Jump to content


Toggle shoutbox

QuakeServers.Net | Q2Servers.com | Zandronum | Arena Camper® | NetQuake Servers

Contador de visitas

@  Sangue : (06 December 2019 - 09:18 PM) Alterar o nome da pasta do mod antigo é que eu não vou fazer se abrir um servidor do wodx.
@  nQ.Lejionator : (06 December 2019 - 06:26 PM) Duro é que os gringos não tiveram esse cuidado em nomear uma pasta diferente de "weapons", então é como Zumbee disse, se vc jogar em um server de WOD antigo, os arquivos se sobrescreverão aos do WODX. E se vc conectar em um server de WODX gringo, ocorrerá mesma coisa. O certo é ter uma pasta backup do WOD antigo, ou então alterar o nome da pasta do mod antigo para outro nome diferente de "weapons". Enfim, são coisas de Q2.
@  BorisOAnimal : (06 December 2019 - 02:32 PM) Se tiver jogo, tô dentro...
@  Sangue : (06 December 2019 - 11:29 AM) NO final de semana subo o de WOD junto com os outros. O Boris já jogou nele uma vez.
@  Sangue : (06 December 2019 - 11:28 AM) Não precisa baixar tudo de novo. É só copiar.
@  ZunBee : (06 December 2019 - 04:10 AM) Tem um cara chamado IceFox ele faz muitos mapas especificos pra WODX. uns ate bem bacanas: http://http.tastyspl...s/maps/?C=M;O=D
@  ZunBee : (06 December 2019 - 04:04 AM) O problema de renomear é que se o cara ja jogou muito de wodx, esta tudo na pasta weapons dele.. Ai ele vai ter q baixar tudo de novo ao conectar neste srv com outro nome de pastaa pasta.
@  Sangue : (05 December 2019 - 10:12 PM) O WOD "antigo", que chamo de verdadeiro WOD, funciona muito bem no R1Q2, eu tenho um servidor que abro às vezes. Se for criar um servidor de WODX, sugiro que renomeie a pasta de instalação para wodx ou ainda weaponsx, para evitar problemas com o WOD original.
@  nQ.Lejionator : (05 December 2019 - 07:15 PM) Só não sei se a antiga versão seja compatível com os servers dedicados de hj, como R1Q2 ou Q2PRO, como ocorreu com o FREEZETAG, lembra?
@  nQ.Lejionator : (05 December 2019 - 07:14 PM) Bom, os gringos adoram esse "novo" wOD, e uns BR aleatórios gostam. A pasta do mod é chamada "weapons", e esse WODX sobrescreve tudo do antigo WOD 8.0. Particularmente, já que todos hj usam a nova versão sobre o antigo, então se um dia vc quiser testar um server com o antigo mod, altere a pasta para "oldwod" ou "weapons80", ou algo assim. Só pra diferenciar o mod novo.
@  BorisOAnimal : (05 December 2019 - 02:37 AM) Caras, baixei esse WODX aí. Vou ver qualéquié nos próximos dias... Mas Q2 no HUEBR só jogam ACTION...
@  nQ.Lejionator : (03 December 2019 - 12:39 PM) WODX deveria ser um mod a parte ao invés de uma atualização do velho WOD 8.0. Já joguei ele um pouco, é bem caótico, hehe.
@  BorisOAnimal : (02 December 2019 - 06:17 PM) De QUAKE eu jogo qualquer coisa... e apavoro geral... basta me chamar...
@  ZunBee : (02 December 2019 - 02:37 PM) Ola vcs nao curtem o Q2 WODX nao (server Whales Eye)??? Mt mt louco!
@  BorisOAnimal : (30 November 2019 - 02:22 PM) #cuidado
@  BorisOAnimal : (30 November 2019 - 02:30 AM) Er... nada contra, mas num sou mui chegado a grupos de uatizápe...
@  Droni : (29 November 2019 - 07:33 PM) galera ta marcando jogos a noite
@  Droni : (29 November 2019 - 07:33 PM) rapaziada, vcs nao querem entrar no ZAP? ta cheio de veteranos de quake lá dentro
@  BorisOAnimal : (29 November 2019 - 02:30 PM) Óia, eu ACHO que não tem CRMOD para QW... lá é KTX.
@  nQ.Lejionator : (29 November 2019 - 02:07 PM) Clan Ring MOD
@  nQ.Lejionator : (29 November 2019 - 02:07 PM) Um mod de server pra CTF não seria o CRMOD? Ele tem suporte pra CTF, além do padrão 1x1 e teamplay.
@  Droni : (26 November 2019 - 12:41 PM) Obrigado meu querido, ja peguei aqui ! abracao
@  BorisOAnimal : (26 November 2019 - 12:27 AM) Já acho o Q2 mais lento que o Q1...
@  BorisOAnimal : (25 November 2019 - 11:18 PM) QUAKE WORLD CTF SERVER: https://www.dropbox....ver.tar.gz?dl=0
@  Droni : (25 November 2019 - 10:20 PM) KKKKK, entao man, eh q convoquei um bando de velhos que estao dispostos a jogar, mas tem uns do Ceará e Bahia q ficam com ping 50+ no NetQuake...pra jogar melhor eh bom eles jogar via QW
@  Quaden : (25 November 2019 - 09:59 PM) Mais dinâmico.
@  Quaden : (25 November 2019 - 09:59 PM) Nunca fiquei muito tempo no quake 1. Prefiro o motor do quake 2, mas dinâmico.
@  BorisOAnimal : (25 November 2019 - 09:22 PM) Cara, tinha no ARENA CAMPER até ONTEM... sério... ATÉ ONTEM! Mas resolvi tirar do ar.
@  Droni : (25 November 2019 - 06:12 PM) Amigos, vcs sabem onde tem um "MOD" de servidor de CTF quakeworld pra baixar?
@  Droni : (24 November 2019 - 04:24 AM) WhatsApp de Quake 1 - https://chat.whatsap...ktog_a8LauCowcw
@  Sangue : (24 November 2019 - 01:49 AM) A versão 7.41 do Yamagi parece agora suportar downloads HTTP. Quem usa Yamagi tem a chance de atualizar e reportar bugs. No Cassiopeia, uploads HTTP estão ativos.
@  Droni : (21 November 2019 - 09:41 PM) https://www.quakeser...=CTFNow/cont=3/
@  BorisOAnimal : (20 November 2019 - 04:13 PM) CARA, ISSO SIM FOI DU CARALHO! Vou divulgar eses servers
@  Droni : (20 November 2019 - 03:35 PM) Servidores de Quake 1 no AR, para informações acessa ai galera: http://quake1.servequake.com
@  Claiton : (18 November 2019 - 05:24 PM) Esse Kingpin Life of Crime parece muito com a trilogia Penumbra.
@  nQ.Lejionator : (18 November 2019 - 01:58 AM) https://www.oldpcgam...-life-of-crime/
@  nQ.Lejionator : (18 November 2019 - 01:58 AM) Joguei uns Q2, teve até uma colega minha chamada Sorise no Cassiopeia Rail. Boris também. Joguei uns FFA no Doom2 e até brinquei no Kingping. Bora criar server de KP, Boris??
@  Claiton : (18 November 2019 - 12:25 AM) Bão até começar a semana novamente.
@  BorisOAnimal : (17 November 2019 - 11:52 PM) Fim de semana bão, hein... teve bastante jogo...
@  Sangue : (17 November 2019 - 06:42 PM) Vou ter que ligar/desligar o modem aqui em casa para pegar outro IP, o atual parece que está em alguma blacklist. Se nesse período não conseguirem acessar o servidor, tentem de novo em 10 minutos.

Photo

Counter-Strike: Global Offensive - Guia/Tutorial


  • Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 18 November 2016 - 04:00 PM

capsule_467x181.jpg

 

EM CONSTRUÇÃO: Farei um guia meio resumido sobre este jogo q está em alta já faz uns 2 anos... e veio pra ficar!!

