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QuakeServers.Net | Q2Servers.com | Zandronum | ZDaemon | Arena Camper® | Discord NetQuake | Droni Nostalgia Games

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@  nQ.Lejionator : (20 May 2024 - 08:11 PM) Sangue, vc precisa subir seus servidores denovo. Converse com o Paulo aqui. Há serviços como Azure que hospedam servidores de graça
@  nQ.Lejionator : (22 January 2024 - 10:06 PM) Ontem foi níver do Droni! :P
@  nQ.Lejionator : (08 January 2024 - 07:52 PM) FELIZ ANO NOVO 2024 ATRASADO!
@  nQ.Lejionator : (16 December 2023 - 04:06 PM) Tá chegando o final do ano... Hou-hou-hou..
@  nQ.Lejionator : (08 September 2023 - 08:15 PM) Jogadores de quake são inaposentáveis
@  Sangue : (08 September 2023 - 12:06 PM) Definitivamente aposentado.
@  nQ.Lejionator : (29 July 2023 - 12:43 PM) Salve, garoto!
@  YungBlood : (28 July 2023 - 09:43 PM) Oi :)
@  nQ.Lejionator : (02 July 2023 - 01:28 PM) Cadê tu, Sangue??
@  nQ.Lejionator : (23 March 2023 - 12:57 AM) Estamos aqui, firmes e fortes, ó Droni!!
@  Droni : (27 January 2023 - 04:20 PM) Salve Rapaziada! E ai como vcs estao, comportadinhos? rsrs

Faço lives todos os dias as 19hrs heim? espero por vcs!

https://fb.gg/Nost4lgiagames
@  nQ.Lejionator : (20 September 2022 - 04:39 PM) 27 graus aqui no interior de SP.
@  nQ.Lejionator : (03 September 2022 - 12:57 PM) Tópico sobre versão do Kali com suporte para HDuke quase concluído.
@  nQ.Lejionator : (15 August 2022 - 05:29 PM) :o :o :o
@  nQ.Lejionator : (14 August 2022 - 02:18 AM) Já que ninguém vem aqui e nem lê nada, vou assumi- eu sou gay
@  nQ.Lejionator : (04 August 2022 - 01:24 AM) Doom3 fez 18 aninhos ontem...
@  Sangue : (19 July 2022 - 07:26 PM) Eu subi o servidor, mas ninguém desceu nele para jogar.
@  nQ.Lejionator : (07 June 2022 - 12:05 AM) Estamos torcendo por vc, Sangue. Já tive problemas pessoais e fiquei afastado daqui. Sei cumé! B)
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:30 PM) Só ativei o servidor de Q2 porque preciso de algo para manter minha cabeça ocupada. Eu zerei o HD, instalei o LUbuntu no lugar do Slack e estou recuperando o backup aos poucos.
@  Sangue : (06 June 2022 - 09:27 PM) Eu não voltei, porque nunca saí daqui. Só deixei de postar, não resolvi meus problemas pessoais.
@  nQ.Lejionator : (06 June 2022 - 04:36 PM) Luciano "Sangue" parece que voltou para o Quake2...
@  nQ.Lejionator : (01 June 2022 - 01:56 PM) Aq2 pra Steam saindo do forno... https://store.steamp...1978800/AQtion/
@  nQ.Lejionator : (13 May 2022 - 12:58 PM) FICOU FODÁSTICO!!!! Muito obrigado, Droni! :D
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) - Renovação do host para até 2026
- Migração do forum para um servidor Brasileiro.
- Novo Logo
- Recache / Rebuild de todos os indexadores
@  Droni : (13 May 2022 - 11:43 AM) Salve pessoal, coloquei algumas melhorias no forum
@  nQ.Lejionator : (01 April 2022 - 06:16 PM) Quem aqui já caiu na pegadinha do 1º de abril?? (assim como eu?)
@  nQ.Lejionator : (26 March 2022 - 11:44 PM) Surrei uns bots lá no udmx
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 04:50 PM) AAhhhhh.... :D :D :D
@  nQ.Lejionator : (22 March 2022 - 01:21 AM) Quinta??
@  nQ.Lejionator : (15 March 2022 - 09:52 PM) Que merda... :/
@  arenacamper.... : (15 March 2022 - 01:52 PM) ... os bauns tempos já se foram faz tempo... e os players que sobraram são sistemáticos...
@  nQ.Lejionator : (14 March 2022 - 08:56 PM) Achei dois BR jogando CTF num server de Q3. Pensa nuns cara mala! Sequer conversaram comigo, nem chamar aqui pro fórum ou pro discord. Parece que as pessoas não gostam mais de interagir no multiplayer. Q3, um jogo morto, nego prefere jogar com bots... :/
@  nQ.Lejionator : (13 March 2022 - 06:14 PM) Eternamente, éter na mente
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 09:44 PM) kaUSKUSHAksuhaskuahSAKuhakuhsaKUHASkuhsaKUHASkhuasKUHSAkhusaKHUASKUHAS
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:25 PM) Botei um pra correr lá já... "reddeuce"! xD
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 09:10 PM) Tô away lá no arenacamper de QW
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 08:11 PM) acabo de humilhar mais 1 ali no Q1... foram 3 ou 4 sem doh...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 07:14 PM) O LOCO, BICHO! O_0
@  arenacamper.... : (12 March 2022 - 06:42 PM) Ih, rapá... hoje já foi Q1, Q3 e DOOM2 (no BR e nos gringo)...
@  nQ.Lejionator : (12 March 2022 - 05:19 PM) Acho que hj a noite rola uns FFA no Doom2... vontade de jogar isso. Ou Q3...

