WolcamQL - Editor/playback de demos de QL
Criado pelo jogador conhecido como Earth_Quake(Earth como usuário de ESReality)em novembro de 2013, WolfcamQL é um standalone do Quake3 baseado na engine do ioquake3(um cliente executável alternativo moderno pra Q3) que possibilita playback de demos de QL, além de outros recursos como diversos tipos de edição de demos. Isto o torna uma ferramenta muito interessante neste sentido.
Ver demos de suas próprias partidas é COMPROVADAMENTE muito útil e produtivo quando vc quer reconhecer seus próprios erros durante uma partida, pra fins de aprendizado e correção de erros e maus costumes. Então adquira o hábito de gravar suas próprias partidas e use esta ferramenta pra isso, um hábito que nem eu mesmo tinha mas agora estou adorando!
Além do mais, vc poder editar/customizar e até criar vídeos de suas demos, pra fins diversos!! Olhe só um exemplo do que este cara fez só usando o programa:
Download aqui(versão 11.6) >>> https://github.com/b...fcamql/releases
Instalação
Vc pode instalar ele em qualquer lugar, por exemplo: "C:/WolfcamQL11.6"(ou renomeie-o como quiser). Ele possui 2 subpastas principais, o "baseq3" e "wolfcam-ql". O mais importante é o baseq3, pois é onde vc deve colocar TODOS os arquivos PK3(seja mapas e o bin.pk3) do seu QL da Steam que vc copiou.
Sobre a pasta wolfcam-ql, dentro dela há diversas subpastas(camera, demos, gfx, sound, etc...) e arquivos .CFG diversos, além de alguns outros arquivos .PK3 e .DLL.
Note que é dentro da subpasta "demos" que vc deve armazenar todos os demos de QL que vc quer assistir ou editar. Pronto!!! Agora vc pode assistir a qualquer demo de QL sem precisar entrar na Steam e rodar o jogo só pra isso!
Comandos & Cvars úteis
Há alguns comandos que são específicos do WolfcamQL, e que nem existem no QL. Os mais comuns pra vc que só deseja assistir, ou mesmo personalizar pra gravação e colocar no youtube são estes:
cg_drawAttackerScale "0.5" - Ajusta o tamanho do ícone do último inimigo que atacou o jogador do demo.
cg_drawClientItemTimer "1" - Liga os timers dos itens pegos pelo jogador do demo na tela.
cg_drawFollowing "1" - Mostra o nome do jogador que a câmera
cg_drawFPS "0" - Desliga da tela os fps que o programa tá rodando com o demo.
cg_drawSpawns "0" - Mostra os pontos de spawn de qualquer mapa. Muito interessante!
cg_drawSpeed "0" - Desliga da tela os números da velocidade que o jogador do demo.
video avi - Começa a gravação do vídeo do demo que está rodando, funciona similar ao programa que gravação de vídeos de jogo, o FRAPS. Só funciona quando tá rodando um demo, e no meu caso(usando Win 8.1), o WolfcamQL armazena os vídeos numa outra pasta(chamada "wolfcamql") do programa. Neste caminho: C:\Users\neia\AppData\Roaming\wolfcamql\wolcam-ql\videos.
Vc pode colocar outra extensão de vídeo, como MPEG. Não testei outros tipos e nem sei quais mais outros tipos de extensão permitidos para WolfcamQL.
stopvideo - Interrompe a gravação de um vídeo.
Binds padrão
ENTER: Vc ativa a freecam, um recurso bacana, onde vc sai do POV do jogador do demo e voa pelo mapa. Útil pra screenshots específicos, ou tirar fotos do jogador do lado de fora.
BACKSPACE: Liga/desliga o HUD do jogo da tela(cg_draw2D), muito interessante.
Q: Usa o +rollleft, que faz com que a câmera do jogo no modo "freecam" gire pra esquerda(como se vc mostrasse o rosto atrás de uma parede). Recurso genial!
E: Usa o +rolllright, que faz com que a câmera do jogo no modo "freecam" gire pra sua direita.
KP_INS: Ajusta o timescale pra 1(velocidade normal)
KP_END: Deixa o jogo em câmera lenta(timescale 0.4). Bom pra ver lances com mais calma, como "strafe aim" de rails e LG, esquivas, etc.
* PDF do tutorial original:
Link 1: https://www.dropbox....L tutorial.pdf
Link 2: http://quakehub.com/...QL_tutorial.pdf
Links:
WolcamQL - Complete tutorial(ESReality) > http://www.esreality...mplete-tutorial
Tutorial de gravar VODs de QL(Lagserv.net) > http://www.lagserv.n...uake-live-vods/