 

Índice:

- História/Desenvolvimento

- Diferenças entre CSGO com outros CS(1.6 e Source)

- Jogabilidade

- Armas

- Equipamentos

- Movimentações

- Wallbang

- Mapas

- Comandos de jogo(Cvars)

- Dicas para novatos

- Estratégias para teamplay

- Configurações para jogador(CFG)

 

 

1) História/Desenvolvimento

Inicialmente, Global Offensive seria apenas uma versão de Counter-Strike: Source portada para Xbox 360 pela Hidden Path Entertainment. Durante o desenvolvimento do título, entretanto, a Valve viu a oportunidade de tornar uma simples versão portada em um jogo completo visando tanto a comunidade casual quanto a competitiva, utilizando apenas uma versão atualizada da engine Source, não uma outra engine moderna. O desenvolvimento de Global Offensive começou em Março de 2010, porém o jogo foi lançado apenas em agosto de 2012.

 

No começo, o jogo foi duramente criticado tanto por fãs quanto pelos pro-players do CS 1.6 na época, e de fato o jogo não era nem de longe refinado como é hoje. Após uns 2 anos de atualizações diversas, o jogo chegou no seu primor aceitável, trazendo o Counter-Strike devolta a cena competitiva do mundo dos e-Sports. O resto é história!

Curiosidade: CSGO foi lançado exatamente 146 meses(ou seja, 4.444 dias!) após o lançamento do velho Counter-Strike como um mod para Half-Life, em 12 de junho de 1999.

 

2) Diferenças entre CS:GO com os outros CS(1.6 e Source)

w07UiC7.png

(Esquerda=CS 1.6 / Meio=CS:S / Direita=CS:GO)

A diferença entre todas as versões são drásticas. Obviamente há notáveis diferenças entre os jogos, justamente por causa das mudanças de tecnologia de engine, e entre outras coisas. Irei descrever brevemente as principais aqui nesta seção.

 

- Mira e Precisão: É notável que a mira no CSGO tá muito mais suave(e mais fácil), tornando-se mais noob-friendly, mas ao mesmo tempo a precisão da 1ª bala dos tiros está ligeiramente mais imprecisa(aleatória). Por ex.: a 1ª bala da AK no CS 1.6 é SEMPRE 100% PRECISA, mas no CSGO é um pouco "randon"(aleatório), mas não quer dizer que todos os tiros são mais imprecisos do que no CS 1.6!

 

A precisão dos tiros quando vc está AGACHADO também está melhorada no CSGO, já no CS 1.6 isto foi ao contrário(exceto pela M4 sem silenciador, que tinha precisão maior ao atirar agachado). Mas basicamente, os tiros do CSGO(e do CSS) são mais PRECISOS do que no CS 1.6.

 

- 1-tapping HS in CS 1.6 is more rewarding(HLTV.org) > https://www.reddit.c...ours_and_never/

- CS 1.6 vs CSS vs CSGO(HLTV.org) > http://www.hltv.org/...-vs-css-vs-csgo

- AK in long range, more luck than skill?(HLTV.org)  > https://www.reddit.c...uck_than_skill/

 

- Movimentações: Sobre as velocidades de movimentação(unit/speed, ou units per second), no CS:GO seus movimentos usando armas são notavelmente um pouco MAIS LENTOS do que as versões anteriores do jogo. O CS 1.6 é o MAIS RÁPIDO de todos, seguido do CS:Source, que mantém as mesmas velocidades do CS 1.6, mas algumas armas vc anda um pouco mais lento. Do resto, as movimentações normais são iguais pra TODOS os CS(250u/s correndo e 130u/s andando).

 

- HUD(Heads-up Display): Sigla para a visualização de objetos na sua tela de jogo, como saúde(health), crosshir(mira), armas, tela de chat(conversação), radar, etc.

No CS 1.6, vc não consegue ver a quantia de dinheiro dos companheiros de time, então vc precisava dizer aos seus parceiros o tanto de grana que vc tinha pelo chat(say_team), isso é notório quando vc vê demos de jogos de pro-players. Já no CSGO, vc pode ver a grana dos parceiros na tela.

O radar no CS 1.6 era mais simples, ele não mostrava quando alguém morria(seja parceiro ou inimigo), quando vc ou parceiro vê um inimigo, Já a partir do CSS, isto tudo é disponível, além de mostrar também inimigos CT que estejam perto da C4 dropada , desde que vc esteja mirando perto dela. E no CSGO, há muito mais cvars de personalização do radar.

 

- Wallbang: Se no CS 1.6, o wallbang(tiros varados nas paredes, caixas, etc) eram RIDÍCULOS de tão exagerados e irreais, pois você pode varar mais de 2 metros de puro concreto ou rocha, e causar danos aos inimigos, mas a partir do CSS isso é bem amenizado, assim como no CSGO.

No CS 1.6, apenas rifles de assalto(M4, AK, Famas, Galil, etc), M249 PARA, sinper rifles(AWP, Aug, etc) e a pistola Desert Eagle poderiam fazer wallbang. Outras armas, como as SMG e demais pistolas, são incapazes disso. HE Grenade também podem fazer wallbangs.

 

- Armas e Munições: No CSGO há mais 8 armas(houve também algumas substituições, como a shotgun Nova no lugar da M3) e granadas do que nas outras versões anteriores. A começar pelas granadas, onde foram adicionadas 2 tipos diferentes, como as Incendiárias(Molotov para os TR) e as Decoy. Sobre as armas, detalhes mais abaixo na seção "Armas".

Já tanto o CS 1.6 quanto o CSS, ambos possuem a mesma quantidade de armas, mesmas armas e equipamentos.

 

A respeito das munições, no CS 1.6 havia as opções buy primary ammo(armas principais) e buy secondary ammo(pistolas), pois quando vc comprava uma arma ou pistola, elas vinham com só 1 pente d balas. Mas a partir do CSS até o CSGO, qualquer arma que vc compra já vem com 2 pentes, e as opções de compras de munições foram extinguidas do jogo.

 

- Fonte do HLTV > http://www.hltv.org/...-prefer-in-csgo

- What are differences between CS 1.6 and CSS(StackExchange) > http://gaming.stacke...-6-and-cssource

 

3) Mira/Pontaria (Aim)

Encare os fatos, no CS exige-se boa mira acima de tudo. E quanto mais moderno um jogo é, mais refinado este aspecto se torna. Como já explicado anteriormente neste guia, no CSGO a mira tá bem mais evoluída!

No CS não é só mirar no "boneco"(model player) do inimigo e atirar pra ter êxito. Vc tem que mirar mais precisamente pra acertar certos lugares no boneco pra conseguir mais danos, pois há lugares onde causam mais danos que outros. Normalmente tiros no peito causam danos altíssimos, e no estômago ainda mais! Na cabeça(headshots) causam morte instantânea. No braço e pernas causam danos menores.

 

LEIA ESTA SEÇÃO COM MUITA ATENÇÃO, pois sem uma boa mira, vc não irá evoluir no CS. Explicarei aqui os tipos de mira que pra serem compreendidos.

 

- Posicionamento de mira(Crosshair Placement):

111111.jpg

A mira na foto á esquerda, apesar de estar no nível da cabeça, está a toa no meio da varanda. Na foto á direita, ele especificamente posicionou a mira na esquina de um local onde é comum um inimigo sair.

 

Pra começar, aqui é o mais básico de tudo sobre boa mira no CS... vc deve saber posicionar corretamente sua mira na tela, pra ter eficiência com HS(headshots)! Assim como no Quake, Doom e Half-Life, esta técnica no CS significa que vc precisa saber mirar nos locais ideais, por uma questão obvia: quando achar um inimigo, sua mira já vai estar nele! Ou seja, sua mira NUNCA pode ficar a "esmo" pela sua tela. Vc deve sempre andar pelo mapa com a mira NA ALTURA DO PESCOÇO do inimigo!