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Doom 2 - O velho rei dos jogos FPS em 2D!


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18 replies to this topic

#1 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

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Posted 26 July 2015 - 07:16 PM

Doom 2 - O velho rei dos jogos FPS em 2D!

Doom2_title.png

 

Vou fazer aqui um mini-tutorial explicando d forma geral como é este Doom 2! Quando se falam d "Classic Doom", querem dizer ambos Doom(1) e Doom 2. Então dito isto, Classic Doom é uma das primeiras grandes franquias d MEGA-ESTRONDOSO sucesso da ID Software! Antes o único joguinho bem sucedido da empresa era o Commander Keen, um joguinho bobinho estilo passa-fase estilo igual ao Mario Bros, com um menininho d capacete amarelo e com uma pistola a laser, q andava d nave espacial.

Resumidamente, Doom 2 é um jogo estilo "Quake", mas em 2D. A história do single-player é sobre um fuzileiro naval(marine) é enviado pra uma base espacial resolver uma treta lá, q envolvia defeitos com a nova tecnologia sobre Teleporters. Mas deu um B.O muito louco lá, os caras abriram uma dimensão direto pro inferno e os demônios dominaram tudo e sua missão é impedir q eles ataquem a Terra!!

 

[Armas]:

Vc tem só 8 armas pra resolver essa guerra com os demônios do inferno(de acordo com as teclas dos números):

1- Fists e Chainsaw(punhos e motoserra, ou seja, são armas "Melee", curto alcance); 2- Pistol; 3- Shotgun(SG) e Super Shotgun(SSG); 4- Chaingun(CG); 5- Rocket Launcher(RL); 6- Plasma Gun(PG); 7- BFG 9000k; 8- Chainsaw(motoserra apenas).

Como vcs viram, há armas juntas numa msm tecla, vc tem q apertar 2x pra escolhar uma ou outra arma. Respectivamente, os impulses das armas são "impulse 1 á 8", caso vc queira binda manualmente na sua CFG.

 

Estratégias: Em lutas a CURTA DISTÂNCIA, use a Chainsaw ao invés dos Fists(exceto  quando tiver com Berserk, mas os socos são lentos e abrem brechas pra contra-ataques), pq ela "gruda" no inimigo, o q não ocorre com os Fists, q requer mais habilidade e ambas causam 2-20pts d danos.

- A MÉDIA DISTÂNCIA(e a curta também), a rei d todas as armas é a Super Shotgun! Cada tiro dispara 20 pellets, cada uma causa 5-15 d danos, num total d 100-300 se acertar todas, é a arma mais poderosa do jogo. Use-a ao invés da Shotgun normal(dispara 7 pellets(5-15 danos cada) por tiro, total d 35-105), mas caso não tenha a SSG, vá d SG mesmo! Já a Chaingun é mais útil pra finalizar inimigos enfraquecidos(pq ela não causa grandes danos d uma só vez, como a SG, e nesse tempo o inimigo pode contra-atacar) na média/longa distância, cada bala causa 5-15 danos, cada disparo dá 2 balas até acabar. A Plasma Gun é, na média distância, melhor finalizadora do q a CG, por cada bola d plasma causar 5-40 danos e a capacidade dela é 300 tiros, então calcule a potência dela....

- A LONGA DISTÂNCIA, a Rocket Launcher é a boa pedida contra inimigos ainda intactos e em locais fechados, cada rocket causa 20-160(direto), 0-128(explosão) e 148-288(direto+explosão). Se a usar d perto, vc irá sofrer com a explosão, então use-a ao menos na média distância. A BFG é melhor q a RL pra longa distância, mas é preciso perícia pra usá-la, um tiro(bola) direto causa 100-800 danos, cada raio invisível q nasce da bola causa 49-87 danos. Use-a em inimigos q estão em locais abertos, pois não conseguirão fugir dos raios(tracer rays). E finalmente a Pistol, só é boa a longa distância contra inimigos muito enfraquecidos e vc não tenha uma SG. Cada tiro causa 5-15 danos.

>>> A regra geral é... 1- perto(SSG, ou chainsaw), 2- média(SSG/SG, ou PG/CG), 3- Longe(BFG, ou RL/Pistol).

 

[Armaduras]:

2 apenas, a "Armor"(verde, Security Armor no manual original) e "Mega Armor"(azul, Combat Armor no manual). A armor verde dá 100 pontos d proteção e absorve 1/3 dos danos, e a azul dá 200pts e absorve só 1/2.

 

Há tbm as "Armor Bonus"(Spiritual Armor no manual, elmos espalhados no chão), dão 1pt d armor e dá 1/2 ou 1/3 d absorção, d acordo com o tipo d armadura q vc tinha pego anteriormente.

 

[Power-Ups]:

São os itens mais importantes do jogo, e no Doom2 são muitos...

 

new_classic_doom_item_super.gif

- Supercharge: É uma esfera azul, só recupera sua vida direto pra 100pts, quase igual ao Adrenaline do Quake2.

