos os indexadores
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) Salve pessoal, coloquei algumas melhorias no forum
@  nQ.Lejionator : (01 April 2022 - 06:16 PM) Quem aqui já caiu na pegadinha do 1º de abril?? (assim como eu?)
@  nQ.Lejionator : (26 March 2022 - 11:44 PM) Surrei uns bots lá no udmx
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 04:50 PM) AAhhhhh.... :D :D :D
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 01:21 AM) Quinta??
@  nQ.Lejionator : (15 March 2022 - 09:52 PM) Que merda... :/
@  arenacamper.... : (15 March 2022 - 01:52 PM) ... os bauns tempos já se foram faz tempo... e os players que sobraram são sistemáticos...
@  nQ.Lejionator : (14 March 2022 - 08:56 PM) Achei dois BR jogando CTF num server de Q3. Pensa nuns cara mala! Sequer conversaram comigo, nem chamar aqui pro fórum ou pro discord. Parece que as pessoas não gostam mais de interagir no multiplayer. Q3, um jogo morto, nego prefere jogar com bots... :/
@  nQ.Lejionator : (13 March 2022 - 06:14 PM) Eternamente, éter na mente
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 09:44 PM) kaUSKUSHAksuhaskuahSAKuhakuhsaKUHASkuhsaKUHASkhuasKUHSAkhusaKHUASKUHAS
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:25 PM) Botei um pra correr lá já... "reddeuce"! xD
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:10 PM) Tô away lá no arenacamper de QW
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 08:11 PM) acabo de humilhar mais 1 ali no Q1... foram 3 ou 4 sem doh...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 07:14 PM) O LOCO, BICHO! O_0
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 06:42 PM) Ih, rapá... hoje já foi Q1, Q3 e DOOM2 (no BR e nos gringo)...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 05:19 PM) Acho que hj a noite rola uns FFA no Doom2... vontade de jogar isso. Ou Q3...
@  arenacamper.... : (07 March 2022 - 09:33 PM) Não sei. Mas ele funciona bem e ainda é opensource.

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Heretic (Mapa com problema + Sugestões)


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33 replies to this topic

#1 Rodrigo

Rodrigo

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Posted 11 November 2017 - 12:04 AM

Olá pessoal, tudo bem com vocês?  :)
 
Esta é a minha primeira mensagem aqui.
 
Fazem alguns dias que estive jogando doom e heretic, e acessei também os servidores de vocês. Me faz lembrar de vários jogos e muitas coisas que venho aprendendo, ao acompanhar a evolução de alguns segmentos de tecnologia, incluindo informática, eletronica, entre outros. Me lembro de ter utilizado computadores como Apple II, e depois ir migrando aos poucos para outros PC's, como o XT, 386, 486, pentium e assim por diante. Utilizar disquetes, CD's e outros meios para instalar e reparar sistemas operacionais, programas, jogos. Configurar redes, fazer manutenção de hardwares. A Internet ainda não estava disponível, e muitas coisas também costumavam ser aprendidas e resolvidas com tentativas e erros, com estudos, aprendendo com aqueles que são mais experientes e compartilhando conhecimentos.
 
Eu gostaria de falar de um dos seus servidores que está apresentando um problema.
 
Recentemente, eu e dois outros usuários estavamos jogando juntos neste servidor: netquake.zz.vc [Heretic: Hordes of Chaos X - COOPERATIVE]
 
No mapa E2M3 (Castle of Rottingham), ao coletar as chaves amarela e verde, procuramos e ativamos todos interruptores que encontramos pelo caminho. A porta para o castelo abriu e nós entramos. Porém algo aconteceu e acabamos morrendo dentro do castelo, antes de conseguirmos ativar os outros interruptores que talvez poderiam desbloquear o portão novamente. Parece que ao entrar no castelo, o portão se fecha como uma armadilha. Depois que isto aconteceu a porta do castelo está bloqueada, procuramos os interruptores que ficam fora do castelo e eles estão ativados. Não conseguimos encontrar uma maneira de resetar os interruptores.
 
Não sei dizer se isto pode acontecer em outros mapas ou servidores também. Seria algum erro da engine do jogo, do mapa, um bug de script/programação? Sabem se há algum meio dos jogadores conseguirem resolver situações semelhantes à esta, ou nestes casos é necessário algo mais específico? Talvez alguns comandos que reinicie o mesmo mapa no servidor a cada X dias?
 