 

A regra básica, a regra de ouro nº1, é: evitar deixar sua mira abaixada no chão(síndrome do Tom) ou no céu(síndrome do Dick Vigarista). A síndrome do Tom é uma piada sobre jogadores que deixam cair sua mira no chão, sem qualquer razão enquanto anda pelo mapa, como se fosse "o gato Tom, caçando pelo rato Jerry no chão"!

Já a síndrome do Dick Vigarista é a pida sobre jogadores que inexplicavelmente andam mirando no céu, como se fosse o "Dick Vigarista procurando pelo pombo-correio Doodle".

 

- Pre-Aim e Pre-Fire: A regra de ouro nº2 é a técnica do Pre-Aim(Pré-Mira), que é vc MIRAR DE ANTEMÃO nos locais onde é comum um inimigo surgir(ou nos "pontos de conflito"), como uma esquina, passagem escura que leva a outra área, portas, janelas, etc. Nunca mire onde é IMPOSSÍVEL surgir um inimigo, como no meio de uma longa parede, pois se surgir um inimigo numa das quinas desta parede(pode ser de um prédio, etc) e vc terá que recorrer a um "Flick Shot"(pois sua mira tá longe do inimigo), fazendo com que diminua MUITO a chance de atingir o inimigo, além de perder muito tempo.

 

Já o Pre-Fire(Pré-Tiro) significa vc chegar num local já ATIRANDO DE ANTEMÃO nos locais onde é comum um inimigo surgir. Obviamente é a mesma técnica do Pre-Aim, vc se arrisca a atirar antes de entrar num lugar pra tentar reduzir as chances de ser surpreendido(contra-atacado) por um inimigo sorrateiro. É uma técnica MUITO IMPORTANTE!

É a mesma técnica de um GOLEIRO DE FUTEBOL quando pula antes do pênalti ser cobrado, onde ele "advinha" onde o chute irá, baseado nos movimentos do cobrador. Isto é efetivo porque vc não precisa depender só do seu "tempo de reação"(intervalo de tempo gasto entre a geração de um estímulo e uma ação motora) e é mais humanamente realista!

 

Conclusões: Não há realmente razões pra manterem tais hábitos inúteis e prejudiciais ao seu desempenho de jogo. Mantenha sempre a mira centralizada na tela, na cabeça do inimigo(mire no pescoço, pra compensar o recoil), e sempre nos locais adequados do mapa(pre-aim). Você irá se surpreender com a melhora de seus tiros e na quantidade de HS que conseguirá!!

E pratique e estude muito a técnica "Pre-Fire", pois ela é fundamental e não exige reflexos de ninja! ;)

 

4) Modos de atirar(Técnicas)

Além de vc precisar saber mirar corretamente, vc precisa aprender a ATIRAR corretamente, e a conhecer as principais variações técnicas de como atirar nas diversas situações. Se vc quer ser bom neste jogo, precisa primeiramente treinar e estudar sobre estas coisas. Afinal, quem disse jogar CS seria moleza?

 

- Recoil(Coice): Significa o "coice" das armas, o tranco pra trás que elas dão quando disparam por causa da potência dos tiros, o que faz sacudir a tela do jogo e ATRAPALHAR demais sua mira! Quanto mais forte a arma for, maior será seu coice, embora isso não seja uma regra.

O recoil de todas as armas faz com que sua mira SUBA em alguma direção(normalmente reta), dependendo da arma. O padrão normal das recoils é: a mira sobe um pouco, e então ocorre um descontrole total dela pra várias direções.

 

Pra compensar isto, jogadores experientes DESCEM a mira um pouco enquanto atira, fazendo a tal compensação de recoil, e com curtas rajadas pra não perder o controle do spray(ver técnica burst, logo abaixo). A "compensação" é o ato de vc seguir o movimento da recoil exatamente ao contrário(enquanto o recoil faz sua mira subir, vc desce sua mira com o mouse na mesma proporção, resultando assim que sua mira não saia do lugar daonde vc mirou!)

 

Exemplo de padrão de recoil da AK-47:

Ak-47-Spray-Pattern.gif

 

Veja o padrão da recoil de TODAS as armas(CSGO Skills) > http://csgoskills.co...spray-patterns/

Incríveis animações de recoils do fã de CS, twoworldbird > http://twowordbird.c...coil-mechanics/

 

- Spray(Spread): É uma técnica básica do jogo, pra ataques a curta distância com armas de tiro rápido, como SMGs, rifles e LMGs. O ato de fazer "spray"(uma alusão a sprays de desodorante, inseticida, etc) é vc atirar continuamente no inimigo com o "spread"(espalhamento das balas atiradas) das armas, sempre controlando a recoil.

 

- "Burst manual": É a técnica de atirar só algumas balas em cada disparo da arma, sem usar o "modo burst". Aprender a fazer burst manual é MUITO IMPORTANTE, pois vc obviamente melhora a pontaria dos tiros, economiza munição e evita muito recoil. Vc clica no mouse de forma rápida e breve, só pra atirar uns 2 a 4, ou até 7 a 10 balas por disparo(burst), dependo da arma.

Ou seja, com uma AK-47, por exemplo, vc clica 3 vezes com o botão esquerdo do seu mouse pra dar um rápido burst de 3 tiros!! Mas vc precisa RESPEITAR O INTERVALO de cada disparo, pois se vc clicar muito rápido(clique encima do outro clique), vc sofrerá com o recoil padrão da arma do mesmo jeito e seus tiros se tornarão sprays!

 

Flick shots: É a habilidade de atirar rápido pra qualquer lugar usando só seus reflexos. muitos frags incríveis nascem desta forma de atirar, mas no fundo são mais "tiros de sorte" do que técnicos. Mas eles tem situações adequadas pra serem usados, como quando vc é pego de surpresa e reage na base do instinto, e é uma forma legítima de se defender. Então não é vergonha usar flicks pra se defender, é uma questão de suar todos seus recursos possíveis pra sobreviver(ou ao menos levar um inimigo pra morrer junto), afinal "quem não arrisca, não petisca".

 

- "1-Tap" shot: É uma outra técnica eficiente, que é a de vc clicar em toda bala que vc atirar! Isso aumenta drasticamente a precisão de seus tiros, pois eles não são sprays. Usar esta técnica com rifles pesados, como AK ou M4, é como se vc tornasse seus rifles verdadeiras "snipers". Pra aprender isto, exige-se treino e experiência.

 

- How fisrt shot accuracy has changed(Reddit) > https://www.reddit.c...ed_through_all/

 

4) Sistema de dinheiro

É a principal característica da mecânica do jogo da série Counter-Strike, e VITAL pra quem joga competitivamente!!! Todo jogador começa com um valor específico de dinheiro no banco(o padrão é $800 dólares, mas é configurável pelo servidor), e que vão ganhando(e gastando) conforme o andamento da partida, com o limite máximo que um jogador pode juntar é até $16000. Seu objetivo no jogo é ganhar o máximo de grana possível, economizar nas horas ideais e gastar só o que for necessário(isso que é lição de administração financeira, kkkk).

 

No CS você ganha dinheiro pra derrotar seus inimigos, mesmo perdendo um round. O dinheiro é o seu REAL PODER OFENSIVO, pois é daqui que você pode comprar coisas(se você curte jogos de luta, como Street Fighter, o dinheiro do CS é como a "barra de ataque especial", hahaha). Ou se você é um jogador de QuakeLive(ou Q3, ou qualquer quake), a importância de calcular a grana no CS é de igual importância como fazer estratégias de TIMING(conometrar) dos itens!

O dinheiro que você ganha não é só pra você, mas em benefício da sua equipe toda. Ou seja, se você tiver grana o bastante, pode comprar armas para seu amigo.