 

new_classic_doom_item_megas.gif

- Megasphere: Esfera cinza, dá 100pts á mais do q vc tem, indo direto pra 200pts, caso vc já tenha 100. É igual ao Mega-Health do Quake, mas mais poderosa pq dá pts d armadura tbm, né! Ótimo item!!

 

1-new_classic_doom_item_berse.gif

- Berserk: É uma espécie d "Quad Damage", mas q funciona só pra arma Fist(aumenta seu poder em 10x), por isso q quando vc o pega, ele saca os punhos na hora! Mas vc não é obrigado a se limitar aos punhos apenas, mas seu efeito não é pra outras armas. E também recupera seus pontos d vida pra 100, e vc enxerga tudo vermelho(colormap 3 e 2).

É um item meio inútil em deathmatch, exceto pela recuperação d vida. Seu formato é uma caixa d vida normal, mas negra.

 

new_classic_doom_item_invun.gif

- Invulnerability: Uma esfera verde com olhos vermelhos. Te dá total proteção a TUDO(exceto "telefrags", q causam 10.000pts d dano, e a invul protege d até 1.000pts e nada no jogo lhe causa essa quantia em um único ataque, então...), por 30segs, mesmo quando vc cai num abismo ou espaço, e vc enxerga tudo em preto e branco(colormap 32 "negative") e lugares escuros!

 

new_classic_doom_item_invis.gif

- Partial Invisibility: No formato d uma esfera vermelha e azul, com um olho piscando, ela t dá invisibilidade parcial(vc se torna uma sombra difícil d ver) por 1min. Blur Artifact, no manual.

 

[Outros itens menores]:

São itens d menor importância, mas úteis d alguma forma...

 

- Backpack: Um item q duplica a capacidade d armanezar suas munições. Ex.: Vc podia ter só 50 rockets, depois d pegar o item, vc pode ter até 100 rockets! Um item importante!! Formato d uma mochila marrom.

- Radiation shielding suit: Um uniforme branco d corpo inteiro, q t dá proteção contra ácido(verde), lodo corrosivo(marrom) e lava, por 1min. Vc enxerga tudo esverdeado(palette 13). Radiation suit no manual. É um iten útil só em certos casos, em deathmatch é meio irrelevante.

- Light amplification visor: Um óculos d armação branca e lentes vermelhas. Te dá visão d lugares escuros, por 2min. Vc enxerga tudo verde(colormap 1). Inútil em deathmatch.

 

 

[GAMEPLAY]:

A jogabilidade natural d Doom 2 é RÁPIDA! Tão rápida quanto qualquer Quake q vc já jogou! Em poucas palavras, o deathmatch dele é assim... é tudo sobre nascer e ir pegar imediatamente uma boa arma(A Super Shotgun é a preferida!!) pra matar qualquer um no seu caminho, q é o de pegar um item valioso(power-ups e armaduras), se equipar o máximo q vc puder e então sair caçando TUDO E A TODOS pra matar e vencer o jogo! Simples assim, seja em FFA, Duel ou TDM(exceto em CTF, onde normalmente os itens sempre renascem após algum breve tempo, d acordo com a cfg do servidor)!

 

O fato do jogo na sua forma original não havia "itens respawns"(os itens não ressurgiam), apenas weapons stay(armas sempre disponíveis), era necessário esta estratégia q descreví acima pra ter bom desempenho nos deathmatchs por aí. Então é isso... 1- corra pegar arma(ou o tal item, caso vc tenha um spawn sortudo), 2-corra pegar power-up ou armors(caso já tenha pegado, vá pegar arma!), e então vá a luta até o fim! Outra dica é sempre ir nos locais onde há armas boas(S.Shotgun e Rockets) pra caçar o pessoal.

 

Outra coisa q vc notará em alguns servers d ruleset oldschool é a desabilitação do "freelook"(olhar com o mouse), onde vc só consegue usar o mouse pra mexer a crosshair laterlamente, nunca pra cima, pra baixo ou diagonalmente. Isto tem uma explicação, e não é simplesmente pq o Doom antigamente se jogava com teclado(Quake1 e Quake2 também era jogado só com teclado). O lance é q na engine do classi Doom, o alvo d acerto(hitbox) é INFINITO na posição vertical! Por isso q vc quando joga d teclado, vc pode mirar um andar abaixo d algum inimigo(monstro ou player) e msm assim acertá-lo. Vc só precisa mirar lateralmente, não verticalmente. Vc podia até usar o mouse pra jogar, mas era limitado a movimentos laterais. Quem tá acostumado a jogar com freelook(em jogos modernos) deve ser um porre, mas é fácil acostumar e realmente desnecessário o freelook no Doom.

 

 

[ Doom vs Doom 2 ]:

Ambos são, na prática, a MESMA COISA! A única diferença é que o Doom2 tem a arma mais APELONA do jogo, a Super Shotgun! E tem alguns demônios novos no single-player e, obviamente, mapas e design diferentes. A ação do deathmatch do Doom2 é mais dinâmica também, vc irá notar(mais hardcore, por causa da SSG).

 

Francamente, na minha humilde opinião, Doom 1 é melhor de uma maneira geral(os mapas são melhores em design e mais fluídos, atmosfera agradável, e bom jogo de luzes), mais equilibrado e mais divertido. Porém, é mais limitado, com menos monstros, e multiplayer menos furioso. Ou seja, se vc gosta de single-player e mapas melhores, jogue Doom1. Caso goste mais de multiplayer online com amigos, vá de Doom2!