Uma das pessoas com quem eu estive jogando e conversando disse que mora na Rússia, que não compreende o português, mas compreende o Inglês. Ao acessar este fórum não conseguiu encontrar um meio de comunicar com vocês.
 
Tenho uma sugestão. Se possível, coloquem uma introdução com seus contatos, quando os jogadores acessarem os seus servidores. Por exemplo com nomes de administradores, links direcionando para o forum, facebook, etc..., algo semelhante com esta imagem que enviei. Talvez poderia haver um texto resumido em português e inglês, com as informações mais importantes.
 
Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo, ao manter disponíveis estes servidores! Muito bom para se divertir com mapas e conteúdos diferentes, conversar com outras pessoas, relembrar bons momentos!
 
Espero que isto ajude de alguma maneira. Agradeço pela atenção.

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#2 arenacamper.ddns.net

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Posted 11 November 2017 - 10:17 AM

Ei, Rodrigo, bem vindo ae!

 

Este servidor Hordes of Chaos de Heretic foi montado há pouco tempo. De acordo com o que você relatou, isso parece ser bug, ainda mais por se tratar de um mod. Eu reiniciei o mapa E2M3. Por favor, verifique se der de novo. Se der e a gente confirmar que é um bug, então tem duas soluções: ou os desenvolvedores arrumam ou tem que excluir essa fase do map list. Eu mesmo vou jogar pra ver... até porque esses mods são tudo novidade para mim. xD

 

O servidor Call of Apostate de Heretic também foi montado há pouco tempo e também tem um problema: a fase E3M4 está vazia. Você entra e não tem nada para fazer, nem tem as entidades. Então você fica preso lá. A solução: retirei do map list. 

 

Então é bem possível que haja bug.

 

A ideia de reiniciar a fase a cada X dias eu acho legal em servidores de COOP. Mas tem como fazer isso? Até então, desconheço.

 

 

Sua sugestão sobre as mensagens nos servidores é boa. Vou tentar estabelecer um padrão e colocar em todos.

 

 

No mais, muito obrigado por seu reconhecimento. É muito raro alguém reconhecer a boa vontade e o esforço (que nem é tão grande assim) que a gente faz para manter esses jogos antigos vivos, seja com o fórum, com os servidores, com blog. A ideia do fórum e dos servidores é exatamente essa: jogar os jogos antigos sem frescura e tentar reunir as pessoas interessadas.

 

Sei que tem muito gringo que joga. Até mais que brasileiros. Pessoal do exterior é foda. Com muitos deles não tem frescura de ping alto. Os caras entram e jogam de boa e se divertem e é isso aí. Curto a postura deles. É bem diferente de muito brasileiro que joga pertinho dos servidores (de qualquer jogo) e reclama de ping, de configuração, de tudo, mas não dá uma sugestão para melhorias. Eu mesmo vivo jogando em servidor no exterior.

 

Valeu!


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#3 arcyde

arcyde

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Posted 11 November 2017 - 02:50 PM

eu estava com o Rodrigo, infelizmente tive que sair naquele mapa  e n pude ver este bug pra lhe auxiliar, mas gostei daquele episodio, bem dificil e legal ^^

discord group: https://discordapp.com/invite/xwvXdMW


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#4 Rodrigo

Rodrigo

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Posted 14 November 2017 - 04:45 AM

E ae nQ.ApAvOrA e arcyde!
 
Eu gostei dos mods, e estes mods são novos para mim também. Aos poucos estou aprendendo algumas coisas bem legais. Os mapas que conheci um pouco melhor, são aqueles arquivos wad oficiais. Concordo com o que você falou. Já joguei vários jogos, o que acaba importando mais é a diversão mesmo. Muitas vezes é o quanto um jogo/programa consegue oferecer mesmo com algumas limitações. Até mesmo a questão de gráficos, configs, pings e outros atributos podem acabar sendo algo secundário. Sempre que posso busco sugerir algumas coisas e ajudar de alguma maneira.
 
Pensei em algumas opções, mas ainda não encontrei uma solução eficiente para resetar o mesmo mapa a cada X dias.
 
 
Eu fiz algumas modificações simples neste mapa E2M3. Consegui identificar e corrigir o problema que estava acontecendo no portão externo do castelo.
 
1 - Configurei o interruptor do portão externo, permitindo que seja utilizado várias vezes.
 