 

E em cada ato específico permitido no jogo, você recebe uma quantia pré-determinada de dinheiro, como:

- Matar um inimigo(de um modo geral): $300

- Matar inimigo com SMG(exceto P90): $600

- Matar inimigo com AWP: $100

- Matar inimigo com a pistola CZ75-auto: $100

- Matar inimigo com shotguns: $900

- Matar inimigo com faca: $1500

- Matar amigo: -$3300

- Matar todos os inimigos: $3250

- Plantar/Defusar bomba(para o jogador responsável): $300

- Explodir/Defusar bomba(para o time todo): $3500

- Perder um round: $1400(para o time todo)

- Perder rounds contínuos: $500(sobre o bônus de cada round perdido, até o limite de $3400)

 

- Bônus de derrota: Toda vez que você perder um pistol round, cada integrante do seu time erá ganhar $1400 no round seguinte(fora bônus de algum kill, etc). E a cada round perdido, acrescenta-se um bônus de $500 encima destes $1400 das derrotas, até o limite de $3400(cada round perdido após atingir os $3400, não haverá mais bônus). Este ciclo pode ser quebrado quando seu time vence um round(desejável), ou vence e torna a perder logo após(indesejável, este fenômeno é o "reset econômico").

 

- Reset Econômino: Caso sua equipe esteja perdendo vários rounds até alcançar o limite dele($3400), e então vocês ganham um round e logo após perdem denovo, aí ocorre o "reset econômico"(Money Reset), pois aí vocês voltar a ter só $1400 de grana no banco, resultando a serem obrigados a fazer um round eco!

Então é SEMPRE HORRÍVEL perder um round logo após vencer um, depois de perder vários rounds seguidos. Há times que estrategicamente "deixam" o inimigo vencer um round, só pra vencê-los imediatamente no round seguinte e causar neles o reset.

 

- Round Forçado/RoundArmado: O "forçado" é você comprar mesmo com pouca grana no banco(visando SMG ao invés de rifles, armaduras sem capacete, etc), mas deve ser decidido sabiamente pra não cometer o erro de fazer um forçado e então terminar fazendo um eco inútil(com menos de $1900) no próximo round.

 

Já o "round armado" é o ato de "comprar pesado"(veja logo abaixo), pois você tem muita grana e ainda terá no próximo round! Este é o objetivo principal da estratégia de grana.

 

- Round eco: É o round econômico(por isso o "eco"), onde um time joga sem gastar nada, pra juntar mais grana pra usar no próximo round. Não se espera vencer neste tipo de tática, o objetivo mesmo é juntar grana pra não ter que ficar 2 rounds seguidos fazendo eco(o que seria terrível).

 

"Estratégias de round eco"

Há estratégias específicas para o time que está perdendo fazer round eco em momentos adequados. Por exemplo: Fazer eco em rounds que você ganha $1400 é INVIÁVEL, pois corre-se o sério risco de perder no próximo round, que ganhará $1900(1400+500 pela derrota seguida) de bônus. Pois dos $1400 que já tinha+$1900 que ganhou fazendo eco, terá no total $3300 e isso é um armado fraco. Ou seja, no final das contas você acabou fazendo um eco inutilmente, pois juntou pouca grana e provavelmente perderá outro round, por não poder lutar em pé de igualdade.

 

Mas se você forçar neste mesmo round de $1400 e perder, no próximo round terá $1900(1400+500). E é neste round que é VIÁVEL fazer eco, pois mesmo se você perder(o que já é provável), no próximo round ganhará $2400, e com mais os $1900 que já tinha, resultará em gordos $4300 no próximo round, o que já dá pra comprar muita coisa boa e fazer um belo round armado!!! Isso sim é um eco que VALEU A PENA!

 

E mesmo que percam neste armado, ainda terão $2400 no próximo(aí sim pode fazer eco, pois tem mais de $1900, né), e se perderem denovo, terão $3400. E se neste round gastarem $1300(ou seja, não fazer eco mas um light buy), e ainda guardarem 1600, no próximo terão $5000 e fazer um ótimo armado(Ex.: rifle AK+Armadura e capacete+1 HE+2 Flash+1 Smoke= respectivamente 2700+1000+300+200+200+300(total $4700); se vc tiver $5350, dá pra comprar uma Desert que é $650). Isso tudo "SE" perderem o armado e não fizerem eco após, usando de esperteza. Por isso que eco só é viável a partir dos $1900, pois com menos é um esforço em vão, esta é a regra de ouro.

 

Lembrem-se, um round forçado é uma chance real de vitória, o eco é praticamente chance nenhuma. Então porque usar de passividade quando você tem condições de ser efetivamente agressivo?

 

- Compra leve(Light Buy): É uma estratégia de "forçar" um pouco o round(não é extamanente um round forçado, mas quase) após perder o último, pra não ficar completamente indefeso e ser dizimado pelos inimigos e visar alguma chance de contra-ataque. Compras assim deveriam girar em torno de $3000 a até $4000, o suficiente pra comprar uma armadura, uma arma barata(SMG ou rifle, por exemplo) e algumas granadas.

 

- Compra pesada(Full Buy): Mesma estratégia da compra deve, mas obviamente visando gastar muita grana numa única compra, pra pode lutar com FORÇA TOTAL. Precisa-se ter algo entre $4700 a $5350. Isto lhe permite jogar com TUDO o que precisar, do jeito que você quiser, como se dar ao luxo de smokar um ponto de choque e atacar/defender com armas pesadas e armadura completa, por exemplo.

 

Ás vezes você pode não ter tanta grana assim, então poderia optar por economizar com rifles(comprar uma Famas ao invés da M4, ou Galil ao invés da AK), e obter um Defuse Kit(se for CT, e custa $200), ou economizar em não comprar um Helmet(capacete), mas só o Kevlar(armadura, $650) pra ajudar na "intera" de uma AWP($4750) contra TR armados(1 tiro de AK dá HS mesmo com capacete, então nunca é aconselhável um CT gastar grana com isso). Tudo depende do que você irá fazer no round. 

 

Citando as palavras de Pink Freud do CS, CS não é jogo que você deve guardar armas poderosas pra enfrentar o "chefão final", pois todo inimigo  de sua equipe é o "chefão", e devem ser eliminados com força total! Então NÃO ECONOMIZE quando você se decidr lutar pra vencer o round(exceto se no próximo round você ao menos ganhe $3400 de bônus, claro). CS é como "Poker All-in"(apostar tudo) em cada round!  B)

 

- Money(Counter-Strike.Wikia) > http://counterstrike....com/wiki/Money

- Economia no CSGO > http://pt.allreadable.com/f86aKciX

- CSGO: Money System(reddit) > https://www.reddit.c...o_money_system/

- Money System explained(Site oficial da Na'Vi) > http://read.navi-gam..._csgo_explained

- Money System Visualized(Site oficial da Fnatic) > http://www.fnatic.com/content/95534

- Economic strategies in CSGO(Site do Team Dignitas) > http://team-dignitas...ategies-in-csgo

- Advance buying strategies(Steam Community) > https://steamcommuni...s/?id=409739700

 

5) Armas (Weapons)

orig_8a8db5d1f60b2ab6e2723af979e41d6a.jp

São as ferramentas básicas pra jogabilidade do CS. Diferente de jogos FPS tradicionais, como na série Quake, Doom e Unreal, as armas são divididas em CATEGORIAS, baseadas em seus atributos individuais.

No CS:GO, foram adicionadas 8 armas novas ao arsenal em relação aos CS anteriores, além de 12 armas que entraram no lugar de outras, e 1 arma foi cortada sem nenhuma substituta(a MP5).

 

São 4 categorias diferentes de armas: Primárias, Secundárias, Facas e Granadas.