 

                                 >>>>>> Glossário <<<<<<

- iWAD(internal WAD): Significa q é o jogo RAIZ em sí, não um mero Mod ou mapa. Ex.: doom.wad, doom2.wad, tnt.wad, plutonia.wad, strife1.wad, heretic.wad e hexen.wad. Estes são oficialmente iWADs(obviamente, os jogos Strife, Heretic e Hexen NÃO são Doom, apenas usam a mesma engine pro serem jogos 2D também).

Doom Wiki > http://zdoom.org/wiki/IWAD

 

- pWAD(patch WAD): É como se fosse os "Mods" pra Quake, é um WAD q contém vários arquivos q podem modificar o jogo do Doom em vários aspectos, não simplismente um mapa. Mas a extensão do arquivo é a mesma(.wad). Entenderam?

Doom Wiki > http://zdoom.org/wiki/PWAD

 

- Pk3: Esta extensão é conhecida pelos "quakers", é a mesma coisa q o wAD, mas em outra extensão, normalmente pra conter modificações como sons, hud, skins, etc. Não é usada pra conter mapas e não é uma extenão válida pra alguns Source Ports, como Odamex. Mas é reconhecida pelo Zandronum.

Doom Wiki > http://zdoom.org/wik...WAD_replacement

 

                         ---------- >>> DOWNLOADS <<< ----------

 

>>> [ Doom Collector's Edition - iD Software]

31rAZJ-UMNL.jpg

Foi o último cd-rom com o pacote completo da série Classic Doom, na sua atualização final e com todos os suas expansões, lançado em 26/set/2001, pela iD Software. Contém o "The Ultimate Doom", "Doom 2" e "Final Doom". E veio também o executável pra Windows, o antigo "Doom95.exe". O executável original pra MS-DOS não veio, entretanto.

Vc pode ter a coleção completa do Classic Doom + Doom 3 e sua Mission Pack(Resurrection of Evil) remasterizados(BFG Edition) pra comprar pela Steam.

 

"CFG"s pra server d Doom2, no Odamex! > http://www.4shared.c...FGs_odamex.html

Link do 4Shared(29mb) > http://www.4shared.c...rs_Edition.html

Steam (Doom3 BFG Edition) > http://store.steampo...0/?l=portuguese

The Doom Wiki > http://doomwiki.org/...ector's_Edition

* Pacote d mapas FFA (133mb) > http://www.4shared.c..._Doom2_FFA.html

* Pacote d mapas Duel (14,9mb) > http://www.4shared.c...Doom2_Duel.html

* Pacote d mapas TDM (20mb) > http://www.4shared.c..._Doom2_TDM.html

* Pacote d mapas CTF (135mb) > http://www.4shared.c..._Doom2_CTF.html

Minha CFG pra jogar Odamex(usem como exemplo!) > http://www.4shared.c...Lba/odamex.html

* : OBRIGATÓRIO baixar, pra poder jogar nos servidores d Doom2 do  "Arena Camper Quake"! O jogo em sí tem raros bons mapas pra deathmatch por não ter fluidez, então é MUITO melhor jogar em mapas feitos pra DM(feito por fãs, os Custom Maps). Baixe estes mapas, mais os Master Levels e kickdm2. :)

 

>>> [ Master Levels for Doom II - iD Software ]

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O CD-Rom chamado "Master Levels for Doom II", lançado pela iD Software em 26/Dez/1995, é uma compilação d wads feitos por designers profissionais sob o contrato da empresa na época(entre eles o mito Tim Willits, criador d vários mapas épicos pra série Quake, como E1M2, DM6, q2dm1 e q3dm6!!!). São um total d 20 mapas(na verdade 21, pois o TEETH.WAD tem um mapa secreto). No cd original, havia um pôster e mais 1830 pwads d amadores(chamado d "Maximum Doom"), coletados pela internet. Esta coletânea d wads também tá disponível na Steam pra comprar, exceto os pwads do Maximum Doom.

 

* Obs.: Selecionei alguns destes 20 mapas pra rodar no server d FFA no Odamex, muitos deles eram injogáveis no deathmatch pro serem muito complicados(verdadeiros labirintos) e pouco fluídos. Mas todos eles são ÓTIMOS no single-player contra os demônios! Então TENHA O MASTER LEVELS!! :)

 

Link do 4Shared(1,3mb) > http://www.4shared.c...or_Doom_II.html

Steam > http://store.steampo...0/?l=portuguese

Doom Wikia > http://doom.wikia.co...els_for_Doom_II

Doom Wiki > http://doomwiki.org/...els_for_Doom_II

 

>>> Kick Attack! (kickdm.wad e kickdm2.wad)

29.png

É um WAD bobo mas legal pra single-player, com novos sons e novas skins de armas e monstros, tudo baseado numa antiga marca d refrigerante cítrico(Kick). Criado puramente pra fins de marketing pesado que a marca da bebida tinha na época pra competir com as outras marcas.

Ele é o último WAD do servidor de FFA Odamex do Arena Camper Quake(kickdm2.wad), é um mapa bobo e sem muitas armas mas resolvi incluí-lo só por diversão, então baixe este wad!!  :)

 

* Donwload(Doomworld iD Games) kickdm > http://www.doomworld.../j-l/kickdm.zip

* Donwload(Doomworld iD Games) kickdm2 > http://www.doomworld...j-l/kickdm2.zip

Review com imagens("Doom WAD Review") > http://onemandoom.bl...kickdm2wad.html

Link oficial > http://web.archive.o.../doom/doom.html

Wiki do Kick(a bebida!) > https://en.wikipedia...ck_(soft_drink)

Review(análise) do wad, em inglês > http://realm667.com/...457-kick-attack

* : Link da "florida" é batata pra funcionar!!