2 - Configurei o portão externo, para permitir que seja aberto dos dois lados.
 
3 - Uma sugestão é configurar o servidor para dar respawn nos itens, pois em alguns casos os jogadores podem precisar pegar as chaves novamente.
 
4 - Coloquei no google drive o arquivo hocX.wad atualizado. Fiz alguns testes e agora é possível terminar a fase sem muitos problemas.
 
 
Se preferirem, posso ensinar como modificar este mapa dentro do arquivo wad. Estou aprendendo aos poucos o básico da engine da ID Software e o ZDoom/Zandronum. Algo que pode ajudar bastante é ter algum conhecimento de programação e modelagem 2D/3D. Na internet tem alguns materiais de referência muito bons.
 
Vocês podem criar alguns conteúdos bem legais, acrescentar conteúdos nos mapas, fazer correções. Já pensaram em criar os seus próprios mapas e arquivos wad?
 
 
Antes da atualização, algumas partes da mecânica do mapa E2M3 apresentava alguns problemas.
 
1 - Pegar as chaves fora dos muros do castelo (amarela e verde).
 
2 - Ainda fora do castelo, acessar o local que precisa da chave verde. Lá dentro pressionar o interruptor. Ao fazer isto as barras na frente do portão do castelo descem, assim o jogador pode utilizar o portão externo do castelo e entrar. O problema acontece aqui, pois só é possível utilizar este interruptor uma vez.
 
3 - Quando o jogador atravessa o portão externo do castelo e passa sobre uma area logo à frente, vai ativar uma programação que remove todas as chaves do jogador, e levanta as barras que bloqueiam a entrada do portão externo.
 
4 - O portão externo só abre em um dos lados, pela parte externa.
 
5 - Cada área possui alguns eventos. Passar por alguns locais, pegar chaves ou derrotar algumas criaturas específicas podem fazer aparecer algumas criaturas, bloquear passagens, etc... Derrotar os dois minotauros desbloqueia as barras que impedem o acesso à parte interna do castelo, ao mesmo tempo que aparecem algumas criaturas.
 
6 - Após perder as chaves, dentro do castelo o jogador consegue pegar novamente a chave amarela, verde, e depois encontra a chave azul.
 
Talvez a pessoa que fez este mapa, não tenha verificado a possibilidade do jogador morrer e aparecer fora do castelo. Talvez este mapa seja utilizado com algumas configurações diferentes para funcionar. Em alguns servidores, os administradores podem atuar como em Dungeons & Dragons, acompanhando os jogadores e criando eventos/desafios/resolvendo algumas situações.
 
Neste mapa E2M3, parece ter outro bug que pode acontecer na porta azul. Ainda não tive tempo para decifrar o que acontece. Aparentemente o problema acontece mesmo se o jogador tiver a chave azul. Por algum motivo quando o jogador passa pela porta azul, vai até alguns locais, depois volta e tenta abrir a porta novamente, ela pode ficar bloqueada. A porta abre se o jogador estiver em um dos lados da porta.
 
Preparei um servidor local de teste, configurei para dar respawn no lugar onde o player morrer. Isto pode resolver parcialmente esta situação do portão externo, mas pode causar outros problemas. Não parece ser uma boa opção neste caso. Depende dos objetivos de quem hospeda o servidor, e dos players que acessam os conteúdos. Com esta configuração, se o jogador morrer e der respawn, nao vai aparecer do lado de fora e ficar bloqueado. Dependendo das configurações de cada conteúdo, quando o player morre e dá respawn, mata qualquer criatura que estiver mais próxima.
 
Nestes casos a melhor opção pode ser corrigir os mapas, ou também criar novos mapas e conteúdos.

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#5 arcyde

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Posted 14 November 2017 - 11:27 AM

Boa mlk, eu tava pensando em criar alguns maps tbm. Bora jogar depois. Tetsra o mapa corrigido. Parece promissor


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#6 arenacamper.ddns.net

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Posted 15 November 2017 - 10:21 AM

Rodrigo, interessante demais isso aí. Hordes of Chaos é open source?

 

Estou tentando baixar o wad para atualizar no server, mas não estou conseguindo. Quando clico em DOWNLOAD, ele pede para salvar como TXT. O que estou fazendo e errado?

 

Ae, se alguém montar maps e quiser colocar no ar, só me passar. O foda é que o zandronum me deixa colocar apenas 10 servers no ar. 