 

- Armas primárias: Com toda a certeza, são as PRINCIPAIS ARMAS do jogo, é a classe da armas de grande calibre. É a única categoria de armas onde existem "subcategorias", que na verdade são os tipos de armas primárias, e cada tipo de arma é adequada a situações específicas(seja em combate, ou em estratégias de jogo)

 

Classes de armas primárias:

Shotguns: MX1014, Mag-7, Nova e Sawed-off

Submachine guns(SMG): P90, UMP-45, Mac-10, MP7, MP9 e PP-Bizon

Rifles: AK-47, AUG, Famas, M4A4, M4A1-S, SG 553 e Galil AR

Snipers: AWP, G3, SSG-08 e Scar-20

Machineguns(LMG): Negev e M249

 

[ Shotguns ]:

Ideais só em combates a curta/média distâncias e em locais fechados(sem muito espaço pra movimentações), pois tem bom spread(espalhamento de balas). Por ser fácil de usar e em causar danos, novatos normalmente logo se identificam com estes tipos de armas. Mas é preciso mirar direito(na cabeça), pois contra inimigos equipados com coletes a prova de balas as espingardas são bem pouco eficazes.

 

MX1014 (CT/TR): Ela tem um fire rate("taxa de fogo", rapidez nos disparos) maior do que as outras espingardas, mas ela é mais fraca(e no CS:GO é bem mais fraca do que nos outros CS) e também mais cara($2.000). Mire sempre na cabeça e de perto, senão ela é simplesmente inútil, principalmente contra oponentes equipados com Kevlar.

Sua grande qualidade mesmo é a alta taxa de fogo, pios normalmente nas competições de alto nível a maioria prefere a Mag-7.

- Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...erstrike/XM1014

 

Mag-7 (CT): Um misto de submetralhadora com shotgun, ela é útil em locais fechados. Muito efetiva a curta/média distância, quando mirado na cabeça. De perto, mata com 1 tiro no corpo, e seu reload é muito rápido!! O lendário pro-player sueco GeT_RiGhT popularizou ela com sua boa performance.

- Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...terstrike/MAG-7

 

Nova (CT/TR): É quase uma versão mais forte da xM1014, mas com taxa de fogo menor e mais barata. Ela é realmente a substituta da velha M3 dos CS anteriores.

- Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...e/Nova_(Weapon)

 

Sawed-off (TR): É a shotgun "chumbo grosso" do jogo. Tem horrível precisão(totalmente inútil de longe), taxa e fogo lenta, pouca munição e recoil alto. Com tantas desvantagens, a única coisa boa que compensa nela é seu disparo letal, pois mata qualquer um de perto(mesmo com coletes e capacete).

- Wiki Team Liquidid > http://wiki.teamliqu...trike/Sawed-Off

 

[ Submachineguns ]:

Conhecidas simplesmente como "SMG", são rifles menores, mais leves e mais baratos financeiramente. Obviamente são mais fracos e nunca devem ser usados pra bater de frente com os verdadeiros rifles de assalto ou outras armas mais pesadas. Outra característica marcante das SMG são a alta taxa de tiros em relação a maioria dos rifles.

Foram consequentemente melhoradas a partir do CSS e CSGO, tornando-se mais úteis(principalmente a UMP e P90).

 

P90 (CT/TR): Motivo de choradeiras nos PUG("Pick-up Games", partidas públicas) da vida, muitos dizem que a P90(chamada de "arma de noob" ou "P-nojenta") é OP("overpowered", muito poderosa), talvez por ela ter baixo recoil e taxa de fogo muito rápida. Ela pode ser boa de perto mas tem muitas desvantagens, é FRACA DEMAIS, muito cara pra uma SMG, e pouco precisa a longa distância(praticamente inútil). Nem com 2 tiros na Helmet ela mata. Na real, é só uma arma mediana com muitas balas e baixo recoil.

- Preço: $2.350 / Kill award: $300 / Munição: 50 por pente(até 100).

- Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...unterstrike/P90

 

UMP-45 (CT/TR): Possivelmente uma das mais poderosas SMG do jogo(considerado a "AK" das SMG, suas balas são fortes mesmo contra inimigos de Kevlar), e uma das mais baratas, mas sofre com alguns conflitos de características interessantes. Junto com a P90, possui um dos recoils mais fáceis de aprender a controlar, além de perder pouca precisão mesmo quando estiver em movimento! Tais vantagens faz da UMP-45 rival até contra AK-47. Considerada OP até mesmo pelos pro-players, devido a tantas vantagens pra uma arma tão barata.

Mas ela tem uma grande desvantagem, que é a fraqueza a longas distâncias. Também tem pouca bala no pente e taxa de fogo lenta. Mas mesmo assim, pelo seu baixo preço e poder de fogo, ela é muito viável no segundo round ou round forçado(mais viável do que a Galil e Famas), por jogadores que buscam lutas corpo-a-corpo. Muito comum vê-las em ação nas partidas de profissionais.

- Preço: $1.200 / Kill award: $600 / Munição: 25 por pente(até 100).

Wiki Team Liquid http://wiki.teamliqu...erstrike/UMP-45

 

Mac-10 (TR):

 

- Preço: $1.050 / Kill award: $600 / Munição: 30 por pente(até 100).

Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...erstrike/MAC-10

 

MP7 (CT/TR): O maior motivo do ch

 

- Preço: $1.700 / Kill award: $600 / Munição: 30 por pente(até 120).

Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...unterstrike/MP7

 

MP9 (CT): O maior motivo do ch

 

- Preço: $1.250 / Kill award: $600 / Munição: 30 por pente(até 120).

Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...unterstrike/MP9

 

PP-Bizon (CT/TR): O maior motivo do ch

 

- Preço: $1.400 / Kill award: $600 / Munição: 24 por pente(até 120).

Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...strike/PP-Bizon

 

[ Rifles ]:

É aqui que a brincadeira fica interessante! São as principais armas do jogo, e os rifles são o objetivo de compra de qualquer equipe, pois são mais poderosas e versáteis em vários sentidos!

Há bons rifles a disposição pra vc e agora no CSGO estão mais equilibrados, não existe só AK-47, M4 e AWP, como era no CS 1.6! Entretanto os demais rifles são ideais em situações específicas e estratégicas.

 

AK-47 (TR): A principal arma dos terroristas, e é a arma mais poderosa do JOGO TODO, em qualquer distância! Sua desvantagem é sua imprecisão após os 2 primeiros tiros, seu grande recoil e um tanto lenta na taxa de tiros pra um rifle(e barulhenta, principalmente nos outros jogos da série). Sua rival do jogo e arma similar, é a M4A1 dos CT.

No CSGO, ela sofreu 11,6% de queda na sua velocidade, tornando-a uma arma mais pesada(vc corria com ela empunhada 221u/s, agora é 215u/s), e é idêntica ao CS Source e CS 1.6 nos pontos de danos, mas no CS 1.6 causa 1 ponto a menos no estômago.

Pra quem quer ser bom neste jogo, é OBRIGATÓRIA dominá-la pois é a arma principal do jogo, junto com a M4A1 e a AWP. Aprenda a controlar sua recoil, e a fazer ataques "bursts" pra não gastar balas e torná-la imprecisa, além de usá-la como se fosse uma sniper, dando 1 tiro por vez(ela SEMPRE dá kill de HS, mesmo contra inimigos com capacete). PRATIQUE!!!

- Danos(sem kevlar/com kevlar): Head 143/111 / Chest&Arm 35/27 / Abdomen&Pelvis 44/34 / Legs 26/26

- Preço: $2.700 / Kill award: $300 / Munição: 30 por pente(até 90).

Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...terstrike/AK-47

Wiki Counter-Strike Wikia > http://counterstrike....com/wiki/AK-47

 

M4A1 (CT): Está para os contra-terroristas, o que a AK-47 está para os TR. É a principal arma dos CT, versátil e poderosa, mas tem mais desvantagens do que a arma principal dos terroristas. 

As vantagens sobre a AK-47 é que a M4 tem menor recoil e spread, tornando-a mais precisa. Mas ela é um pouco mais fraca(não dá kill de HS contra capacetes), além de bem mais caras.

- Danos(sem kevlar/com kevlar): Head 132/92 / Chest&Arm 32/23 / Abdomen&Pelvis 41/28 / Legs 24/24

- Preço: $3.100 / Kill award: $300 / Munição: 30 por pente(até 90).

Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...nterstrike/M4A4

Wiki Counter-Strike Wikia(M4) > http://counterstrike...a.com/wiki/M4A4

Wiki Counter-Strike Wikia(M4-S) > http://counterstrike...com/wiki/M4A1-S

 

FAMAS (CT): Equivalente a Gali AR dos TR, ou seja, um rifle menos poderoso e mais barato do que as AK-47 e M4. Possui vantagens como um modo burst com 3 tiros precisos, e mais balas e mais capacidade no pente, além de ter um recoil mais fácil de controlar de perto. Causa danos um pouco menores do que a M4, precisando de uns 5 ou 6 tiros no corpo pra matar alguém, sendo menos poderosa que uma UMP-45 ou uma pistola FN5-7.

Mas ela é fraca de longe(nem em modo "burst" ajuda muito, mas de perto é ótimo), causa menos de 80 de dano com HS e é inútil contra AWP de longe e arriscado usar contra AKs. Por isso, elas são mais requeridas após ganhar um pistol, ou em rounds forçados, que é quando não é possível comprar uma M4, Kevlar e granadas.

- Preço: $2.250 / Kill award: $300 / Munição: 25 por pente(até 90).

Wiki Team Liquid > http://wiki.teamliqu...terstrike/FAMAS

 

- Armas secundárias: São as pistolas, conhecidas como sidearms. Vc já nasce com uma delas(USP-S para os CT, e Glock-18 para os TR), como arma padrão, pois no CS vc NUNCA começa desarmado de armas de fogo. No total, existem 9 pistolas diferentes que vc pode comprar.

Mas a principal nova característica das pistolas no CS:GO, diferente dos outros CS, é que vc se movimenta um pouco MAIS LENTO quando tá empunhando-as(240u/s, e 230 com a Eagle).

 

Desert Eagle

R8 Revolver

CZ75-auto

FN57

Dual Beretta

Tec-9

glock-18

p250

P2000

 

- Facas: Armas brancas, de curto alcance. São as facas do jogo! Vc também já nasce com uma, é a única classe de armas que vc não precisa comprar para ter.

 

- Granadas:

maxresdefault.jpg

 

As granadas são um fator MUITO IMPORTANTE da jogabilidade na série Counter-Strike, e elas são um "fator chave" muito mais valioso e complexo no CSGO do que foram nas versões anteriores da série.

 

Há 2 formas de lançar granadas: longe e perto. Pra lançá-las longe, use o botão esquerdo do mouse normalmente. Pra soltá-las perto de seus pés, use o botão direito do mouse. Vc pode mesclar um alcance intermediária("meio longe") ente os 2 métodos, tacando-as usando os 2 botões do mouse ao mesmo tempo. E estrategicamente, há uma INFINIDADE de formas de usar granadas, sendo uma qualidade fundamental para jogadores com função de Support, por exemplo!

 

No CSGO foram adicionados mais 3 tipos de granadas(Decoy, Incendiary e Molotov). As outras tradicionais sofreram pequenas alterações, mas basicamente são as mesmas de sempre. Assim como no caso das pistolas, no CSGO(diferente dos outros CS), vc se movimenta um pouco MAIS LENTO quando tá empunhando uma granada(245u/s).

 

Smoke: sfhdsj

 

HE grenade: A granada mais comum em qualquer jogo de FPS. A granada explosiva é simples, vc puxa o pino dela e atira nos inimigos pra explodí-los. É poderosa o suficiente pra matar qualquer um sem coletes(Kevlar) se cair perto dos pés dela, além de causar danos em mais pessoas por perto. Elas são ligeiramente mais poderosas do que as HE do CS 1.6, mas mais fracas do que as do CS:S.

Se vc atirar ela diretamente no corpo de um inimigo correndo, vc irá desacelera-lo momentaneamente. Estrategicamente, são uma boa pedida em pistol rounds, 2 delas atiradas juntas matam facilmente 2 ou 3 inimigos e vencer facilmente finalizando-os com tiros de pistolas. 

 

Flashbang: É uma das granadas mais baratas do jogo, junto com a Decoy. Ela cega totalmente(vc vê tudo branco) quem a vê-la explodindo, sejas os inimigos, seus parceiros ou vc próprio, então deve-ser usada com muito cuidado!

Deve-se usá-las com maestria, pois usadas de forma desleixada, seus inimigos a evitam facilmente. Pra prevenir isto vc precisa atirá-las de forma com que ela exploda diretamente na visão dos inimigos, dando a eles nenhuma chance de reação e pegá-los de surpresa. Esta forma de atirar flashbangs se chama "pop flash". 

 

Decoy: É a granada mais barata do jogo, e também a menos usada. Ela apenas reproduz o som de um tiroteio da arma primária que vc tá usando, e aparece no radar inimigo como sinal de troca de tiros. Ela não aparece no radar inimigo mesmo sem a linha de visão, tornando-a inútil como os inimigos logo percebem que se trata de uma "granada fake". Estrategicamente, as pessoas a usam quando não tem uma flashbang, ou quando querem rushar, o inimigo pensa que é uma flash(pelo formato e formas de quicar no chão semelhantes) e viram as costas, aí as pessoas se aproveitam dessa brecha pra matá-los.

 

Granadas incendiárias: Elas são a grande novidade nesta versão da série Counter-Strike(foram cortadas no antigo CS). Elas espalham um grande fogaréu quando explodem no chão, com o intuito de matar queimado os inimigos, ou então atrasá-los ou interceptá-los. As chamas dela podem ser dissipadas por granadas de fumaça. Muito usada pra brecar rushes inimigos, ou jogar em locais de bomb plant(seja pra atrasar um plant ou defuse).

- Incendiary(CT): Ela é mais rápida pra lançar e menor, possibilitando atravessar pequenas frestas.

- Molotov(TR): É mas barata que a incendiária dos CT e causam mais danos. Mas sua desvantagem é que devido a seu formato grande(é uma garrafa), é impossível jogá-la através de certas brechas. E elas levam um certo tempo pra serem lançadas(vc taca fogo no pano enfiado na boca da garrafa e só então taca ela).

 

Links úteis:

- Ultimate Guide for Grenades(Steam community) > https://steamcommuni...s/?id=330996866

- The Utiliy of Grenades(Na'Vi) > http://read.navi-gam...f_grenades_csgo

- 10 grenades throws you must know(PC Gamer) > http://www.pcgamer.c...de-guide-video/

- How to use your utility grenades(PC Gamer) > http://www.pcgamer.c...-grenade-guide/

- Grenades(Counter-Strike Wikia) > http://counterstrike...om/wiki/Grenade

 

Equipamentos:

eaaaa9o.jpg

Aqui também há novidades, como os 2 novos itens Recue Kit e Zeus x27. Equipamentos são coisas essenciais pra obter vantagens durante o combate, e devem ser usados de forma estratégica.

 

Kevlar+Helmet:

Kevlar:

Defusal Kit:

Rescue Kit:

C4 bomb: 250u/s

Zeus x27: 240u/s

 

6) Movimentação

csgo-troll.jpg

CS não é um jogo com movimentações loucas, irreais, como em jogos FPS de ficção científica, como Quake, Unreal ou Overwatch. Vc tem uma certa limitação nos movimentos, pois o jogo tem o papel de ser "realista", embora há movimentações como bunny jumps fantasiosos, hahaha.

Saber se movimentar é algo básico e INDISPENSÁVEL, assim como saber mirar com o mouse, senão vc nunca vai deixar de ser um newbie neste jogo. Mas o domíno da movimentação no CS não depende tanto de "skill"(habilidade), como em outros jogos FPS já citados, mas sim de uma questão de estratégia!!