 

>>> The Complete Raven Series (raven.wad)

U5SiB.png

Criado por Tim Willits(antes d entrar na iD Software) e sua irmã Theresa Chasar, são 11 maps q foram lançados pra ser no Doom 1, mas depois foram convertidos pra Doom 2 pra melhor exposição. Idealizados pra fazerem parte do "5 anos d celebração d Doom", no site do Doomworld.

Possui bom single-player e ótimo deathmatch também.

 

* Download(Doomworld iD Games) > http://www.doomworld...2/p-r/raven.zip

Reviem com imagens("Doom Wad Review") > http://onemandoom.bl...s-ravenwad.html

* : Link da "florida" é batata pra funcionar!!

 

                              >>>>>> Páginas/Sites Diversos <<<<<<

Sites de WADs(mapas, pwads):

- Wad-Archiev(o melhor e maior!!) > http://www.wad-archive.com/

- Doomworld iD Gammes > http://www.doomworld.com/idgames/

- Download: Wads > http://doom4ever.fre...wnload_wads.htm

- WAD Repository(simpson-nekek.narod.ru) > http://simpson-nekek.narod.ru/wads/

- Forgotten Warriors clan > http://www.forgotten...riors.net/wads/

- Index of /wads (devilhunter.rfc) > http://devilhunter.rfc1337.net/wads/

- Index of /wads > http://85.214.149.120/wads/

- Index of/wads > http://static.best-ever.org/wads/

- Doom-net.ru > http://doom-net.ru/wads/

- Doom Wad Station - Total Conversions > http://www.doomwadst...et/main/tc.html

 

Sites sobre Classic Doom:

- Doomworld(maior portal sobre Classic Doom do mundo!) > http://www.doomworld.com/

- Fórum do Doomworld > http://www.doomworld.com/vb/

- The Doom Wikia > http://doom.wikia.com/wiki/Entryway

- The Doom Wiki > http://doomwiki.org/wiki/Entryway

- Doom by maxpkmf > http://lparchive.org/Doom/


I AM THE DESTROYER! :angry:

#2 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

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Posted 26 July 2015 - 09:17 PM

Agora vamos falar do mais importante... como jogar Doom2 hj em dia!

 

Doom2 é um jogo VELHO, então é duro vc jogar ele no sistemas operacioais d hj em dia, por causa da incompatibilidade d arquivos velhos com SO novos. Basicamente, é uma questão d vc usar EXECUTÁVEIS(doom95.exe) do jogo mais modernos do q os originais q vêem junto com a instalação do jogo do CD. Houve inúmeros d Source Ports(ou Client port, como se diz no quake...) pra Doom Engine(código do jogo), a maioria obsoleta(ZDoom, Chocolate Doom, Doom Legacy, DOSDoom, Skulltag, etc...).

 

Mas hj há basicamente 3 principais e mais populares Client d Doom1 e 2: Odamex, Zandronum e ZDaemon.

 

Nota: Copie e cole dentra da pasta do Odamex e do ZDaemon os principais iWADs do Classic Doom(doom.wad, doom2.wad, tnt.wad e plutonia.wad) pra jogar usando estes Source ports(exceto Zandronum, q não precisa d pasta específica, só extrair o arquivo do Zandronum dentro da pasta do jogo ou mesmo dentro da pasta do Odamex)

 

headerlogo.png

[ Odamex ]: Moderno e compatível com qualquer SO hj em dia(win, mac ou linux), periodicamente atualizado pra correção d bugs, etc. É o Source Port mais "Vanilla style"(estilo padrão original, na linguagem dos games) d todos, mas claro sempre com alguma coisa nova atrativa. Foi usando pra hospedar servidores dedicados locais no torneio d Doom2, no QuakeCon 2013.

Possui muitas opções d customização do menu OPTIONS(suporte a widescreen, frames per second acima dos 35 padrão,). Tem a opção da tecnologia "unlagged", igual no QuakeLive e outros FPS modernos. Capacidade d criar Map Cycle(rotação d mapas) e maxplayers d até 255 jogadores em servers! Tem os novos gametypes TeamDM e CTF, e opção d warm-up pra servers. Ou seja, é um Client Vanilla praticamente completo.

Dica: Eu aconselho a começar a usá-lo primeiramente, pra pessoas q são novatas, por ser um client fácil d aprender a usar e a criar servers!!

 

Link pra baixar(download) > http://odamex.net/

Canal IRC(Webchat QuakeNet) > https://webchat.quakenet.org/(#odamex)

The Doom Wiki > http://doomwiki.org/wiki/Odamex

 

 

 

Header_Nav_Trans.png

[ Zandronum ]: O mais moderno client pra Classic Doom(atualizado em julho/2015), ele permite mudanças um tanto radicais na customização do seu Doom1 ou 2 pra vc deixar mais bonito, apesar d vc poder deixá-lo em modo vanilla style(ou seja, no modo original). Ele tem bem mais opções e cvars do q o Odamex. E mais modos d jogo diferentes, como os modos multiplayer Possession, LMS(Last Man Standing), Terminator, Skulltag. Há modos cooperative, como Survivor, Invasion e até uma mescla d ambos! E suporta tbm pra mods do velho skulltag, pra novas armas e skins. E suporte pra até 64 jogadores online nos servers d Zandronum.

