Um dos mapas mais icônicos, duradouros e populares(ao lado de Dust2, claro) de toda a série de Counter-Strike, mesmo sendo desequilibrado durante muitos anos, o Nuke é como um bom vinho, "quanto mais velho, melhor fica".
Um mapa bem exótico, onde exige estratégias bem específicas, muito conhecimento de uso de granadas, rifles e até shotguns. Por ser um mapa mais "fechado"(com poucos espaços amplos), o uso de armas snipers como AWP nem sempre são uma boa escolha a qualquer situação.
Mas especialmente no CSGO, ele se tornou um mapa bem mais equilibrado(antes era um mapa "muito CT") e dinâmico, e totalmente reformulado! É fundamental conhecer este mapa profundamente, se você é um jogador assíduo de toda a série CS, principalmente no CS 1.6 e CSGO. Enjoy it!
Diferenças do Nuke entre as versões do CS
Nome dos lugares/posições do mapa
Citarei só os locais mais importantes da Nuke, que realmente importam pra se conhecer e estudar. E irei descrevê-las. Estude bem, até porque não são muitos lugares.
1- "Fora"(Outside): Ponto de choque mais óbvio deste mapa e especialmente para a nova Nuke do CSGO, aqui é ponto chave pra ambas as equipes dominar! Os CT que dominarem aqui, forçam os TR a obviamente lutarem pela Rampa ou Miolo.
Mas se os TR dominarem aqui, conquistam a liberdade de ir ao Metrô(especialmente no CSGO, onde há uma entrada para o Metrô direto dentro do Galpão, onde antes nos CS anteriores o Metrô ficava atrás do Galpão) pra atacar o B2, enquanto lutam pela Garragem(Mini) visando plantar na B1 ou descer nos Dutos e atacar B2, além de forçar os CT que estiverem na Rampa a rotacionar(sair da posição) de volta para Fora, ou então ir defender B1 via Miolo(ou mesmo descerem direto para o B2, se o plant ocorreu lá). Guerra de snipers costumam ocorrer aqui, por ser um local aberto.
2- Céu/Cat: Particularmente uma área vital apenas para os CT. Dominando aqui dá muito controle sobre a área do B1(bombsite superior), onde pode-se mirar na Casinha amarela, ver quem vem pelo Metal ou pela Garagem. Os CT daqui passam a se preocupar com a Garagem quando perdem domínio do Fora.
3- Rampa: Outro VITAL ponto de choque do mapa, é onde dá acesso direto ao B2. Os CT chegam bem mais rápido por aqui. Mas é um local onde na maioria das vezes os TR preferem atacar/rushar(principalmente em rounds armados ou forçados, e principalmente no CS 1.6), visto que aqui normalmente não há tantos CT pra defender, pois os outros precisam defender o B1 via Céu e Fora(principalmente no CSGO), mas isto funciona se algum TR fintar bem ataques por outros caminhos(seja Fora, Miolo ou Metal).
4- Miolo: Aqui é obviamente um local vital e ARRISCADO para os TR, visto que se não buscarem informações das posições dos inimigos, podem ser alvejados de vários ângulos diferentes(principalmente "wallbangs", se estiver jogando CS 1.6). Aqui não é local pra se dominar, mas sim ATRAVESSAR rapidamente(permanecer é um erro), pois é um local onde você fica limitado e vulnerável.
Ataques pelo Miolo visam B1(o que exige muito cuidado, granadas e teamplay) pra plantar, ou na maioria das vezes descer pelos Dutos e atacar B2(o que exige um rush com muito "spams", seja tiros pesados ou granadas). Caso um rush(ou ataque normal) falhe por aqui, os TR estarão fracos demais pra tentar atacar um ponto de choque fatal como a Rampa, e não há outras opções melhores do que a Rampa. Então falhar o ataque ao B1 via Miolo ou Metal(indispensável que seja em rounds armados pesados) é praticamente round perdido.
5- Metal: Esta área é um quartinho pequeno que faz parte do Miolo, ao lado da casinha amarela. E é onde fica a famigerada "porta de metal" que só abre por contato físico, por granadas ou objetos dropados nela(CS 1.6) ou destruídas(CSGO).
- Nome das posições dos mapas(Steam Community) > http://steamcommunit...s/?id=420948882
- Map Call-Outs(Tobyscs.com) > http://www.tobyscs.c...e-map-callouts/
- Assessing CSGO's updated Nuke map(pc gamer) > http://www.pcgamer.c...ated-nuke-map/
- Reintroducing Nuke(Counter-Strike.net) > http://www.counter-s...troducing_nuke/
- Nuke on T side, how do you approach the map? > https://www.reddit.c...proach_the_map/
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Estratégias básicas do mapa
- > http://team-dignitas...-Strategy-Guide
Setups
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