 

Vou explicar os 5 tipos básicos de movimentações a se dominar no CS, logo abaixo: counter-strafing

 

- Atirar parado e "BRECAR PRA ATIRAR": Antes, é preciso vc saber um fato: vc sempre PERDE PRECISÃO dos seus tiros quando vc se move!! Seja andando(walk), correndo, pulando ou aterrisando após cair(ou seja, no momento da aterrisagem), nenhuma bala que vc atirar irá no alvo corretamente enquanto vc faz qualquer deste movimentos. Dito isto, pela lógica, no CS vc precisa estar PARADO enquanto atira, pra obter precisão. Mas isto obviamente tem um ponto fraco: vc se torna PRESA FÁCIL estando imóvel! Ou seja, se vc anda e atira, vc erra. Se vc fica parado e atira, vc acerta(e pode ser acertado). Como resolver este dilema???

 

Todo jogador experiente sabe desta técnica, que é a de "brecar"(counter-strafing), que é o ato de "andar, PARAR, atirar, e andar denovo!". Vc breca seus movimentos a qualquer instante(pra ficar imóvel) e então atira. E depois se move denovo pra se reposicionar e dificultar a vida dos inimigos em lhe acertar. Após o disparo(s), vc anda pra se safar, então breca seu movimento e atira denovo.

É uma técnica similar ao usar a Railgun no QuakeLive(só que neste jogo vc não perde a precisão "in-game" quando vc se move), onde vc "se move pra fazer o inimigo errar, o inimigo atira, então vc pára(ou não) e atira enquanto o inimigo tá se movimentando e recarregando o próximo tiro de rail".(Agora vá jogar QuakeLive, hehehe!)

 

Conclusões:

Vc não perde acurácia quando faz o "breque"(counter-strafe) porque o "ato de brecar" significa que vc PAROU DE SE MOVER, consequentemente vc volta a ter acurácia. Idem no caso de vc estar "CAINDO"(falling), pois vc tá parado no ar sem poder se mover(porque vc tá caindo, raios!!), resultando também em precisão total! ;)

 

- Atirar agachado:

É um assunto polêmico(para os novatos), mas a cosia é simples. O fato é que se vc atirar agachado MELHORA um pouco seu recoil, pois diminui a escala padrão do recoil das armas(isto não ocorria no CS 1.6), em relação a atirar em pé e incentiva vc a disparar mais balas(mas só um pouco, pois lembre-se que é difícil controlar uma recoil longa). Mas por outro lado há a grande desvantagem de se atirar agachado... ela AUMENTA A IMPRECISÃO dos seus tiros! Isto era mais acentuado no CS 1.6, e isto é um fato.

 

Mas "agachar-se"(normalmente tecla CTRL) tem um ponto fraco: vc fica um ALVO FÁCIL por se mover lentamente, mas há outros inconvenientes também. Quando um inimigo experiente te vê e tenta lhe alvejar, ele irá abaixar a mira por instinto(pra controlar recoil) e atirar. Então a probabilidade dele lhe atingir com HS(headshot) com um spray é até MAIS ALTA do que se vc estivesse em pé, pois normalmente é mais fácil o cara lhe acertar o corpo do que sua cabeça. E como sua cabeça já está na altura do corpo, seu inimigo não precisará se esforçar muito pra conseguir um HS. Mas ás vezes, em combates a curta distância(ás vezes não), vc pode agachar pra surpreender o inimigo, aí sim pode ajudar um pouco!

 

E outra coisa, por questões de raciocínio rápido e tempo de reação, é bem mais fácil pra vc FICAR EM PÉ e atirar(usando a técnica "brecar e atirar"), pois são só 3 ações: brecar, atirar e dominar recoil!

Já atirar agachado envolve 4 ações: brecar, ABAIXAR, atirar e controlar recoil(ou abaixar, "caranguejar", atirar e controlar recoil). Ou seja, vc terá de usar o dedo mindinho, anelares e indicadores(CTRL+A+D+MOUSE1). Algo como "alto risco e alta ganho".

 

Então, no final das contas, atirar agachado só é útil em ocasiões específicas já citadas! O mais EFICIENTE MESMO é fazer o "feijão com arroz", o simples e eficaz, que é ATIRAR EM PÉ e mover-se lateralmente("strafeando").

 

- Atirando de "carangueijo": É uma técnica avançada sobre atirar agachado(os brasileiros do time da SK Gaming são conhecidos por isto, principalmente o ex-parceiro de equipe Ricardo "Boltz" Prass). "Carangueijar" é vc andar lateralmente(strafe) enquanto tá agachado e atirando! Esta técnica é boa porque vc não fica simplesmente imóvel na frente do inimigo, e também vc NÃO PERDE PRECISÃO enquanto se move. Mas não use demasiadamente, pois é facilmente percebido pelos inimigos e eles podem se aproveitar disso(como mirar pra baixo e buscar HS em vc).

 

- Avançar diagonalmente: Como todos sabem, a velocidade padrão quando vc CORRE, com o comando "cl_run 1", no CS(seja qual tipo for) é de 250u/s(units/speed), e com o comando +walk(cl_run 0) é 130u/s.

Mas correr diagonalmente usando ao mesmo tempo as teclas de andar pra frente(W) e strafe(A ou D) pra conseguir alguma velocidade(tipo, o strafe running do Quakelive), vc até consegue algo mais do que 250, mas é insiginificante e inútil(vc não passa dos 253), e nunca é inteligente correr negligentemente num jogo tático e lento como CS.

Na verdade, a real vantagem de andar diagonalmente no CS é pra te tornar um alvo em movimento, consequentemente MAIS DIFÍCIL de ser atingido. Andar em linha reta pra frente só te faz tornar um alvo tão fácil quanto as galinhas dos mapas do jogo!! :P

 

- Avançar posições "strafando pixel-a-pixel": zxxxca

 

- Expondo-se só pra 1 inimigo: sfdsgs

 

7) Wallbang/Bullet Penetration & Tagging

mqdefault.jpg

O termo Bullet Penetration(penetração de bala), ou comumente conhecido como wallbanging(ou "tiro varado", como nós brasileiros chamamos isso), é a ação de quando uma bala de uma arma acerta uma parede ou qualquer objeto, ATRAVESSA, e continua a voando.

 

Nem todas as armas penetram objetos, e nem todos os objetos podem ser penetrados. Caso uma bala atravesse um objeto, ela perde força e causa menos danos se atingir um jogador logo após. Cada arma tem um nível diferente de penetração de bala, que vai de 0-300. Quanto mais poderosa for a arma, mais profundidade ela atravessará, e armas com 300 de penetração podem atravessar até 4 superfícies. Mas também depende muito do tipo de superfície dos objetos, como caixas de madeira são mais fáceis de penetrar, e concretos, tijolos serem mais difíceis, e metais sólidos mais difíceis ainda. Vc pode verificar as informações extras das balas quando penetram in-game, com o comando "sv_showimpact_penetration 1"(offline). No CSGO há ícones que representam frags por wallbang, tanto para armas como para HE Grenades.

 

Estrategicamente, wallbang não é um fator muito decisivo no CSGO pois isto foi MUITO ATENUADO em relação ao CS 1.6, para dar mais realismo ao ambiente do jogo, embora tenha sua importância. A técnica utilizada nos wallbangs eram sprays relativamente longos, pra surpreender os inimigos(sob o risco de ficar com pouca munição). Mas basicamente wallbangs servem pra causar danos antecipadamente aos inimigos e enfraquecê-los antes de encará-los num combate franco, principalmente contra inimigos em rounds armados.

Usar wallbang também é ideal contra inimigos que já estão campando em locais vantajosos em mapas específicos esperando que você venha pra onde eles desejam. Isto era particularmente útil em mapas muito desequilibrados em relação a um lado da equipe como Nuke(era muito CT, no CS 1.6), onde os CT podiam se posicionar muito antecipadamente em relação aos TR.