 

Basicamente, é um client pra "new-school Doom" com modificações extremas, ou seja, com MUITA FRESCURA! Vc tem q baixar wads e pk3 GIGANTES pra poder jogar(megaman, por ex, mais d 100mb)! Cê é loco...

 

Link pra baixar(download) > https://zandronum.com/

 

 

ZDaemon_109_Logo.png

[ ZDaemon ]: Este é preciso se cadastrar pra então fazer login e poder jogar em servidores exclusivos deste Source port. É um mod pra quem gosta d Classic Doom no estilo New-school. Tem quase os msm gametypes do Odamex, mas com a adição do Survivor pra cooperative, e Double Domination e King of Hill, pra deathmatch. Tem tbm como o Odamex, o suporta pra unlagged, opções avançadas pra assistir demos(.zdo, específico pra este client), e netcode melhorado. Outra caracterísitca própria do Zdaemon é o "in-game voice chat". Há suporte pra Win, mac e linux.

 

Pessoalmente, acho q é pra jogadores avançados e q gostam d jogar Classic Doom modificado do original, cheio d Mods estranhos diversos(a maioria WADs pesados...).

 

Link pra baixar(download) > http://www.zdaemon.org/?CMD=downloads

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

[ Servers Browser pra Classic Doom ]: Há alguns server browser(procuradores d servidores pelo mundo) q foram muito usados. O Odamex tem um q é ótimo, mas vc só vê servers d Odamex. O Zandronum tbm vem com um buscado próprio. Mas há um q busca pro servidores d vários tipos d Source ports, e este é o IDE(Interent Doom Explorer).

 

idelogo.gif

 

Ele é fácil d usar e muito bom! Está atualmente na versão 1.10. Extraia ele numa pasta qualquer, crie uma chamada "IDE" na partição "C:\", por exemplo. (C:\IDE).

Crie uma pasta chamda "wads" dentro desta pasta, pra q ele baixe os wads(ou seja, os mapas) q algum client e dps vc copia e cola estes wads baixados na pasta onde tá rodando seu Doom. Lembrando q Zdaemon tem sua própria pasta, assim como o Odamex(o Zandronum vc pode colocar o executável dele dentro da pasta do Odamex ou do jogo original, pq ele é só um executável com alguns DLLs. Sim, eu uso Win8.1!)

Então é só vc configurar o local dos arquivos executáveis de seus Source ports q vc possui, pra q o IDE possa achar e executá-los quando vc for entrar em algum servidor pelo mundo, d qualquer tipo d Source port! :)

 

Link pra baixar(download) > http://doomutils.ucoz.com/


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#3 nQ.Lejionator

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Posted 27 July 2015 - 01:34 PM

                 >>>>>> [ Bônus - Extra game! ] <<<<<<

 

Strife: Quest for the Sigil

250px-Strife_box_cover.jpg

Strife_title.png

267128-strife_005.jpg

É um jogo que usa a mesma engine do Doom. Criado pela grande lendária empresa de jogos pra PC, a Rogue Entertainment (hoje chamada Nerve Software, a mesma criadora de jogos clássicos como a Mission pack 2 pra Quake 1 e Quake 2(Dissolution of Eternity e Ground Zero, respectivamente), Doom 3(Ressurection of Evil) e Counter-Strike(Condition Zero), é um jogo FPS com tema medieval e armas e multiplayer BEM INTERESSANTE.

 

Não posso falar mais sobre pq não joguei ainda, mas acabei de baixar e parece ser legal, vou jogar e vamos ver! :D

 

[EDIT]: Testei o multiplayer dele com o Zandronum(com o SvStrife não deu certo, port muito velho e fica pedinho arquivo "COMDLG32.OCX"), e francamente o joguinho É SHOW DE BOLA!! Superou minhas expectativas, é muito gostoso de jogar! :D :D :D

 

Links úteis:

Download Completo("FreeGameEmpire") > http://www.freegamee...creenshot-1.png

Download Shareware("Doomworld iD Games") > http://www.doomworld...ff/strife11.zip

Source port moderno próprio(SvStrife v1.4) > http://doom.wikia.com/wiki/SvStrife

Source port compatível(Zandronum) > http://zandronum.com/

Fonte Doom Wikia > http://doom.wikia.com/wiki/Strife

Fonte Doom Wiki > http://doomwiki.org/wiki/Strife


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#4 Guest_Fateful_*

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Posted 28 July 2015 - 10:40 PM

Eu cheguei a jogar strife quando criança!

#5 arenacamper.ddns.net

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Posted 28 July 2015 - 11:31 PM

Véi, você colocou muitas coisas para baixar. E eu só preciso dos lances do modo server.

Por enquanto tô me concentrando no modo FFA disso aí.

Confirma aí o que tenho que baixar para montar um server de FFA, por exemplo. 


586 DX 133mhz - 8MB RAM - HD 840MB - Trident PCI 9680 4MB - CD ROM 8x - Placa de Som ISA Creative Sound Blaster 16 - Windows 95 OSR2 original

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#6 nQ.Lejionator

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Posted 29 July 2015 - 12:44 AM

Eu cheguei a jogar strife quando criança!