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#7 Rodrigo

Rodrigo

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Posted 16 November 2017 - 01:17 AM

Olá!
 
Tenho uma sugestão. Se estiver utilizando o sistema Windows, verifique se os tipos de arquivo .WAD estão vinculados com algum editor de texto. Pode ser também alguma configuração no seu navegador. Uma maneira de testar é utilizando outro navegador, por exemplo firefox, chrome, opera. Alguns navegadores por padrão salvam automaticamente numa pasta especifica. Quando você clica para fazer download, pode aparecer uma opção de abrir o arquivo com algum programa, ou salvar o arquivo em alguma pasta específica.
 
Para ajudar preparei uma imagem com nome Print - 03. Coloquei no google drive junto com o arquivo mod.
https://drive.google...7y3?usp=sharing
 
Gostei da ideia de colocar mapas no ar. Acredito que para criarmos um primeiro mapa pode levar algum tempo, e com mais prática algumas coisas ficam mais simples de fazer. Tenho uma sugestão para este caso. Se houverem um ou mais mapas/conteúdos criados por nós ou junto com mais pessoas, uma opção é unir todos os mapas/conteúdos em um arquivo WAD. Talvez neste caso, um servidor é o suficiente.
 
Se vocês quiserem posso fazer um tutorial de como fazer algumas correções/modificações simples nos mapas. Posso também selecionar alguns links com conteúdos e referências para estudo. Eu ainda não tive muito tempo para conhecer um pouco melhor as programações desta engine. Existem alguns materiais muito bons que podem nos ajudar neste processo de criação de conteúdos e correção de bugs. Isto é algo que podemos aprender aos poucos.
 
Parece haver mais de uma maneira de criar e modificar os conteúdos. A utilização de editores e complementos, técnicas de modelagem em 2D e 3D, programações, scripts, etc...
 
 
Em relação à edição dos conteúdos do mod Hordes of Chaos X, não sei dizer se eles se baseiam em algum tipo de licença livre, open source, ou se há alguma restrição. Nos arquivos de texto que eles disponibilizam junto com o mod, não encontrei nenhuma explicação ou informação específica sobre isto.
 
O autor, ou autores que uniram os conteúdos no mod, falam que receberam autorização dos autores originais de qualquer conteúdo incluído e modificado, para permitir que eles possam distribuir. Parece que a base do mapa E5M2 foi dada à eles por Hobomaster, que parece ser alguém da ID Software.
 
Segundo a wiki do ZDoom, parece que Hordes of Chaos X é uma compilação de vários mapas e conteúdos de outros projetos de mods. Parece que existem várias pessoas que tem ajudado nestes projetos.
 
 
Em relação às licenças deste mod Hordes of Chaos X, a única informação que pude encontrar até o momento é sobre a distribuição. É permitido distribuir este mod através de qualquer mídia, desde que acompanhe o arquivo de texto original.
 
No arquivo de texto aparecem algumas informações, por exemplo:
 
Primary purpose : Single player
Title : Hordes of Chaos X
Filename : hocX.wad
Release date : 1/12/05
 
Authors :
Christopher Emirzian (Udderdude)
M.Eyre (Vermil)
Nick St.Laurent (Hobomaster)
 
Misc. Author Info :
 
Parece que quando criaram este mod, um dos objetivos principais era a jogabilidade em single player, oferecer mais desafios e niveis de dificuldade maiores. Este deve ser um dos motivos para encontrarmos bugs nos mapas ao jogar em multiplayer.
 
Nestes termos e até o momento, fazer correções de bugs/modificar conteúdos nos mapas para conseguir jogar online, não parece entrar em conflito com algum tipo de licença ou autorização. Precisamos verificar qual arquivo estamos utilizando, se é a versão oficial e mais recente. Parece ser um projeto antigo, e não sei se eles continuam fazendo correções/atualizações.
 
Podemos fazer pesquisas sobre algumas destas questões, e se necessário entrarmos em contato com algum dos criadores.
 
Página oficial dos criadores do mod
 
Aqui estão alguns conteúdos que eles fizeram. No final da página, tem alguns links de doom, heretic, hexen.

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#8 arenacamper.ddns.net

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Posted 16 November 2017 - 09:38 AM

Ae, utilizei INTERNET EXPLORER e consegui baixar o WAD.

 

No fim de semana vou atualizar no server. Se der tempo, hoje à noite.