 

- How does bullet penetration work(Steam community) > http://steamcommunit...an&id=275573090

- What is Tagging and how does it work(Steam community) > http://steamcommunit...s/?id=412879303

- Bullet Penetration(Counter-Strike Wikia) > http://counterstrike...let_Penetration

- Wallbangs in CSGO(Reddit) > https://www.reddit.c...lbangs_in_csgo/

- Nuke reworked and redesigned(Reddit) > https://www.reddit.c..._reworked_also/

- Long post about wallbanging(Reddit) > https://www.reddit.c..._improve_it_by/

- CSGO Wallbanging, coming or not?(Steam Community) > http://forums.steamp...d.php?t=3169660

 

8) Mapas oficias

csgo-official-de-mirage-map-3.jpg

(Imagem do mapa Mirage)

 

No CS, os mapas criados são só pra determinados tipos de modos de jogo(gametype). Ou seja, um mapa de Bomb defusal nunca pode ser jogado no gametype Hostage rescue, e vice-versa.

 

Bomb defusal: Aztec, Cache, Cobblestone, Dust, Dust2, Inferno, Mirage, Nuke, Overpass, Train e Vertigo

Hostage: Assault, Italy, Militia e Office

Arsenal - Arms Race: Baggage, Lake, Monastery, Safehouse, Shoots e St.Marc

Arsenal - Demolition: Bank, Shortdust, Shorttrain, Sugarcane, e todos os mapas do "Armas Race".

 

-vertigo não é um bom mapa competitivo, é tipo, um cbble, onde vc pode chegar ao local de respawn dos inimigo em menos de 10s.

-cbble é cheio de ângulos, onde facilmente vc pode levar tiros pelas costas de vários locais, o que acaba com que as partidas na grande maioria acaba sempre por frags, e não por plantar c4. o mapa é muito aberto, grande, e tem muitos pontos defensivos pelo lado do CT(melhor lado). Os TR tem muito mais pontos pra checar.

-season foi cortado do jogo. era muito CT, e  vc podia ouvir passos do a para b site

 

Estratégias:

- holandes > http://gamerzden.ueu...se_tactics.html

 

- Nome dos lugares dos mapas BR(Steam Community) > http://steamcommunit...s/?id=420948882

- Nome dos lugares dos mapas em Inglês(Steam Community> https://steamcommuni...s/?id=157442340

- Nome dos lugares dos mapas em 3D Inglês(Steam Community> https://steamcommuni...s/?id=161818043

- Colocar nome dos lugares dos mapas no radar(Steam Community) > https://steamcommuni...s/?id=546798406

- Map Call-outs(Spindle Gaming) > http://www.spindlega...o-map-callouts/

 

8) Configurações: Yhgsdfa

 

(by bida - pra q tem net boa)

- cl_cmdratio 128

- cl_interp 0

- cl_interp_ratio 1

- cl_updateratio 128

- rate 786432

 

csgo prerelease update > https://www.reddit.c...update/d7v82yh/

mat_queue_mode > http://www.captionfi...8a730a91005f29c

 

Launch: Significa opções de "arranque", de lançador do jogo no seu desktop

 

- freq, refresh e refreshrate: São diferentes nomes pra um mesmo único comando. Frequência do seu monitor(Hz). Use com cuidado pra não ultrapassar o limite natural do seu monitor, sob pena de danificá-lo!!

- high: Usa o jogo como prioridade no seu CPU, com o objetivo de melhor desempenho. Não recomendado usar pra quem joga com Anti-Cheat na Gamers Clube, sob pena de usar o AC também em prioridade e atrapalhar o jogo.

- nod3d9ex1: Faz a ação do ALT+TAB mais rápido.

- nofbo: Retira as tarjas pretas laterais da tela do seu monitor, resultado de configurações de resolução.

- nojoy: Remove suporte a joystick, talvez salvando mais recursos para o jogo.

- novid: Pula os vídeos de introdução do jogo.

- noforcemaccelnoforcemparmsnoforcemspd: Comandos obsoletos, da época do CS 1.6. Ao invés disso, use na sua cfg estes m_rawinput 1 e m_customaccel 0(pode causar input lag pra algumas pessoas, então faça seus testes).

- tickrate 128: Quando vc for criar um jogo offline contra bots, ou server público(ou não), o jogo rodará com 128 de tickrate ao invés do sempre padrão 64. 

 

- CSGO Launch options(Steam Community) > https://steamcommuni...se&id=379782151

- Tutorial completo de Binds(Steam community) > https://steamcommuni...s/?id=238736562

- CS:Source Net Setup(Steam community) > http://forums.steamp...d.php?t=1329844

- Táticas e Dicas no Counter-Strike(SiteCS.net) > http://www.sitecs.ne...ais/taticas.htm

 

- m_mousespeed 1 or 0?(HLTV.org> http://www.hltv.org/...usespeed-1-or-0

- Mouse Optmization Guide(Gamebanana> http://gamebanana.com/tuts/5135

- The Complete Weapon Guide to CSS(Gamebanana) > http://gamebanana.com/tuts/6193

 

Demos:

 

Principais competições:

 

Games Academy:

 

Glossário:

http://xlg.uol.com.b...-glossario#rmcl

 

Dinoswarleaf

 

- Como melhorar o desempenho do CSGO > https://steamcommuni...s/?id=501903204

- Dicas e Truques sem smokes(reddit) > https://www.reddit.c...icks_no_smokes/

- Terminologia(reddit) > https://www.reddit.c...erminology_101/

-Why Players In 3rd Person Look Fishy In CS:GO + Situational Peeker's Advantage

- http://www.hawkongam...O-Dicas-Básicas

- https://steamcommuni...s/?id=428873467

- sprays > http://rebrn.com/re/...ddresse-216575/

https://www.reddit.c...p_roles_please/

- lurker guide > http://www.pcgamer.c...o-lurker-guide/

- dust2 > http://clutchround.c...stery-de_dust2/

 

// End


I AM THE DESTROYER! :angry:


#2 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 27 February 2017 - 10:53 PM

Este guia já ta mais da metade concluído, mas ainda faltam coisas. Meu objetivo é introduzir(ui!) os novatos de uma forma mais rápida ao mundo do Counter-Strike(este q é, ao lado da série Quake, o MELHOR jogo FPS e mais popular do mundo!), o q na real é o objetivo de qualquer guiazinho meu q criei neste forum. E eu aprendo muito mais com isso! :)

 

@videos

 

Video mostrando na prática a diferença entre o desempenho(precisão) dos tiros da AK e M4, no CS 1.6 e CSGO!

 

Outro video da própria ESEA(liga de e-sports) mostrando desempenho da 1ª bala entre as versões do CS!


I AM THE DESTROYER! :angry:


#3 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 27 February 2017 - 11:24 PM

FalleN, o mito do CS ncional e mundial, ensinando dicas de movimentação, mira e controle de recoil. Muito bom!! :D

 

FalleN comentando sua visão de jogo numa partida, no mapa Dust2.


I AM THE DESTROYER! :angry:


#4 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 27 February 2017 - 11:32 PM

Outro video de FalleN sobre posicionamentos e strafes, e dicas com a AWP(a partir dos 8:10)!

 

Rápida dica sobre movimentação do jogador G-5!


I AM THE DESTROYER! :angry:


#5 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 27 February 2017 - 11:38 PM

Muito bom este video com BCZZ falando sobre mapas do workshop da Steam, q são para práticas de strafe jumps! xD

 

Pink Freud falando sobre posicionamento de mira!


I AM THE DESTROYER! :angry:


#6 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 27 February 2017 - 11:44 PM

Pink Freud falando sobre Strafes no CSGO! EXCELENTE VÍDEO, VEJA ISSO!

 

E ele aqui falando sobre binds fundamentais pra vc ter na sua CFG pra jogar melhor!


I AM THE DESTROYER! :angry:


#7 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 27 February 2017 - 11:49 PM

Pink Freud ensinando a criar CFG autoexecs!

 

 E ele aqui falando das granadas Smokes e Flashbangs!


I AM THE DESTROYER! :angry:


#8 nQ.Lejionator

nQ.Lejionator

    Advanced Member

  • Administrators
  • 645 posts
  • LocationLençóis Paulista

Posted 28 February 2017 - 08:46 PM

 

 


I AM THE DESTROYER! :angry:





0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users