 

Pô, e eu nem sabia da existência deste joguinho, mano! Ele é muito dahora, tô estudando uma forma d fazer um multiplayer com ele :)

 

Véi, você colocou muitas coisas para baixar. E eu só preciso dos lances do modo server.

Por enquanto tô me concentrando no modo FFA disso aí.

Confirma aí o que tenho que baixar para montar um server de FFA, por exemplo. 

 

Vc só precisa baixar os wads pra FFA, baixar o jogo em sí(doom collector's edition), o master levels e o wad kickdm2. E o odamex e as cfgs q fiz, claro. Na ordem, baixe:

 

1- Doom collector's(29mb) > http://www.4shared.c...rs_Edition.html

 

2- Os wads pra: FFA(133mb), master levels(1mb) e kickdm2 >

- http://www.4shared.c..._Doom2_FFA.html

- http://www.4shared.c...or_Doom_II.html

- http://www.gamers.or...j-l/kickdm2.zip

 

3- Odamex > http://odamex.net/

- minha cfg d jogo, pra usar no odamex(como mero exemplo) > http://www.4shared.c...Lba/odamex.html

 

4- CFGs pra odamex(incluso a cfg pra FFA) > http://www.4shared.c...FGs_odamex.html


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#7 arenacamper.ddns.net

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Posted 29 July 2015 - 04:19 PM

Certo... faltou uma parte importante: um executável para LINUX... xD


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#8 nQ.Lejionator

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Posted 29 July 2015 - 04:50 PM

Certo... faltou uma parte importante: um executável para LINUX... xD

 

Baixe o odamex pra linux!! Tá lá na página inicial do site! :)


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#9 arenacamper.ddns.net

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Posted 29 July 2015 - 06:23 PM

Aaahhh tá... desculpa. 

É que como não estou por dentro, não iria reconhecer...

Beleza... já já sai do forno algo sobre isso aí. 


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#10 arenacamper.ddns.net

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Posted 30 July 2015 - 03:55 PM

Véi... baixa esses arquivos todos e coloca no diretório doom2? Não tem que ter uma estrutura interna dentro do diretório?


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#11 nQ.Lejionator

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Posted 30 July 2015 - 05:06 PM

Véi... baixa esses arquivos todos e coloca no diretório doom2? Não tem que ter uma estrutura interna dentro do diretório?

 

Não, não é preciso disso. É tudo junto lá dentro da pasta mesmo, uma salada. Na verdade, realmente "existe" uma estrutura com várias pastas dentro do Doom2(sounds, skins, gfx), assim como é no Quake, mas acontece q isso tudo já fica dentro dos arquivos ".wad"! Por ex, É como se cada pasta de MODs no Quake ficasse já dentro d um único arquivo ".pak", imaginou? Então, fica sussa q é assim q funciona os mods e mapas no Doom1 ou 2. xD


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#12 arenacamper.ddns.net

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Posted 30 July 2015 - 11:33 PM

Beleza... para entender. 


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#13 arenacamper.ddns.net

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Posted 05 August 2015 - 08:15 PM

http://ac.servequake.com:81

 

Quatro servers de DOOM 2 montados.


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#14 Guest_doombrasilforum_*

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Posted 05 August 2015 - 08:18 PM

www.doombrasilforum.6te.net

 

visitem o maior site brasileiro de doom!



#15 arenacamper.ddns.net

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Posted 06 August 2015 - 03:55 PM

Parece que o pessoal que joga DOOM 2 é bem mais unido do que o pessoal do QUAKE.


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#16 nQ.Lejionator

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Posted 13 August 2015 - 03:29 PM

Só pra me citar novamente...

 

Porra, deixei cortar minha internet aqui em casa, só vou t⁻la dnovo na quinta q vem!! xD

 

Mano, tô vendo q a galera do Doom2 tá agitada, mas sobre o clint port a ser usado, acho q deveria ter disponibilidade pra ambos Odamex e Zandronum.

 

Ambos são clients fáceis d usar e d livre acesso(sem login). O odamex tem a MELHOR admin pra criar maplist. Já o zandronum NÃO!! No zandro, só é possível usar 1 wad pro server, e no odamex pode-se usar VÁRIOS!

 

O odamex é pra quem curte jogar Doom2 normal, se mmods frescurentos. Já o zandronum dá compatibilidade pra personalziar mais a aparência do jogo e usar mods mais complexos,, é só por isso q é mais popular.

 

Pra finalizar, minha humilde opinião, acho q deveria ser mantido os servers d odamex e adicionar servers pra zandronum usando gametypes q nã oexistem no odamex, como: 1-flag CTF, TeamLMS(a cfg q eu passei é um exemplo dele), survivor, Domination e Hellstone! Não faz sentido criar um d FFA pra zandro ou substituir o q já existe no Oda!

 

 

Bom, essa minha opinião é só pra manter a ordem nas coisas... Os servers q existem pra odamex deveriam ser mantidos e são mods q a galera d hj em dia(a do zandro) nem dão prioridade pq só gostam d jogar co-op, o q acho "fora d mão" da filosofia do Arena Camper Quake, q busca interação dos players a jogarem entre sí em partidas deathmatch. Jogar co-op é coisa d forever alone, ou coisa d quem não gosta d competir direto com outras pessoas e sim contra a máquina(na linguagem do fliperama, rsrs). Tirar os servers d oda é tirar servers d quem gosta do doom2 tradicional, até os gringos vem jogar aqui.