 

A dúvida agora: o certo agora seria substituir o WAD original ou adicionar o WAD como fix? Sacou?

 

Como foi feita uma correção, imagino que teria que adicionar este WAD como, por exemplo, hocX-fix-1.0.wad

 

O quer acha ideal fazer?


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#9 nQ.Lejionator

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Posted 16 November 2017 - 11:07 PM

Estou amando este tópico... :)


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I AM THE DESTROYER! :angry:

#10 Rodrigo

Rodrigo

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Posted 17 November 2017 - 12:39 AM

Olá pessoal! Legal, podemos fazer alguns testes.
 
Entendi. Neste caso é necessário substituir o arquivo hocX.wad. O motivo é que fiz as modificações diretamente no arquivo hocX.wad. Não foi necessário gerar um outro arquivo, nem fazer modificações no arquivo heretic.wad.
 
Coloquei mais 2 prints no google drive para ajudar na visualização.
 
No momento estou utilizando o editor Slade. Existem alguns complementos e ferramentas que podemos utilizar junto com o editor.
 
Na seção Editing e Utilities tem algumas ferramentas que podem ajudar bastante na criação de conteúdos e correção de bugs.
 
Quando abri o arquivo hocX.wad, observei que dentro dele estão todos os mapas, algumas referências de scripts, imagens, audios, etc...

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#11 arenacamper.ddns.net

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Posted 17 November 2017 - 10:30 AM

OK! No fim de semana substituo. 


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Posted 17 November 2017 - 10:45 PM

Acabo de substituir o HocX.wad.

Qualquer sugestão ou problema, só falar.


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#13 Rodrigo

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Posted 18 November 2017 - 01:18 PM

Acabo de substituir o HocX.wad.

Qualquer sugestão ou problema, só falar.

 

Olá! Ontem depois que você saiu, fizemos mais alguns testes num servidor que preparei aqui e observamos algumas coisas.
O problema que estava acontecendo ontem está relacionado com a estrutura do Zandronum/Doomseeker.
 
Realmente tem algo haver com os repositórios que você comentou. Quando o usuário quer entrar em algum servidor acontece o seguinte:
1 - O programa faz algumas pesquisas online em alguns endereços selecionados por eles. Estes locais hospedam alguns arquivos wad,zip,pk3, entre outros. O programa compara os arquivos necessários para entrar no servidor.
 
2 - Baseado nos testes que fizemos ontem, parece que por padrão o Zandronum/Doomseeker utiliza apenas o nome dos arquivos como referência de comparação para fazer download dos arquivos.
 
 
 
Algumas sugestões e observações:
 
Em relação aos arquivos wad que fizemos testes e correções para jogar em multiplayer, precisamos terminar algumas etapas.
 
1 - Por enquanto, se alguém quiser utilizar o mod Hordes of Chaos X com as atualizações/correções que fizemos, convém que a pessoa faça o download manualmente do arquivo e substitua no seu computador.
 
2 - Renomear o arquivo wad para algum outro nome que seja diferente de hocX.wad. Por exemplo o nome que você sugeriu hocX1.0.wad. Depois que concluirmos algumas etapas, podemos mudar o nome para algo mais definitivo. Um exemplo pode ser hocX-MP1.0.wad. O MP estaria relacionado à multiplayer. Apenas para testes, ontem nós renomeamos o arquivo para Xcoh.wad. Desta maneira o nome fica diferente daqueles que estão na lista de pesquisa do Zandronum/Doomseeker.
 
3 - Neste momento não compensa colocar estes arquivos nos repositórios/servidores de hospedagem oficiais do Zandronum/Doomseeker. Em alguns destes locais, alguns arquivos podem ficar bloqueados se não seguirem algumas das regras deles. Isto vale também para alguns endereços de IP.
 
4 - Corrigir os outros bugs que já encontramos.
 
5 - Se alguém encontrar mais algum bug ao jogar em multiplayer, ou se houver algum outro problema poderia colocar numa lista de bugs/problemas para encontrarmos soluções e resolvermos.
 
6 - Após fazermos todas correções, fazer mais alguns testes e verificar se há mais algum bug/problema. Verificar se alguém tem alguma sugestão para melhorar as correções que fizemos, seja em relação à programação/scripts utilizados, ou o método/solução utilizada.
 
7 - Questões relacionadas com copyright e permissões. Colocar junto com o arquivo wad, o arquivo de texto original dos criadores do mod. Não fazer nenhuma modificação no arquivo de texto original.
 