O odamex já combre os principais gametypes padrão d deathmatch(FFA, TDM, CTF e Duel). Acho q o zandornum deveria ser adicionado como um uma alternativa extra q não existe no oda, como 1-flag CTF, LMS, ou quem sabe um outro d Duel ou CTF, mas com rulesets diferentes(newtextcolors.pk3, por exemplo)etc... E até pra Strife, um joguinho dahora, Hexen, Heretic, pq não? Sei lá, só minha opinião.

 

E há, tô aproveitando q tô sem internet e tô dando um upgrade nas minahs cfgs d quake1, quakworld e q3, kkkkk! Ah, e o achando MUUUITO interessante(novamente) o TeamFortres, creio q eu dê agora uma atenção especial pra ele, já q foi o mod mais popular do q1... :P

 

Até semana q vem!! :(

 

p.s.: fiz um tópico lá na hardmob! :D :D :D > http://www.hardmob.c...ridores-br.html


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#17 arenacamper.ddns.net

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Posted 13 August 2015 - 04:42 PM

Véi, a questão do ODAMEX x ZANDRONUM agora é MEMÓRIA DO SERVER. 

 

Isso graças à cagada da lógica de que, quem usa client de um, não consegue acessar um server feito com o outro.

Se isso não existisse, dava para criar mil servers de DOOM 2 em ODAMEX e todo mundo que usasse qualquer client conseguiria entrar e jogar sem problema. 

No Quake não existe essa cagada. xD

 

Resumindo: não tirei nada do ODAMEX do ar, mas tem que ver o que vai acontecer quando os Zandronum estiverem no ar.

Outro detalhe: realmente não estou vendo tantos acessos aos servidores do ODAMEX. Só bombou nos primeiros dias que foram colocados no ar. 


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#18 nQ.Lejionator

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Posted 02 October 2015 - 12:00 PM

Isso daí é culpa dos flame entre desenvolvedores. Cada port implementa net de um jeito próprio, tudo incompatível entre si. Pior é que ainda hoje tem port novo sendo criado, com a desculpa de ser port fiel ao jogo original.

 

Doom morreu. Os servidores que tem gente ou são coop ou são mods. Os coop são tudo invasion, survival ou variações com mais armas e power ups. Os mods são coisas totalmente nada a ver com doom "Who dun it?", Mortal Kombat, Mario Kart, Zombies, Samsara, Megaman, zdoom wars, etc.

 

Ninguém joga DM, CTF, LMS, TDM ou Duel. Comunidade do zdaemon era tóxica, agora nem jogador tem mais.

 

A do zandronum só é ativa porque tá cheio de modder fazendo mods pesados ou mods sem sentido. Tipo um mapa open world que é apenas um cenário pra andar e bater papo, não tem nada pra fazer lá. Ou os caras põe Mortal Kombat dentro do doom. Ou f-zero dentro do doom. Ou o chillax que precisa de um processador top pra não lagar. Odamex e zdaemon não tem jogador pq ninguém quer jogar doom clássico.

 

A comunidade BR deve se resumir a 10 jogadores no máximo.

 

Se tivesse dedicado de duke 3D eu jogava. Mas o duke 3D não tem dedicado, o engine do duke não suporta servidores dedicados. Doom já larguei.

 

Eu também nunca engoli esse lance aí dos clients serem incompatíveis entre sí, isso aí não tem desculpa. Já foram criados pra serem incompatíveis pq pelo que pesquisei, os desenvolvedores fizeram isso por simples birra que tinham com outras comunidades. Isso só serve pra MATAR o Doom.

 

E vc citou algo que percebi logo... só tem gente jogando COOP e mods esquisitos!! Ninguém mais realmente joga o Doom padrão! A cena competitiva a nível mundial não é mais aquilo que eu imaginei quando comecei a ver arquivos de demos antigos(de extensão ".LMP") de "doom gods"(pro-players de Doom) como Ocelot, Noskill, Anders Johnsen, BadKO, DevastatioN, Xoleras, Sslasher, etc. Duel, FFA, e até mesmo o CTF(o mais popular dos últimos anos) já está bem morto na comunidade.

 

E o povo só tá nessa febre do Zandronum(que nasceu do Skulltag) pq ele é um client que permite muitas modificações do jogo original, tem muito mais recursos gráficos e lê arquivos ".pk3", do que comparado ao Odamex e o velho ZDaemon. Mas mesmo assim o zandronum é um client com muitos bugs. É fato que zandro não possui sistema avançado de maplist pra servers, como no caso do Odamex(que é originário do csDoom). Uma pena. :(

Mas vou dar um jeito de reviver o Doom2, de alguma forma, nem q eu tenha q criar um torneio valendo dinheiro aqui na minha cidade, só pra ver o bicho pegar!

 

E sobre Duke Nukem 3D, baixei ele esses dias, dei umas brincadas e tal, mas tudo offline. É um ótimo jogo, preciso estudar mais sobre ele e vamos ver o que podemos fazer por ele... ;)


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#19 arenacamper.ddns.net

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Posted 23 November 2015 - 11:06 PM

Caras, a configuração do DM do DOOM 2 deve ser igual à do TDM do DOOM 2, correto?


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