8 - Criarmos nosso arquivo de texto com os créditos, pessoas que ajudaram na correção dos bugs/testes/entre outras coisas que fizermos. Escrever uma mensagem em inglês e português, explicando os objetivos das modificações, e quais correções foram feitas. Explicar que o objetivo é corrigir problemas que estavam acontecendo ao jogar este mod em multiplayer. Em alguns mapas aconteciam alguns erros que não permitiam os jogadores avançar para as próximas fases. Isto acontece porque este mod foi criado há bastante tempo, e no arquivo de texto original está escrito que o mod tinha o objetivo principal de ser utilizado em single player. Naquele período não haviam os mesmos recursos que temos hoje, para ajudar na criação/customização dos servidores e da própria engine/mecânicas dos jogos.
 
9 - Organizar os arquivos que estamos utilizando, para sabermos quais arquivos estão atualizados e qual a versão. Podemos fazer um "patch notes", descrevendo o que foi corrigido/modificado em cada versão e por quais motivos.
 
Coloquei aqui alguns conteúdos.
 
10 - Até o momento não sei se conseguiremos um contato com os criadores do mod, devido este projeto ser antigo. Assim que for possível e ao completarmos algumas etapas, podemos entrar em contato com algum dos criadores do mod.
 
11 - Podemos colocar estes conteúdos dentro de um arquivo no formato zip. O arquivo wad corrigido/atualizado indicando a versão, e os arquivos de texto.

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#14 arcyde

arcyde

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Posted 18 November 2017 - 06:46 PM

vou ver se preparo um arquivo batch 
(.bat) que simplesmente coloca o arquivo ja na pasta correta, pra pessoa n ter que ficar procurando como eu fiz... tem gente q não manja, e vou deixar em código aberto pra terem certeza q n é virus


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#15 nQ.Lejionator

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Posted 18 November 2017 - 09:04 PM

 

Olá pessoal! Legal, podemos fazer alguns testes.
 
Entendi. Neste caso é necessário substituir o arquivo hocX.wad. O motivo é que fiz as modificações diretamente no arquivo hocX.wad. Não foi necessário gerar um outro arquivo, nem fazer modificações no arquivo heretic.wad.

 

 

Exato, até pq modificar arquivo original do jogo é coisa de "HEREGE"! Sacou? Herege! Morou...? Tu-dum-psss!!!! :P


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Posted 18 November 2017 - 09:38 PM

Eu acho ideal a idéia do FIX... um arquivo fix... e a gente upa para um repositório... eu até fiz uma conta no  WAD-ARCHIVE. Mas ainda num tentei upar nada para lá.

 

Olha... por enquanto a solução que achei foi excluir a fase E2M3 do map list. Assim o server tá no ar.


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#17 Rodrigo

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Posted 19 November 2017 - 01:02 AM

vou ver se preparo um arquivo batch 
(.bat) que simplesmente coloca o arquivo ja na pasta correta, pra pessoa n ter que ficar procurando como eu fiz... tem gente q não manja, e vou deixar em código aberto pra terem certeza q n é virus

 

Muito bom!  ;)


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#18 Rodrigo

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Posted 19 November 2017 - 01:06 AM

Exato, até pq modificar arquivo original do jogo é coisa de "HEREGE"! Sacou? Herege! Morou...? Tu-dum-psss!!!! :P

kkkkk  :D


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#19 Rodrigo

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Posted 19 November 2017 - 06:35 PM

Eu acho ideal a idéia do FIX... um arquivo fix... e a gente upa para um repositório... eu até fiz uma conta no  WAD-ARCHIVE. Mas ainda num tentei upar nada para lá.
 
Olha... por enquanto a solução que achei foi excluir a fase E2M3 do map list. Assim o server tá no ar.

 
É uma boa ideia excluir o mapa por enquanto e manter o servidor online. Quando precisarmos fazer mais alguns testes, podemos criar um servidor somente para isto.
 
Fiz a correção da porta azul que estava com problema no mapa E2M3. Estou terminando de fazer um arquivo de texto. Coloquei nele algumas informações para acompanhar o arquivo wad corrigido.
 
Hoje encontrei um problema quando fui verificar o seu servidor. Você precisa remover por enquanto aquele arquivo hocX-fix.1.0.wad das configurações do servidor, enquanto resolvemos esta questão dos repositórios. Como o arquivo wad corrigido ainda não está em nenhum repositório, não tem como entrar no seu servidor se não baixar todos os arquivos necessários.
 
Estou pensando em utilizarmos um arquivo zip, colocar todos os arquivos que forem necessários dentro dele. Depois que estiver tudo preparado, enviamos este arquivo .zip para algum repositório. Quando alguém quiser entrar no servidor, o Zandronum/Doomseeker se encarregará de baixar e colocar no local que o usuário escolheu nas configurações.
 
Por exemplo poderia ser uma estrutura assim:
 
Estrutura 1: (Esta estrutura contém todos os arquivos)
 
HocX-Fix1.01.zip
          |____ hocX.wad (Este é o arquivo wad original)
          |____ hocX.txt (Este é o arquivo de texto original)
          |____ hocX-MP-Fix1.01.wad (Este é o arquivo wad corrigido)
          |____ hocX-MP-Fix1.01.txt (Este é o arquivo de texto que estamos fazendo)
 
Algumas observações e sugestões:
 
1 - O arquivo hocX-MP-Fix1.01.wad tem quase o mesmo tamanho do arquivo hocX.wad, e a diferença é bem pequena. O motivo é que eu fiz as correções diretamente no arquivo wad original.
 
2 - Para o servidor funcionar, bastaria ter apenas o arquivo hocX-MP-Fix1.01.wad, pois ele contém todos os conteúdos do arquivo original + as correções.
 
3 - Se necessário, em um dos servidores poderiamos utilizar apenas o arquivo wad corrigido, junto com o arquivo de texto original + o arquivo de texto que estamos fazendo.
 
4 - Acredito que a melhor opção no momento, enquanto não conseguimos um contato com os criadores do mod, seja manter os dois arquivos wad (arquivo wad original + arquivo wad corrigido) e os arquivos de texto (arquivo de texto original + arquivo de texto que estamos fazendo e modificando, quando corrigimos um problema). Isto pode ajudar bastante em algumas situações.
 
5 - Quando colocamos dois ou mais arquivos wad juntos no mesmo servidor, algumas coisas precisam ser levadas em consideração:
  • Conteúdos de cada arquivo wad.
  • Nomes de mapas.
  • Programações/Scripts.
O arquivo heretic.wad tem vários conteúdos que o mod Hordes of Chaos X não tem. Ao utilizar o arquivo base heretic.wad junto com o mod hocX.wad, o Zandronum vai tentar combinar e utilizar os conteúdos de ambos arquivos, porém dando prioridade para um deles. Neste caso o arquivo hocX.wad terá prioridade em algumas coisas, e tem algo que parece o funcionamento de uma expansão. Se houverem mapas com nomes iguais, o mapa da expansão será utilizado.

Por exemplo o mapa E2M6 (the labyrinth) só existe no arquivo heretic.wad, no arquivo hocX.wad o mapa que vem depois do E2M5, é o mapa E3M1.
 
  
Os arquivos que enviarmos para algum repositório, precisam ter um nome diferente de qualquer outro arquivo wad, zip, pk3, que estiverem em qualquer repositório da lista do Zandronum/Doomseeker. Se houverem nomes iguais, pode causar algum conflito durante a etapa de download e instalação automática. Por exemplo fazer download dos arquivos errados.

Preciso saber quais nomes/contatos, que vocês gostariam de utilizar nos créditos no arquivo de texto. Vou colocar meu nome e um endereço de e-mail que eu utilizo no google. rodrigotechz@gmail.com

Coloquei o arquivo atualizado no google drive. A versão mais recente é esta hocX-MP-Fix1.01.wad
https://drive.google...7y3?usp=sharing
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#20 arenacamper.ddns.net

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Posted 19 November 2017 - 07:01 PM

 
 
Hoje encontrei um problema quando fui verificar o seu servidor. Você precisa remover por enquanto aquele arquivo hocX-fix.1.0.wad das configurações do servidor, enquanto resolvemos esta questão dos repositórios. Como o arquivo wad corrigido ainda não está em nenhum repositório, não tem como entrar no seu servidor se não baixar todos os arquivos necessários.
 

 

Esqueci de tirar o FIX do server... mas agora já tirei.

 

Velho, a ideia do arquivo ZIP é ideal. Mas até então não sei se o Zandronum trata arquivos ZIP. Trata? Ele descompactaria o arquivo?


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